
Último suspiro de Luxemburgo comandando o Atlético foi nesta quinta-feira, no Engenhão
Gilmar Laignier - Superesportes
Publicação:23/09/2010 23:57
O projeto não foi concluído. Vanderlei Luxemburgo, que chegou ao Atlético no início do ano prometendo títulos de expressão e levar o Galo à Copa Libertadores, saiu nove meses depois com apenas uma conquista estadual e o modesto aproveitamento de 49% em 53 jogos à frente da equipe.
Os números, na verdade, refletem um regular primeiro semestre e um desastroso segundo. No Campeonato Brasileiro, o treinador deixou o Galo na 18ª colocação, na zona de rebaixamento. O clube passou 16 das 24 rodadas no Z-4, é a equipe que mais perdeu e também a de pior defesa. O aproveitamento na competição é de apenas 29%.
No primeiro semestre, o Atlético foi campeão mineiro e caiu na Copa do Brasil somente nas quartas de final, para o Santos, que acabou conquistando o título nacional. Embora tenha conquistado bons números antes do Brasileirão, eles foram angariados às custas de vitórias sobre times da Série B para baixo.
Na Copa do Brasil, o Galo passou pelo Juventus do Acre (disputou a Série D em 2009), Chapecoense (Série C), Sport (Série B) e parou no Santos. No Campeonato Mineiro, o time de Luxemburgo eliminou o América (Série B) nas quartas de final, o Democrata (sequer disputa a Série D) nas semifinais e foi campeão batendo o Ipatinga (Série B). Quando enfrentou o Cruzeiro, porém, na fase de classificação, perdeu por 3 a 1.
Números de Luxemburgo no Atlético:
53 jogos
22 vitórias
12 empates
19 derrotas
49% de aproveitamento
91 gols marcados
73 gols sofridos
No Campeonato Brasileiro:
24 jogos
6 vitórias
3 empates
15 derrotas
29% de aproveitamento
29 gols marcados
45 gols sofridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário