sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Folga durante a Copa favorece novas lesões Publicada em 8/10/2010 às 8:57

Especialistas explicam aumento do risco de problemas após o Mundial. CBF promete novo calendário até 2014
Segundo especialistas, a folga dada aos jogadores durante parte do Mundial da África do Sul também contribuiu para o aumento de lesões. A interrupção do Brasileirão, após o dia 6 de junho, quebrou a sequência de trabalho dos atletas, que tiveram de passar por uma curta pré-temporada para recuperarem a forma.
– Tem momentos em que não se pode perder o condicionamento. Nesses dias de folga, ele perde o condicionamento que tinha até então – afirma Júlio Stancatti, médico do Corinthians.
Ronaldo Torres lembra ainda que, após o retorno do Brasileiro, no fim de agosto, os clubes tiveram quatro partidas em cerca de dez dias. Segundo ele, a sequência não era ideal, já que os jogadores ainda recuperavam o condicionamento.
– Além de não estarem na forma ideal, os jogadores fizeram, de cara, jogos a cada três dias, o que complicou ainda mais a situação – afirma o preparador físico.
Vai mudar?
Se depender do discurso da CBF, organizadora do Brasileirão, o problema não se repetirá no próximo Mundial. Em agosto de 2009, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, prometeu adequar o calendário do futebol nacional ao do europeu. Desta forma, a temporada terminaria antes da Copa e não teria de ser interrompida.Na ocasião, Teixeira disse que, por sua vontade, mudaria o calendário já em 2010, justamente por conta do Mundial da África. No entanto, acordos comerciais já assinados para o próximo ano impediriam a alteração imediata. Desde então, no entanto, o assunto não foi mais tratado publicamente.

Nenhum comentário: