sábado, 9 de outubro de 2010

Muito ainda a fazer

Publicação:09/10/2010 07:00

Alvinegros sabem que neste momento nada melhor que vencer o Inter amanhã e chegar ao terceiro triunfo seguido
Paulo Galvão
As boas vitórias sobre Atlético-GO e Corinthians, ambas de virada, deram novo ânimo ao Atlético, que já vislumbra até deixar a zona de rebaixamento, na qual se encontra há 19 rodadas consecutivas, o que equivale a metade do Campeonato Brasileiro. Para que isso ocorra, precisa vencer o Internacional, amanhã, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e torcer para que o Avaí não vença o Flamengo, em Florianópolis, ou o Vitória perca do Goiás, em Goiânia, também amanhã, mas às 16h. Se ocorrerem as três coisas, o Galo pulará da 17ª para a 15ª posição na classificação. Por outro lado, se for derrotado na capital gaúcha, pode cair para a 18ª colocação, caso o Atlético-GO vença o Corinthians, às 16h de amanhã, no Pacaembu.
Os últimos bons resultados foram realmente importantes. Afinal, os alvinegros passaram as seis rodadas anteriores àquela em que bateu o Timão sem chance de sair da área da degola, tendo amargado sequência de cinco jogos sem vitória no período. Isso ocorreu também na 14ª e na 21ª rodadas, quando, mesmo vencendo e contando com combinação de resultados, a equipe não conseguiria sair da zona de rebaixamento.
Os jogadores do Galo só pensam em aproveitar a oportunidade que se oferece e deixar a zona de rebaixamento para não mais voltar. Mesmo que os outros resultados não ajudem, eles sabem da importância de vencer o Inter, somando pontos para evitar a queda.
“Ainda temos muito que fazer neste campeonato. Serão 30 pontos em disputa e isso é bastante coisa. Temos adversários muito complicados pela frente e, se não mantivermos a pegada e a concentração, não adianta de nada esses bons jogos que fizemos. Precisamos, e muito, continuar com os pés no chão e deixar a empolgação para a torcida, que é o motor desse time. Quando entramos em sintonia, a motivação vai lá no alto e passamos a ter mais confiança no nosso potencial”, afirmou o zagueiro Werley.
Ele está especialmente motivado para a partida de amanhã, pois, quarta-feira, marcou o primeiro gol como profissional, ajudando na virada sobre o Corinthians. O defensor, que subiu para a equipe principal no início do ano passado, já disputou 97 jogos com a camisa alvinegra. Neste ano, é o segundo jogador que mais defendeu o Galo, marcando presença em 47 das 58 partidas disputadas, atrás apenas do armador Ricardinho, que esteve presente em duas oportunidades a mais.
JULGAMENTO Essa diferença vai cair para apenas um jogo amanhã, pois Ricardinho, com contusão muscular, é um dos desfalques do alvinegro em Porto Alegre – o atacante Diego Tardelli, o lateral-esquerdo Leandro e os volantes Edison Méndez, Fabiano e Rafael Jataí também estão se recuperando de contusões. Já os zagueiros Réver e Jairo Campos estão servindo às seleções do Brasil e Equador, respectivamente, e também não jogam, enquanto o lateral-esquerdo Fernandinho cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Timão, mesmo estando no banco de reservas.Para completar, o armador Diego Souza foi suspenso por duas partidas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na goleada por 5 a 1 para o Fluminense, em 23 de setembro, no Engenhão. A pena pode ser considerada até branda, pois ele poderia pegar até 12 jogos de suspensão, o que o impediria de jogar no restante do Brasileiro. Como cumpriu suspensão automática contra o Grêmio, poderá voltar diante do Avaí, em 17 de outubro.
Também julgado por ter levado o cartão vermelho na mesma partida, o volante Alê foi apenas advertido. Assim, está à disposição do técnico Dorival Júnior para pegar o Inter.
Quem também deve jogar é o atacante Daniel Carvalho, recuperado de contusão no joelho esquerdo, podendo ter como companheiro Obina, Ricardo Bueno ou Neto Berola. Sem Diego Souza e Ricardinho, crescem as chances de Renan Oliveira começar jogando no meio, ao lado de Zé Luís, Alê e Serginho. Na defesa, devem ser mantidos Diego Macedo, Lima, Werley e Eron.
INQUÉRITO
O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte e do Procon Municipal, instaurou, ontem, inquérito civil para apurar possíveis irregularidades ocorridas no jogo entre Atlético e Corinthians, quarta-feira, em Sete Lagoas. A questão principal é quanto ao número de ingressos destinados à torcida do Timão, pois o clube pediu 500 bilhetes e comunicou que 10 ônibus transportariam seus torcedores, quando na verdade recebeu cerca de 200 e apenas dois foram a Sete Lagoas. O Atlético afirma estar tranquilo, pois tomou todas as medidas cabíveis, inclusive com a anuência das autoridades. (PG)

Nenhum comentário: