sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Base cumpre o que manda a legislação

Redação Superesportes - Estado de Minas

Publicação:08/10/2010 07:00

O Atlético já vem cumprindo todos os pontos da lei da aprendizagem na contratação de atletas para divisões inferiores. Quem garante é o gerente técnico das categorias de base do clube, André Figueiredo, questionado sobre a sentença da 11ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, dada em função de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho.
O ponto mais polêmico se refere à proibição de que menores de 14 anos treinem não só no alvinegro, mas em qualquer outro clube de Minas Gerais. Com isso, ficam inviabilizadas as categorias mirim e pré-mirim, por exemplo. Segundo o diretor alvinegro, o Galo só tem atletas nessas categorias em suas escolinhas.
Para os maiores de 14 anos, todas as exigências vêm sendo cumpridas, como oferecimento de acompanhamento psicológico para os atletas. Em julho, já havia sido firmado acordo segundo o qual o clube se comprometeu a não cobrar por teste de seleção; realizá-lo somente quando o adolescente apresentar autorização prévia e datada firmada pelos pais ou responsáveis legais; e só admitir o adolescente mediante comprovação de matrícula e frequência escolar. Além disso, está obrigado a firmar contrato de aprendizagem com os adolescentes, bem como pagar bolsa no valor do salário mínimo, observada a proporcionalidade das horas em que ele fica à disposição do clube, entre outros pontos.
ADULTEREÇÃO O armador Vágner, da categoria infantil adulterou a idade e foi dispensado do clube. O garoto portava certidão de nascimento emitida no Espírito Santo, em 1996, mas, na verdade, nasceu no interior do Rio, em 1991.

Nenhum comentário: