sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Confiança resgatada

Vitórias seguidas sobre Atlético-GO e Corinthians, de virada, além de fazer o alvinegro subir do 19º para o 17º lugar, dão forças para time continuar na luta contra o descenso

Redação Superesportes - Estado de Minas

Publicação:08/10/2010 07:00

O Atlético vai aos poucos melhorando a situação no Campeonato Brasileiro. Mesmo ainda na zona de rebaixamento, o empate com o Ceará e as vitórias sobre Atlético-GO e Corinthians, ambas de virada, não só fizeram a equipe subir da 19ª para a 17ª colocação na classificação, como deram novo ânimo aos jogadores, que começam a recuperar a confiança, abalada pelos fracassos sucessivos na competição.
A subida de produção ocorre depois que o técnico Dorival Júnior substituiu o demitido Vanderlei Luxemburgo. Em quatro jogos no comando do Galo, ele conquistou os resultados citados e foi derrotado por 2 a 1 para o Grêmio, logo na estreia. O aproveitamento é de 58,33%, pouco abaixo do obtido pelo líder, Fluminense, – 61,9% –, e mais que o dobro daquela encontrada quando assumiu a equipe, que era de apenas 28%.
Se mantiver o bom desempenho, crescem as chances de o alvinegro permanecer na Primeira Divisão. Afinal, tomando-se por base o último Brasileiro, precisaria somar mais 18 pontos em 10 jogos, o que corresponde a aproveitamento de 60%, bem próximo do que vem conseguindo sob a batuta de Dorival.
Mostrando humildade, o treinador faz questão de dividir os méritos com o grupo e até com o antecessor. “Você chega e faz tudo o que está ao seu alcance, mostrando vídeo, tentando passar confiança. Fazemos igual a todo mundo. Os jogadores é que estão aplicados. Essa mudança é muito mais pela participação de todos eles, não em razão da chegada do treinador, porque tenho certeza de que o Vanderlei tentou fazer o melhor. Talvez, eu esteja chegando num momento adequado”, afirmou Dorival, que conseguiu fazer o alvinegro vencer dois jogos seguidos pela primeira vez na competição.
Apesar de já colher frutos do trabalho, ele sabe que a situação ainda é delicada. Por isso, quer manter a mobilização, até porque domingo já terá outro adversário difícil pela frente, o Internacional, em Porto Alegre. “Os últimos resultados foram bons, mas não nos satisfazem. É muito pouco para o que precisamos. Estamos contentes pelo que alcançamos, mas conscientes de que precisamos de mais. A exigência da competição é muito grande”, declarou.
Problemas e solução Para o jogo com o Colorado, o treinador continua sem poder contar com o atacante Diego Tardelli e com os volantes Edison Méndez, Fabiano e Rafael Jataí, todos contundidos, e com os zagueiros Réver e Jairo Campos, servindo às seleções do Brasil e do Equador, respectivamente. Além disso, perdeu também o armador Ricardinho, que sofreu estiramento no músculo adutor da coxa esquerda ainda no primeiro tempo do jogo com o Corinthians.
Para completar, o armador Diego Souza e o volante Alê serão julgados hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por terem sido expulsos na goleada por 5 a 1 para o Fluminense. Diego Souza foi denunciado em dois artigos: 254 (praticar jogada violenta) e 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto), que prevê como pena as suspensões de uma a seis partidas e quatro a seis partidas, mais a multa de R$ 100 a R$ 100 mil, respectivamente. Quanto a Alê, o lance foi caracterizado como prática de ato desleal, artigo 250 do CBJD, já que o jogador foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, após calçar o adversário.
No entanto, o atacante Daniel Carvalho, recuperado de lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo, foi relacionado. Ele não participou das duas últimas partidas e sua volta é considerada muito importante, principalmente pelos outros desfalques.

Nenhum comentário: