quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Principal fonte de Dorival, Rogério Micale é o mentor dos 'salvadores' 06/10/2010 10h05


Renan Ribeiro ganhou a confiança da torcida do
Galo, desesperada para fugir (Foto: Reprodução)

Rogerio Micale aponta os valores do Galo a Dorival
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
Técnico da base acumula funções e avalizou nomes como Renan Ribeiro e Fillipe Souto para o chefe, que caça na garotada a reação contra a degola

Por André Casado
Rio de Janeroi
A diretoria do Atlético-MG e Dorival Júnior agiram com rapidez e se acertaram em poucas horas de diálogo, há dez dias. O treinador, então, chegou a Belo Horizonte, foi apresentado e, sem perder tempo, procurou o responsável pelo time de juniores do Galo. Para a sorte dele, Rogério Micale, um velho conhecido, tinha as respostas para os pedidos. Na manhã seguinte, já reunidos, definiram quais jogadores seriam aproveitados imediatamente para tentar "salvar" o clube da queda.
Até aqui, o trabalho tem dado um princípio de resultado. São dois jogos sem perder, ambos fora de casa. E a garotada, a quem Dorival precisou recorrer, dá conta do recado. Renan Ribeiro (20 anos) se firmou como titular no gol; Eron (18 anos), suspenso, não esteve no último jogo, mas pode suprir a ausência de Leandro; além deles, Fillipe Souto (19) já foi testado na vaga do medalhão Ricardinho e até improvisado. E outros, que já estavam integrados ao elenco, são titulares, caso de Werley (22). Sem falar em Renan Oliveira (20), que voltou de empréstimo e mostrou personalidade diante do Atlético-GO.
Orgulhoso, Micale lembra que o passado depos a favor e a confiança tem marcado a relação promissora com a equipe de novo comandante atleticano.
- Trabalhei no Figueirense um pouco após a saída do Dorival. Algumas histórias em comum e boas informações também ajudaram nessa aproximação rápida. Sem desconfiar, ele aceitou minhas sugestões, até porque eu já tinha atletas quase prontos na base, como provam as atuações do Renan (Ribeiro, camisa 1). À medida que Dorival for precisando, estou pronto para ajudá-lo. A vontade deles pode ser um diferencial - alertou Micale.
Não é preciso ressaltar a vocação de Dorival Júnior para orientar a garotada. No Vasco, encarou uma reformulação na Série B. No Santos, não hesitou em lançar, no mesmo time, Ganso, Neymar, André, entre outros, nomeados de Meninos da Vila. Agora, ao observar que Fábio Costa, Diego Souza, Daniel Carvalho e Cia. sofreram para se adaptar e não exibiram potencial, não temeu apostar em quem tem anos de estrada com a camisa alvinegra, apesar da pouca idade.
- Tenho muitos amigos em Belo Horizonte e busco acompanhar tudo. A interação é importante para que minha equipe chegue preparada. E estou aberto aos detalhes que o Rogério (Micale, técnico) e o André (Figueiredo, coordenador da base) têm a passar. Gosto de abrir espaço para a garotada, principalmente quando as opções precisam ser testadas - confirmou Dorival, que relacionou o jovem meia Wendell para pegar o Corinthians, nesta quarta, em Sete Lagoas, e antes havia reunido com o grupo o atacante Jheimy, ex-juvenil do Moto Clube-MA.
Rogério Micale não se considera um escudeiro de Dorival, apenas uma fonte. E, na verdade, sua trajetória no Campeonato Brasileiro sub-23 pelo Galo foi "prejudicada". Fato que não o perturba. Títulos não faltam a ele, que foi campeão da Taça BH com o clube e, em 2008, da Copa São Paulo de juniores, pelo Figueirense, o que chamou a atenção da atual equipe.
- Ele levou a garotada e me desfalcou (risos). Mas o trabalho serve para isso, é focado na revelação de jogadores. É um momento decisivo para o Atlético. Já passei confiança para os jovens que têm subido, e lembrei que eles estão acostumados com pressão, torcida e até imprensa no caso de alguns. Não há porque temer. No fim do ano, o resultado virá.
Além dos antigos parceiros, o auxiliar Ivan Izzo e o preparador físico Celso Rezende, a comissão de Dorival foi acrescida do filho, Lucas, que realizava trabalho no Figueira. A ponte diária entre as categorias é uma das atribuições do pupilo. A divisão de tarefas até alivia Micale, muito requisitado ultimamente. Além do sub-23 do Galo, o treinador paranaense, de 41 anos, comanda o Democrata de Sete Lagoas na Série B mineira e o Galo sub-20 em fase final do Estadual.

Nenhum comentário: