sábado, 14 de maio de 2011

Renan Ribeiro: a muralha invencível do Atlético-MG


Renan Ribeiro (Crédito: Bruno Cantini)
Com o camisa 30 dentro de campo, o Alvinegro não sabe o que é perder para o arquirrival desde a edição passada do Brasileiro
Felipe Ribeiro
Thiago Fernandes
Publicada em 12/05/2011 às 06:13
Belo Horizonte (MG)
Com ele em campo, a retaguarda atleticana pode ficar tranquila, principalmente, quando se trata de um clássico diante do Cruzeiro. Renan Ribeiro não sabe o que é perder para a Raposa desde que estreou pelo elenco profissional. No domingo, na Arena do Jacaré, ele é a aposta do Galo para segurar o forte ataque cruzeirense e ajudar seu time a conquistar o bicampeonato Mineiro.
A primeira vez que o goleiro jogou diante do time celeste foi em outubro da temporada passada. Naquela ocasião, apesar de ter sofrido três gols, o camisa 30 operou verdadeiros milagres e impossibilitou que o arquirrival do Galo vencesse o duelo. As outras duas vezes foram nesta edição do Estadual e, em ambas, o arqueiro realizou belíssimas defesas e ajudou o Alvinegro a alcançar vitórias.
No entanto, Renan faz questão de dividir a responsabilidade das vitórias obtidas com os seus companheiros de equipe. O jogador acredita que os resultados positivos só aconteceram devido à dedicação do elenco alvinegro.
– Eu joguei três clássicos e, graças a Deus, consegui três vitórias, mas esses resultados só aconteceram com a dedicação do grupo, o foco do nosso time, que ficou ligado do início ao fim, porque ajudaram na marcação desde o setor ofensivo até a frente da zaga – declarou Renan Ribeiro ao LANCE!NET.
Apesar de ter um excelente retrospecto nos duelos frente ao Cruzeiro, o arqueiro acredita que esse histórico não influenciará na grande decisão. Para o camisa 30, a final do Mineiro será decidida em pequenos detalhes:
– Esse retrospecto não conta em nada para a final. Clássico é clássico e esse jogo será resolvido nos mínimos detalhes. A equipe que estiver mais concentrada em campo e entrar mais ligada, conseguirá a vitória.
Enfrentando o melhor ataque
Renan Ribeiro terá de enfrentar o melhor ataque do Campeonato Mineiro na final do próximo domingo. Entretanto, isso não preocupa o goleiro atleticano, que acredita que atenção e foco são capazes de parar a fortíssima linha de frente do Cruzeiro.
– Nós temos ótimos defensores ali atrás. Então, acredito que o segredo é entrar ligado do início ao fim da partida para conquistarmos uma vitória. Não tem segredo para parar o ataque deles, o ideal é que tenhamos atenção e bastante concentração no jogo para ganharmos o título do Campeonato Mineiro – analisou Renan Ribeiro.
Renan é intocável no time de Dorival Júnior
Apenas um jogador do Atlético atuou em todas as partidas da atual temporada como titular da equipe. O goleiro Renan Ribeiro é o único que esteve presente nos 18 jogos alvinegros no ano.
Renan considera a sequência, que teve como titular, muito importante e acredita que lhe dá mais confiança e tranquilidade para exercer seu trabalho. Além disso, ele demonstra felicidade pelo seu atual momento
– Eu acho muito importante esta sequência de jogos entre os titulares, porque dá mais confiança para o atleta, pelo menos é o que acontece comigo. Além disso, eu fico muito feliz com essa oportunidade, com a confiança que o professor Dorival Júnior tem demonstrado em meu futebol. Então, sou muito grato a ele, quero continuar meu trabalho, tentar evoluir cada vez mais para poder ajudar o Atlético.
Entretanto, o camisa 30 não se considerá intocável. Para Renan Ribeiro, o elenco atleticano é muito forte e, por isso, tem muita concorrência por uma vaga no time.
– Não me considero intocável na equipe do Atlético e acredito que não tenha ninguém assim no elenco hoje. Acredito que o grupo é super forte, tem uma enorme concorrência por uma vaga e temos de provar, cada dia mais, que podemos jogar entre os titulares – afirmou.
BATE-BOLA exclusivo com Renan Ribeiro
LANCE!NET: Qual a sua expectativa para esta decisão?
Renan Ribeiro: As expectativas são as melhores possíveis, porque conseguimos um bom resultado no fim de semana e tiramos a vantagem deles do empate. Mas sabemos que não tem nada decidido ainda e da importância dessa partida. Para mim, é um sonho que está se realizando, porque quando estamos na base, queremos chegar ao profissional, jogar uma final e, se Deus quiser, conseguir ser campeão. Então, durante essa semana, eu quero trabalhar forte para chegar bem ao jogo e conquistar esse título.
LANCE!NET: Se depender de seu retrospecto contra o Cruzeiro, está tudo decidido, não é?
Renan Ribeiro: Eu joguei três clássicos e, graças a Deus, consegui três vitórias, mas esses resultados só aconteceram com a dedicação do grupo, o foco do nosso time, que ficou ligado do início ao fim, porque ajudaram na marcação desde o setor ofensivo até a frente da zaga
LANCE!NET: Se apega ao seu retrospecto para conquistar um título?
Renan Ribeiro: Esse retrospecto não conta em nada para a final. Clássico é clássico e esse jogo será resolvido nos mínimos detalhes. A equipe que estiver mais concentrada em campo e entrar mais ligada, conseguirá a vitória.
LANCE!NET: Você é o único jogador que atuou em todos os jogos do Galo. Como enxerga isso?
Renan Ribeiro: Eu acho muito importante esta sequência de jogos entre os titulares, porque dá mais confiança para o atleta, pelo menos é o que acontece comigo. Além disso, eu fico muito feliz com essa oportunidade, com a confiança que o professor Dorival Júnior tem demonstrado em meu futebol. Então, sou muito grato a ele, quero continuar meu trabalho, tentar evoluir cada vez mais para poder ajudar o Atlético.
LANCE!NET: Considera-se intocável na equipe de Dorival Júnior?
Renan Ribeiro: Não me considero intocável na equipe do Atlético e acredito que não tenha ninguém assim no elenco hoje. Acredito que o grupo é super forte, tem uma enorme concorrência por uma vaga e temos de provar, cada dia mais, que podemos jogar entre os titulares da equipe.
LANCE!NET: A defesa começou mal nesta temporada e, agora, vive ótima fase. Como aconteceu essa evolução?
Renan Ribeiro: A defesa melhorou com o entrosamento. No começo de temporada, é bastante difícil, mesmo que tenhamos jogado juntos no final da temporada passada, quando começa o ano temos que encaixar o entrosamento novamente. Além disso, o comportamento de todos os companheiros podem refletir lá atrás. Então, acho que, agora, na final do Campeonato Mineiro, a concentração, a união estão maiores e tudo isso favorece a melhora da defesa, fazendo com que nosso time não tome tantos gols e conquiste bons resultados.
LANCE!NET: Quanto ao clássico com torcida única, isso faz alguma diferença?
Renan Ribeiro: A torcida do Atlético faz a diferença quando está no estádio, mas sabemos que, embora não estejam no estádio, estarão ao nosso lado. Ao sabermos que o confronto terá apenas torcedores do Cruzeiro, nós aumentamos a concentração, precisamos entrar ligados no jogo para conseguir um bom resultado.
LANCE!NET: Como fazer para parar o forte ataque do Cruzeiro, que tem o reforço de Thiago Ribeiro?
Renan Ribeiro: Nós temos ótimos defensores ali atrás. Então, acredito que o segredo é entrar ligado do início ao fim da partida para conquistarmos uma vitória. Não tem segredo para parar o ataque deles, o ideal é que tenhamos atenção e bastante concentração no jogo para ganharmos o título do Campeonato Mineiro.
COM A PALAVRA: João Leite
Sem dúvidas, o Renan Ribeiro pode decidir o clássico, ele tem toda a condição de fazer isso, pois é um grande goleiro e já mostrou toda sua qualidade. Além disso, nos confrontos diante do Cruzeiro, ele tem feito a sua parte e ajudado o Atlético, venceu os outros clássicos e tem tudo para se sair muito bem. Jogadores das categorias de base, como o Renan Ribeiro, mantêm uma tradição do Atlético, que é quase Histórica, porque o clube sempre revelou bons jogadores para o time principal, atletas criados pelo clube. Os momentos em que o Atlético sempre deu certo foram estes, em que aproveitaram os jogadores mais jovens.

Nenhum comentário: