sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidando da cozinha

Fato raro na temporada, defesa do Galo não levou gol no jogo de estreia do Brasileiro, o que é festejado pelos jogadores do setor
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:25/05/2011 07:00
Se a primeira impressão é a que fica, o Atlético está “bem na fita” com a torcida. Afinal, na estreia no Campeonato Brasileiro, sábado, jogou bem e não teve dificuldades para fazer 3 a 0 no Atlético-PR, em Sete Lagoas. Se o ataque manteve a boa fase – até o jogo com o Furacão foram 51 gols em 19 jogos oficiais, média de 2,68por partida –, a defesa não foi vazada, fato raro na temporada. Até então, o Galo só não havia sofrido gols no empate com o Prudente, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, e na vitória por 2 a 0 sobre a Caldense, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro.
O desempenho defensivo diante do xará paranaense renova a esperança de que este ano a equipe alvinegra fará bom papel no Nacional. No ano passado, a fragilidade defensiva foi um dos motivos de ter passado praticamente toda a competição lutando para não cair para a Série B: foi a segunda pior defesa, ao lado do rebaixado Prudente, com 64 gols sofridos em 38 jogos.
Para que as coisas continuem saindo bem na defesa, o técnico Dorival Júnior voltará a contar, diante do Avaí, sábado, em Florianópolis, com Leonardo Silva, livre de suspensão pela expulsão ainda na Copa do Brasil. Ele deve voltar a compor a dupla de gigantes com o capitão Réver, apesar de Werley ter se saído muito bem diante do Furacão.
Eles atuaram juntos em 10 das 20 partidas do Galo este ano, obtendo sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, diante do Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro. Ainda aguardando a confirmação do retorno, Leonardo Silva sabe da importância de o sistema defensivo se sair bem. “Nosso objetivo é conquistar vitórias. Se for sem levar gols, melhor. Conseguimos isso na estreia, mas a responsabilidade continua. Vamos procurar manter o padrão. Ninguém gosta de levar gols e, se conseguirmos evitá-los, vamos ficar mais perto das vitórias”, afirmou.
O jogador acredita que todo o time cresceu bastante desde o começo do ano e diz que é necessário continuar buscando a evolução. “Toda a equipe amadureceu, todos os setores vêm trabalhando forte, e tem de ser assim mesmo. Vamos procurar cada vez ter mais equilíbrio. Mantendo o padrão defensivo vamos poder dar suporte para o nosso ataque funcionar.”
Definição Além da possível confirmação da volta de Leonardo Silva à zaga, existe a expectativa quanto a outras mudanças no Galo para o confronto de sábado. O lateral-esquerdo Guilherme Santos e o atacante Mancini, por exemplo, estão recuperados de contusões e vêm treinando normalmente desde segunda-feira.
O defensor, inclusive, se diz pronto para voltar, mas respeitará uma decisão diferente de Dorival Júnior. “Aqui temos um grupo, com muitos jogadores com qualidade para serem titulares. Quem jogou contra o Atlético-PR foi bem, a equipe mostrou bom futebol, venceu com méritos. É bom que tenhamos tantas opções, pois o Brasileiro é longo”, disse.
Quem esteve ontem visitando a Cidade do Galo foi o volante João Pedro. O jovem jogador, cedido em agosto ao Palermo-ITA, está atualmente emprestado ao Vitória de Guimarães, de Portugal.
Que fim levou...
O futuro do atacante Kléber, revelado pelo Atlético e emprestado ao Marítimo-POR desde o meio de 2009, continua indefinido. O Galo chegou a anunciar a cessão dos direitos do atleta, de 21 anos, ao Porto, mas a equipe da Ilha da Madeira não aceitou liberá-lo, entrando com queixa na Liga de Clubes, entidade que rege o futebol português, acusando os dragões de aliciamento. Os madeirenses afirmam que existia, no contrato de empréstimo, cláusula que lhes dá prioridade na negociação. Ontem, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, disse que existe até a chance de Kléber ser suspenso por um ano, e o Porto, punido com perda de pontos no Campeonato Português.

Nenhum comentário: