sábado, 28 de maio de 2011

Trunfos alvinegros

Embalado pela estreia, Galo espera tirar proveito do fato de o Avaí estar abalado pela eliminação na Copa do Brasil
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:27/05/2011 07:00
O Atlético já está em Florianópolis, onde amanhã enfrentará o Avaí, em busca da segunda vitória em duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Para isso, os alvinegros não só anteciparam a viagem, normalmente feita na véspera das partidas, como também contam com três trunfos.
O primeiro deles é estar embalado pela boa estreia, enquanto o adversário certamente ficou abalado com a eliminação na Copa do Brasil, diante da sua torcida, na noite de quarta-feira, ao perder por 2 a 0 para o Vasco. A equipe do técnico Dorival Júnior vai tentar se aproveitar para trazer três pontos da capital catarinense.

“A eliminação em casa é muito ruim, como nós sentimos na pele (diante do Prudente, logo na segunda fase da competição mata-mata). Além da parte psicológica, tem o desgaste físico, sempre muito grande, ainda mais em uma partida decisiva. De qualquer forma, acho que eles devem vir fortes para tentar recuperar a autoestima e nós temos de manter a pegada da estreia”, afirmou o volante Fillipe Soutto, se referindo aos 3 a 0 sobre o Atlético-PR, sábado, em Sete Lagoas.
Outro ponto favorável ao Galo é o fato de nunca ter perdido para os catarinenses em partidas válidas pela Série A. Em quatro jogos, o alvinegro conquistou uma vitória e empatou as outras três. O retrospecto, por sinal, é excelente: em 11 jogos, foram seis triunfos, quatro igualdades e apenas um revés, com 20 gols marcados e nove sofridos. A única derrota para os avaianos foi em 2006, pela Série B, por 2 a 0, na Ressacada.
Para completar, o técnico Dorival Júnior está em casa, pois tem residência em Florianópolis. Ele também iniciou a carreira no futebol catarinense, no comando do Figueirense, em 2003, sagrando-se campeão estadual em 2004. Também dirigiu o Criciúma, em 2005, e o próprio Avaí, no ano seguinte, o que lhe dá bom conhecimento do que ocorre no futebol do estado sulista.

Para que o time termine a segunda rodada do Nacional com 100% de aproveitamento, o treinador mandará a campo praticamente a mesma equipe que bateu o xará paranaense. A única mudança deverá ser a volta do zagueiro Leonardo Silva, que cumpriu suspensão na estreia. Com isso, Werley vai para o banco de reservas.
Recuperados de contusão, o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o atacante Mancini foram relacionados para o jogo, mas ficam como opção para o decorrer da partida. Quem também viajou para Florianópolis foi o atacante Jonatas Obina, que poderá estrear com a camisa alvinegra.
Já o volante Dudu Cearense ficou de novo fora da lista e ainda não será dessa vez que ele fará a primeira partida com a camisa alvinegra. Segundo o preparador Celso Resende, se fosse uma partida decisiva, ele poderia ser escalado, mas optou-se por prepará-lo um pouco melhor, o mesmo ocorrendo com o armador Daniel Carvalho.
MUDANÇA Depois da partida com o Avaí, o Galo terá 10 dias para se preparar para o próximo compromisso. Isso porque, a pedido da emissora que detém os direitos de transmissão, a CBF adiou do dia 5 para o dia 8 de junho a partida contra o São Paulo, na Arena do Jacaré, pela terceira rodada do Brasileiro. Melhor para os jogadores, que ganharam, além do domingo, a segunda-feira de folga.

Nenhum comentário: