sábado, 28 de maio de 2011

Meio de campo: setor de criação ede alta rentabilidade para os clubes26/05/2011 21h31 - Atualizado em 26/05/2011 21h51


Bernard (esquerda) e Mancini, no treinamento do
Atlético-MG (Foto: Reprodução / TV Globo)
Montillo busca inspiração em outro baixinho, um conterrâneo genial
chamado Maradona: 'Eu sou argentino, sempre vou gostar dele'
Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte
Nas agências de publicidade, eles são a vedete. A dupla de criação é quem faz a diferença na confecção de um comercial. No futebol não é muito diferente. Joga no meio de campo quem tem criatividade, é mais cerebral. Por isso, a posição virou território dos camisas 10. Sem falar que é um dos setores mais rentáveis no aspecto financeiro, ou seja, alvo de milhares de garotos que sonham ser jogadores de futebol.
Jean Carlo Chera é do time juvenil do Santos. Ele chegou ao clube aos dez anos, mas só assinou seu primeiro contrato profissional há uma semana, ao completar 17. Não teve moleza para se firmar no Peixe, porém já recebe salário de veterano. Logo que pisou na Vila Belmiro, a família do menino passou a receber uma ajuda de custo no valor de R$ 10 mil. Agora, de contrato renovado, é considerado uma estrela prestes a brilhar.
- No Brasil, hoje (o meia) é o atleta mais valorizado das divisões de base de todos os clubes - garantiu o gerente geral da base do Santos, Luis Fernando.
-Outro menino que chama a atenção no Alvinegro Praiano é o camisa 10 do sub-13, Maxwell. Ele trocou a cidade de Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais, por Santos. A esperança é a mesma dos outros garotos. Quer dar maior conforto à família.
- A gente passou fome aqui. Aí meu pai teve que fazer uma força, vender um monte de coisa lá para eu vir pra cá - lembrou Maxwell, de 12 anos.
Bernard, do Atlético-MG, frequentou várias vezes as listas de dispensas. Os técnicos achavam que ele não tinha altura para jogar futebol.
- Tenho 1,64m. Havia jogadores mais altos na minha categoria e acabei tendo vários problemas. Não chegava a jogar, não chegava nem a treinar direito. Todos falavam "Não vai chegar por causa do tamanho" - contou.
Chegou! Hoje o jovem é meia do profissional do Atlético-MG. No rival Cruzeiro, outro meio-campo faz sucesso graças à habilidade, não à estatura. Montillo tem apenas 1,60m.
- Meio-campo às vezes é muito pequeninho, mas tem condição para jogar nessa posição. O meia sempre é visto como camisa 10, como aquele faz uma jogada diferente - afirmou ele, para quem o maior de todos é exatamente um baixinho. - Eu sou argentino, sempre vou gostar de Maradona.
Gosto não se discute e não se mede em centímetros.

Nenhum comentário: