sábado, 21 de maio de 2011

Dorival Júnior fala sobre expectativas para o Brasileiro


Dorival Júnior diz que muita gente vai se surpreender com o Atlético (Foto: Gil Leonardi)
Treinador falou com o LANCE!NET sobre o que espera para o Atlético no Brasileiro deste ano, mas sem fazer promessas
Felipe Ribeiro
Publicada em 21/05/2011 às 08:00
Belo Horizonte
No ano passado Dorival Júnior foi o grande herói do Atlético. Ele chegou ao clube faltando 13 rodadas para o fim e com a missão de somar 24 pontos, sendo que em toda a competição o time havia conquistado 25 com Vanderlei Luxemburgo. O treinador alcançou a pontuação necessária e cumpriu a missão que parecia ser impossível.
Agora, ele permanece a frente do Galo e começará o Campeonato Brasileiro. O curioso é que há 19 anos o comandante que terminava uma edição do torneio não começava a outra no clube mineiro. Com a confiança da diretoria e dos torcedores, o treinador tentará recolocar o time no pelotão da frente do Brasileirão
Mas com Dorival Júnior o papo é diferente. Nada de promessas de título, vaga na Libertadores ou previsão de grande campanha. Com entrega total ao trabalho, o comandante atleticano só garante dedicação para corresponder dentro de campo ao momento organizado vivido pelo clube desde o começo da gestão Alexandre Kalil.
Em entrevista concedida ao LANCE!NET, Dorival diz que conta muito com o apoio da torcida e aposta numa mescla de jogadores jovens e experientes, mas que têm como ponto em comum o comprometimento com as tradições do clube. Reforços ainda deverão chegar e a expectativa é de surpreender aqueles que neste momento de estreia colocam o Galo como um dos azarões do campeonato. O treinador ainda afastou o rótulo de não gostar de trabalhar com medalhão e preferir garotos.
L!NET: Qual é a sua expectativa em cima do Atlético para o Brasileirão-2011?
Dorival Júnior: A primeira coisa que eu quero ver é uma consolidação desta equipe. É lógico que sempre quando você entra em um campeonato, você entra com algumas possibilidades, objetivos e etapas para serem cumpridas. Mas o que eu vejo é que o Atlético primeiro precisa se consolidar como uma grande equipe. Este é o primeiro passo e o mais difícil neste momento. Caso isso aconteça de forma mais rápida a tendência de uma grande campanha aumenta e é isso que estamos preocupados neste momento. Estamos saindo de um campeonato regional, com uma equipe basicamente em cima de garotos, reformulada, com oito jogos e quando se entra numa competição com um nível técnico maior, cria-se uma expectativa natural, mas as desconfianças também nos acompanham em razão de esperarmos pelos jogos iniciais, desempenho da equipe e aí, sim, sentirmos de uma maneira mais palpável até que ponto nós poderemos ir nesta competição que será uma das mais disputadas dos últimos anos.
L!NET: Como você vê a chegada do Galo ao Brasileiro após a perda do Mineiro?
Dorival Júnior: O torcedor às vezes não entende, mas nós estamos vindo de uma final de campeonato brigando diretamente com o campeão, vencendo dois dos três jogos que fizemos contra ele, vencendo aquele que também será um confronto no Brasileiro que é o América, duas vezes, e nossa equipe está se reestruturando. O tempo da torcida não é o mesmo da comissão, da diretoria, porque o tempo dela se aproxima com o torcedor. Mas nós que estamos há muito tempo trabalhando com bola, sabemos que tudo vai acontecer no momento adequado. Para se ter uma boa equipe, precisamos de uma boa base, que dê sustentação à equipe, que aos poucos começará a render.
L!NET: A mídia nacional não coloca o Atlético como um dos favoritos. O que você pensa a respeito disso?
Dorival Júnior: Isso é bom, não tem problema. O pior é quando uma equipe começa como favorita ao título e termina como decepção. A realidade é essa. Estamos num processo de reestruturação, tentando encontrar equilíbrio e é natural que não passe confiança a quem está de longe. Muita gente vai se surpreender com o Atlético.
L!NET: Quem seriam os seus principais candidatos ao título?
Dorival Júnior: Eu acho que neste momento é o Santos, pela conquista do Paulista, por uma possível vaga à final da Libertadores e pelo elenco que possui. Existem mais três ou quatro times próximos ao Santos e os demais brigarão em outra condição, mas não deixam de poder surpreender. Duas ou três surpresas sempre aparecem lá de baixo e brigam por vagas.
No ano passado você chegou e livrou o time do rebaixamento. O que foi feito antes de sua chegada que não poderá ser repetido neste ano?
Dorival Júnior: É isso que estamos tentando. Estamos cercando o máximo possível o que foi feito no ano anterior, melhorar rapidamente e com a chegada de jogadores buscar a qualificação do grupo. Acontecendo tudo isso no mesmo momento, teremos um rendimento mais satisfatório. Mas tudo isso tem de acontecer com o tempo. No ano anterior saímos chamuscados, sem boa base, tendo de fazer alterações profundas no elenco e na metodologia de trabalho.
L!NET: Jogadores e comissão técnica têm a real ideia do que representará para os torcedores ganhar um Brasileiro?
Dorival Júnior: Hoje temos uma equipe que está integrada à História do seu clube, vive o clube diariamente, garotos oriundos das categorias de base e mostrando para os profissionais de maior rodagem que estão chegando uma aproximação muito grande com a camisa do clube, com o torcedor e, ao mesmo, tempo, recebem experiência. Agora é com a gente aqui dentro, com trabalho. O que eu vejo é que sei do desejo do torcedor atleticano, sei que não conquistamos nada há 40 anos e a expectativa é grande. Estamos formando uma equipe jovem, integrada com o clube, que saiba o que significará para os torcedores uma conquista importante como o Brasileiro. Quero um time que viva a camisa do clube.
L!NET: O Atlético hoje paga salários em dia, tem estrutura de primeiro mundo, comissão técnica de ponta e jogadores de qualidade. O que está faltando?
Dorival Júnior: Não sei será esse ano, o ano que vem, mas o Atlético está trabalhando bem, se reestruturando enquanto clube, fazendo tudo certinho e é impossível que isso não venha a dar certo. Não sei se será neste ano, no próximo, mas sei que o Atlético está se preparando para viver uma fase vencedora. Se soubéssemos quando seria, era fácil. Hoje o Atlético pode trazer os melhores jogadores do país, mas para buscar um encaixe é preciso de mais. O São Paulo foi tricampeão brasileiro, mas já vinha há algum tempo se preparando para isso. Espero que com a gente seja um processo mais rápido e podem ter certeza de que o Atlético não decepcionará seus torcedores. Seremos uma equipe guerreira, vai brigar pela melhor posição possível e se preparando cada vez mais.
L!NET: O comprometimento deste grupo, que tem se mostrado muito amigo, é o grande diferencial?
Dorival Júnior: Esse é o caminho. Esse é um ponto que está sendo trabalhado e, em razão disso, a garotada está crescendo. Não vou ficar aqui contando mentira, falando que seremos campeões, que chegaremos à Libertadores, porque não vou falar nada. Posso prometer muito trabalho, dedicação constante e não tenho dúvidas em dizer que essa equipe terá um crescimento muito grande.
L!NET: Qual a importância do torcedor para uma boa campanha do Galo no Brasileirão?
Dorival Júnior: Se o torcedor começar com impaciência, vai prejudicar, porque é uma equipe jovem. Se o torcedor tiver a postura que teve em boa parte do Campeonato Mineiro e nos jogos finais do Brasileiro do ano passado, com certeza será o nosso diferencial. A torcida do Atlético sempre foi o diferencial de suas equipes. A postura diante dos adversários será fundamental. Por isso eu peço para que o torcedor atleticano participe, colabore e incentive como sempre foi feito. Só desta maneira diminuiremos a distância para as conquistas. A equipe está sendo preparada e ninguém queima etapas. Talvez tenhamos feito isso no ano passado e tivemos problemas.
L!NET: Muito se fala que você não sabe trabalhar com medalhão e que só se dá bem com garotos. O que você diz sobre isso?
Dorival Júnior: Pelo contrário! Eu me dou muito bem com medalhão, desde que ele esteja disposto a jogar. Não quero medalhão que chegue aqui e encoste o corpo. Se for assim, eu vou colocar de lado mesmo, ele não vai ficar confortável no banco de reservas e vai pedir para sair. E aí a culpa será do treinador. Não tem problema, que continue sendo do treinador, mas eu vou dar oportunidade a quem deseja e esteja disposto. O jogador pode ter 16 anos ou 35, que para mim vai jogar. O Magno Alves é um medalhão e está jogando porque está querendo, mostrando, sendo participativo e ajudando o grupo.
L!NET: O Atlético ainda vai contratar reforços ou vai jogar com o atual elenco?
Dorival Júnior: Eu estou contente com o grupo que temos hoje em mãos para trabalhar, mas estamos sempre atentos ao mercado de contratações. Um clube como o Atlético não pode parar nunca.

Nenhum comentário: