segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Preciosos pontos em jogo

Mesmo se derrotar o Fluminense, hoje, no Engenhão, Galo não deixa a zona de degola, mas poderá respirar e diminuir um pouco a pressão

Paulo Galvão - Estado de Minas

Publicação:23/09/2010 07:00
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, assim mesmo sobre o lanterna Prudente, e há 14 rodadas seguidas na zona de rebaixamento, o Atlético tenta respirar um pouco vencendo o Fluminense, hoje, às 21h, no Engenhão, no Rio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo que consiga a reabilitação depois de duas derrotas seguidas, triunfando pela primeira vez no estádio localizado no Engenho de Dentro, o alvinegro não deixará a área da degola, mas os pontos certamente serão importantes na briga contra o descenso.
Pressionados pelos péssimos resultados, os atleticanos esperam que as coisas sejam diferentes a partir desta noite. Isso significa melhor desempenho ofensivo e, principalmente, defensivo. Talvez pensando nisso o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu apostar na escalação no meio-campo de dois volantes, cuja principal característica é a marcação: Zé Luís, recuperado de artroscopia no joelho direito, e o recém-contratado Alê, além de Serginho. Com isso, a expectativa é que a defesa fique menos exposta e não cometa as falhas da derrota por 3 a 2 para o Vitória, domingo, na Arena do Jacaré, quando sofreu dois gols antes dos 15 primeiros minutos, ou dos 2 a 1 para o Atlético-PR, quando ficou em desvantagem no marcador com apenas 2min.
“Estamos entrando em campo sempre muito pressionados, querendo fazer logo o resultado, e acabamos surpreendidos pelos adversários, o que nos desestabiliza. A partir de agora, vamos procurar ter mais tranquilidade”, disse Serginho, que, além da marcação, terá de ajudar Daniel Carvalho na armação das jogadas – Diego Souza e Ricardinho, até então incumbidos da função, começam no banco de reservas.
Para muitos, o tricolor carioca é favorito no jogo de hoje, pois está brigando pelas primeiras posições e enfrentará um adversário desesperado. A visão dos jogadores do Galo, porém, é um pouco diferente: para eles, isso pode ser até benéfico para o alvinegro.
“Sabendo de nossa situação e de olho na liderança do campeonato, o Fluminense deverá tentar nos atropelar. Já estive na situação deles e sei que é assim. Então, temos de ser inteligentes, nos resguardando na defesa e aproveitando as chances que surgirem, pois precisamos da vitória”, argumentou o atacante Obina, autor de seis gols nos últimos seis jogos.
Novamente, ele formará dupla de ataque com Diego Tardelli e aposta no bom entendimento da dupla para ajudar o Galo a sair vitorioso. Segundo o artilheiro, o companheiro, poupado da atividade de ontem, pode ter enfrentado um momento complicado, até por conta da fase ruim da equipe, mas que mostrará toda a sua qualidade a qualquer momento, ajudando na recuperação alvinegra. “Jogamos juntos no Flamengo e sei que ele será importante.”
Apesar de manter o otimismo e o bom humor que lhe é peculiar, Obina acha que o momento é de fazer mais e falar menos. “Nessa hora, tem de estar todo mundo junto, inclusive o torcedor, que pode nos ajudar muito. Temos de jogar e vencer”, disse.
A união também é a receita de Serginho para que o Galo inicie uma arrancada no Brasileiro. Para ele, todos estão cientes da necessidade de se sacrificar neste momento complicado. “O que for possível fazer, faremos, como nos concentrar antecipadamente, como estamos fazendo desde a semana passada. Acho que isso já está dando resultado, pois estamos aproveitando os momentos juntos para crescer cada vez mais”, afirmou.
MAIS NOVIDADES Além da mudança no meio-campo, o Atlético terá outras novidades em relação ao jogo com o Vitória. Na lateral direita, Rafael Cruz, recuperado de pancada no tornozelo direito, entra no lugar de Diego Macedo, enquanto na zaga Réver assume a vaga que foi de Cáceres, atuando ao lado de Jairo Campos. Na lateral esquerda, Leandro, poupado do treino de terça-feira, deverá ser confirmado.

Nenhum comentário: