Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:28/09/2010 07:00
Com 25 rodadas disputadas pela maioria das equipes, o Campeonato Brasileiro de 2010 entra em seu terço final, no qual cada ponto vale ouro. Tanto quem briga pelo título e por vaga na Copa Libertadores, como o Cruzeiro, quanto os que tentam escapar do rebaixamento, caso do Atlético, têm de disputar cada jogo como se fosse o último, porque os quadros vão se definindo.
Na parte de cima da tabela, os analistas apontam o Corinthians como o dono das maiores chances de ser campeão – no caso, penta. Vice-líder, o Timão tem um ponto a menos do que o Fluminense, mas também um jogo a menos, contra o Vasco, marcado para 13 de outubro.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a equipe paulistana apresenta 50,6% de chances de ser campeã, contra 23,4% de bi do Fluminense. Já o site Infobola, do professor gaúcho Tristão Garcia, aponta maior equilíbrio: 43% para o Corinthians, 38% para o tricolor carioca. Já o paulista Chance de Gol, do estatístico Marcelo Arruda, fica no meio-termo: 45,5% e 32,5, respectivamente.
Quem corre por fora é o Cruzeiro: 14,5% de chance de levantar a taça pela segunda vez, para a UFMG; 11%, de acordo com o Infobola, 5%, segundo os cálculos do Chance de Gol. Os celestes foram os melhores nas últimas 10 rodadas, com sete vitórias e dois empates antes da goleada por 4 a 1 sofrida para o Santos, sábado, na Arena Barueri. No ano passado, o Flamengo conquistou o título com 67 pontos. Por esse critério, com os 44 atuais, o Cruzeiro precisaria de 23 dos 39 a disputar.
Também tem chance de brigar pelo título (no caso, o quarto) o Internacional, que venceu domingo o então líder, Corinthians, por 3 a 2 e também tem um jogo a menos, contra o Santos, dia 13. O Peixe (dono de dois títulos), o Atlético-PR (um) e o Botafogo (um) são outros que sonham em fazer a festa, mas com possibilidades bem pequenas, segundo os analistas.
Só um será campeão, mas outros dois times garantirão vaga na Libertadores do ano que vem por meio do Brasileiro. Como Inter (atual campeão) e Santos (vencedor da Copa do Brasil) já estão garantidos na competição continental, é boa a situação de Corinthians, Flu e Cruzeiro, na luta com Furacão, Fogão, Palmeiras, São Paulo e Grêmio.
DEGOLA Na parte de baixo da classificação, o lanterna, Prudente, é tido como virtual rebaixado. A UFMG o aponta com 97,9% de chance de cair, 0,1% a menos do que o Infobola. O Chance de Gol é ainda mais cruel: 99,3%. Mesmo com alto investimento, o Atlético é o segundo mais ameaçado pelo descenso, para UFMG e Infobola. Só o Chance de Gol o deixa como terceiro mais cotado para a degola, `a frente também do Goiás – o que não quer dizer muito, porque quatro equipes vão para a Segunda Divisão.
O fato de Atlético-GO, Flamengo e Avaí também correrem perigo aumenta a esperança do alvinegro mineiro, primeiro campeão nacional. Só que a reação tem de começar já. Afinal, todos têm o objetivo de se manter na elite e vai se dar melhor quem tiver maior poder de recuperação neste momento difícil.
Em 2009, o 16º colocado (Fluminense) escapou da queda com 46 pontos. O primeiro dos rebaixados (Coritiba) teve 45. Se isso se repetir, caberia ao Galo a façanha de obter 25 dos 39 pontos em disputa – oito vitórias e um empate em 13 jogos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário