sábado, 14 de maio de 2011

Vilão no Brasil, calendário é aliado na Europa

Nos quatro primeiros meses da temporada, clubes sofrem com o calendário e lesões. No mesmo período europeu, mais preparação e menos jogos
Flávio Amaral e Leonardo Pereira
Publicada em 10/05/2011 às 09:00
Rio de Janeiro (RJ)
A lógica das lesões e dos times desfalcados se repete em 2011. Enquanto o Brasil vê suas equipes caírem na Libertadores e jogadores de qualidade como Ganso afastarem-se dos gramados por problemas físicos, o futebol europeu vê Barcelona, Borussia Dortmund, Manchester United, entre outras equipes, com desempenho invejável e repetindo escalações.
Essa desvantagem tem relação direta com o período de pré-temporada dos clubes brasileiros e europeus. Grêmio e Internacional, por exemplo, tiveram pouco mais de dez dias para aprimorar a parte física para um Campeonato Gaúcho que começava na segunda semana do ano. Enquanto isso, a dupla inglesa Manchester United e Chelsea dedicava mais de 50 dias de sua temporada à preparação.
Com isso, clubes brasileiros perdem peças importantes, como Ganso, que deverá desfalcar o Santos por seis semanas. Só o Grêmio registrou 17 lesões de seus jogadores na atual temporada. Com isso, a CBF começa a estudar alternativas.
Calendário da Copa do Brasil está em xeque
De acordo com notícia publicada pela “Folha de S. Paulo”, na semana passada, a CBF estuda a possibilidade de incluir, na Copa do Brasil, os times que caírem precocemente na Libertadores do mesmo ano. A medida seria motivada pelos fracassos de Corinthians, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense nesta edição da principal competição do continente.
O Corinthians, eliminado na primeira fase, logo solicitou a sua inclusão na Copa do Brasil. Além de atender a demanda dos clubes, a CBF entende que o torneio passaria a ser mais atrativo aos clubes em termos de patrocínio e cotas de televisão. Nos anos 90, a entidade permitia
que um clube disputasse simultaneamente as duas competições. Um bom exemplo é o Palmeiras de 1999, que chegou à semifinal da Copa do Brasil e venceu a Libertadores no mesmo ano._________________________________________________________
COM A PALAVRA
José Cabello, preparador físico do Málaga (ESP)
"O calendário europeu começa a ganhar intensidade apenas na reta final, geralmente em abril. As equipes que alternam jogos entre as ligas internacionais e torneios locais têm tempo para recuperarem os jogadores. Existe uma pausa de quase três meses, o que pesa durante as fases decisivas.
Quando o Mundial e a Eurocopa estão entre uma temporada e outra, o atleta tem um intervalo menor e corre mais risco de sofrer uma fadiga muscular ou ficar exposto à lesões. Os jogadores precisam de um mês inteiro de férias, antes de retomarem, lentamente, às atividades no
mês seguinte, com jogos amistosos. Um pouco mais de dois meses sem a pressão de um torneio oficial"_________________________________________________________
OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
Para você, quem é o culpado pelas lesões: o calendário do futebol brasileiro, preparadores? Por que?
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo
“Com tantos jogos em sequência, vocês expõe muito o jogador, que pode vir a sofrer uma lesão repentinamente. Já perdi atletas por motivos banais, até mesmo durante os treinos. O desgaste é uma situação difícil de se lidar"
Neymar, atacante do Santos
“Não somos máquinas. Com a sequência dos jogos, acabamos nos cansando e sofrendo lesões, não tem jeito. Esse calendário é muito ruim para o futebol brasileiro, é decisão atrás de decisão. Nosso time está cansado e perdendo peças"
William Magrão, volante do Grêmio
“Esse ano, principalmente, tivemos muito pouco tempo para fazer a pré-temporada. Estamos numa maratona de partidas importantes e não se pode poupar atletas para o jogo seguinte. Tem de ser feito algo para que seja feita uma preparação adequada"
Time
Dias de pré-temporada Dias de férias
N° de jogos
N° de lesões
Real Madrid
47
58
20
Milan
46
59
19
Borussia Dortmund
43
64
20
Inter de Milão
40
53
20
Barcelona
29
61
22
Bayern de Munique
28
49
22
Manchester United
27
65
24
Chelsea
27
65
22
Atlético-MG
25
29
19
6
Cruzeiro
19
29
23
4
Botafogo
16
31
22
4
Flamengo
16
28
27
2
Corinthians
13
30
25
7
Fluminense
13
29
25
7
Internacional
12
32
29
9
Santos
12
29
32
12
São Paulo
12
28
28
6
Vasco
11
29
24
9
Grêmio
11
29
32
17
Palmeiras
10
30
28
6

Nenhum comentário: