segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que venham os favoritos

Pensamento que domina os alvinegros quatro dias antes do clássico é um só: o Cruzeiro vive ótima fase, mas eles sabem como derrotá-lo, como já ocorreu na fase classificatória
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:04/05/2011 07:00
Atualização:04/05/2011 13:19
Depois de um período de altos e baixos no Campeonato Mineiro, marcado pela saída de jogadores importantes e a precoce eliminação na Copa do Brasil, o Atlético deu a volta por cima. É mais uma vez finalista do Campeonato Mineiro. Nem por isso, no entanto, é apontado como favorito. Sobretudo diante da excelente fase do arquirrival Cruzeiro, adversário na decisão que começa domingo, às 16h, na Arena do Jacaré. Mas uma coisa é certa: o Galo é quem tem o segredo para vencer a Raposa. Afinal, foi o único a derrotar o adversário este ano.
Foi em 12 de fevereiro, ainda pela fase classificatória do campeonato. Na ocasião, como vai ser agora, o clássico era de uma só torcida, a cruzeirense, e o Galo venceu de virada, por 4 a 3, com três gols de Diego Tardelli, agora no Anzhi, da Rússia, e outro de Neto Berola. O alvinegro pode não ser o mesmo, mas o técnico Dorival Júnior ainda está no comando. E ganhou algumas opções, como o zagueiro Leonardo Silva. O ex-cruzeirense retorna ao time depois de cumprir suspensão na partida decisiva das semifinais contra o América, sábado. E pode também ser um trunfo de Dorival diante do adversário.
Para o defensor, no entanto, o confronto será como outro qualquer. “Não tem nada diferente. Não pesa nada enfrentar o Cruzeiro (no outro jogo, ele estava presente). É mais uma final contra um time rival. Vou procurar dar o meu melhor nessas duas últimas partidas para levantar o troféu. O Cruzeiro está muito bem, mas acredito que quem vem em ascensão é o Atlético. Fomos muito bem nas últimas partidas e tenho de enxergar a evolução da minha equipe.”
Apesar da boa fase dos celestes, Leonardo Silva não aponta o rival como favorito. “O espírito e a concentração no Atlético agora são diferentes. A equipe passou por várias mudanças, como todos sabem, e agora está encaixando seu melhor futebol. Acho que isso é muito importante para nós. Com certeza, nestes dois jogos da final vamos jogar bem e conseguir o resultado positivo. Não há favorito em clássico. O que vale é quando a bola rola, as duas equipes se equiparam, e cabe a nós mostrar um bom futebol.”
O goleiro Renan Ribeiro, que disputará a primeira final como profissional, concorda com o companheiro: “A gente vem de altos e baixos na competição. Mas crescemos nos momentos decisivos. Acho que são nessas partidas que aparecem os grandes jogadores. Sabemos da força do Cruzeiro, mas temos consciência do nosso potencial. O Atlético tem alegria, união e amizade. Isso que é a força da equipe”.
O volante Serginho, que completará 100 jogos com a camisa alvinegra, domingo, sabe que o duelo não será dos mais fáceis. Não só por que se trata de um clássico. Mas justamente em razão do adversário, em grande fase. “Temos de respeitar o momento que o Cruzeiro está vivendo, mas confiamos no nosso trabalho e estamos unidos. Sabemos da importância desse título. Deixa o favoritismo para eles. Seremos bem mineiros, comendo pelas beiradas. Assim seremos campeões.”
O atacante Magno Alves foi poupado das atividades de ontem na Cidade do Galo por causa de dores musculares. Também deve ficar de fora dos trabalhos de hoje por precaução. Não deve ser problema para o clássico. Já a presença do também atacante Mancini é dúvida. O jogador trata de um edema na coxa esquerda. O volante Richarlyson cumprirá suspensão por ter sido expulso no jogo de voltas da semifinais contra o América, sábado. Já o armador Renan Oliveira ficará de fora por causa do terceiro cartão amarelo.
REFORÇOS O Galo deve apresentar nos próximos dias dois reforços para o restante da temporada. O atacante Jônatas Obina e o volante Gilberto. Obina, que defendeu o América-TO, eliminado pela Raposa no Estadual, fez exames médicos ontem. Ele aguarda o presidente Alexandre Kalil e o diretor de futebol Eduardo Maluf retornarem de São Paulo, onde estiveram reunidos com integrantes do Clube dos 13, para assinar o contrato.
Gilberto, que chegou na semana passada, ainda aguarda o envio de um documento pelo ex-clube, Marcílio Dias, para oficializar o acerto com o alvinegro.

Nenhum comentário: