sábado, 14 de maio de 2011

Em Minas, final é divisor de águas para o Brasileirão


Thiago Ribeiro quer título para salvar o semestre (Foto: Gil Leonardi)

Serginho quer título para embalar no Brasileirão (Crédito: Bruno Cantini)
História recente mostra que o resultado da final do Mineiro reflete diretamente na arrancada de Atlético e Cruzeiro no Campeonato Brasileiro
Daniel Hott
Thiago Fernandes
Publicada em 14/05/2011 às 06:44
Belo Horizonte (MG)
Amanhã, na Arena do Jacaré, Cruzeiro e Atlético-MG se encontram pela 18ª vez em uma final do Mineiro. Quem sair de campo com a vitória vai levar levar para casa mais do que o troféu e o título de primeiro campeão estadual da década.
O vencedor sairá da Arena com a moral elevada, por passar por cima do maior rival. Além disso, a confiança conquistada no estadual pode ser o diferencial para um bom início no Brasileirão, principal foco dos clubes no segundo semestre. O passado recente prova essa tese.
Em três das últimas quatro vezes que os rivais se enfrentaram na final do Mineiro, o campeão teve uma boa arrancada no Brasileirão. O vice, por sua vez, cambaleou (ver memória), quando analisamos as cinco primeiras rodadas.
Em 2004 e 2008 a Raposa levou o estadual e começou bem a competição nacional, com aproveitamentos de 53% e 87%, respectivamente. O Galo, por sua vez, teve 27% e 40%, nos mesmos anos.
Em 2007, o Atlético-MG foi campeão e teve um desempenho duas vezes melhor que o do rival nas primeiras rodadas do Brasileirão. O Galo levou 53% dos primeiros dos primeiros 15 pontos disputados, enquanto a Raposa, no mesmo período, somou apenas 27%Título para salvar o semestre
Cruzeiro na Copa Santander Libertadores. Atlético-MG na Copa do Brasil. Os times são diferentes, as competições também, mas a história é praticamente a mesma: eliminação precoce e muita frustração.
Exatamente por isso, o Campeonato Mineiro passa a ter uma importância ainda maior para os dois arquirrivais mineiros. A competição estadual, que no início do ano não era tratada como prioridade, passou a ser a única chance de Raposa e Galo levantarem um título neste primeiro semestre.
E isto está bem próximo de acontecer, mas só um irá concretizar este objetivo. Para os alvinegros, basta um empate amanhã, na Arena do Jacaré. Para os cruzeirenses, uma vitória simples garante o caneco. A tendência é uma partida aberta, com as duas equipes jogando de igual para igual.
- Bom que o jogo seja aberto mesmo, mas é preciso partir para cima com inteligência. Não adianta todo mundo querer atacar e deixar atrás tudo desarrumado – comentou o atacante Thiago Ribeiro.
Com a palavra: Thiago Ribeiro, atacante do Cruzeiro
"Amanhã é o tudo ou nada. É hora colocarmos tudo o que temos para fora, arriscarmos, porque esse título vale muito para nós, pelo que aconteceu na Libertadores . Esse título salva o primeiro semestre. Se não conquistarmos esse título, ficamos em uma situação complicada, pois podemos tirar a confiança para o início do Campeonato Brasileiro. Time para ser campeão, temos de sobra."
Com a palavra: Serginho, volante do Atlético-MG
"Muitos jogadores chegaram ao Atlético nessas últimas semanas. Nós, atletas, pensamos apenas em conquistar o título no atual momento e estamos com os pés no chão. Se perguntarem a qualquer jogador do elenco, eles têm o mesmo pensamento que eu, mas caso não conquistemos esse título, temos de ter a cabeça no lugar, porque teremos uma competição ao término do Campeonato Mineiro, que é o Campeonato Brasileiro. Então, não podemos deixar nada nos abater. Nós estamos preparados para entrar nesta competição e dar o nosso melhor para poder ajudar ao Atlético."
Memória: Finais e suas consequências
2009 - Cruzeiro campeão / Atlético-MG vice
Raposa começou muito mal o Brasileirão (5 Jogos; 2 Vitórias, 1 Empate, 2 Derrotas; 47% de aproveitamento).
Atlético-MG começou muito bem o Brasileiro (5 Jogos; 3 Vitórias, 2 Empates; 73% de aproveitamento).
2008 - Cruzeiro campeão / Atlético-MG vice
Cruzeiro começou muito bem o Brasileirão (5 Jogos; 4 Vitória, 1 Empate, 87% de aproveitamento).
Atlético-MG começou mal o Brasileiro (5 Jogos; 1 Vitória, 3 Empates, 1 Derrota, 40% de aproveitamento).
2007 - Atlético-MG campeão / Cruzeiro vice
Raposa começou mal o Brasileiro (5 Jogos ; 1 Vitória, 1 Empate, 3 Derrotas, 27% de aproveitamento).
Galo começou bem o Brasileiro (5 Jogos; 2 Vitórias, 2 Empates, 1 Derrota, 53% de aproveitamento).
2004 - Cruzeiro campeão / Atlético vice
Cruzeiro começou bem o Brasileiro (5 Jogos; 2 Vitórias, 2 Empates, 1 Derrota, 53% de aproveitamento).
Atlético-MG começou mal o Brasileiro (5 Jogos; 1 Empate, 4 Derrotas, 27% de aproveitamento).

Nenhum comentário: