Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:13/05/2011 07:00
Atualização:13/05/2011 10:21
Numa decisão, o fator arbitragem faz a diferença. Principalmente quando as equipes sustentam rivalidade de décadas e têm torcidas apaixonadas, como Cruzeiro e Atlético, que fazem domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, a finalíssima do Campeonato Mineiro de 2011. E o dono do apito, sorteado ontem à tarde na Federação Mineira de Futebol (FMF), vem de São Paulo: Wilson Luiz Seneme terá a missão de conduzir com tranquilidade e isenção o principal clássico de Minas e coroar o campeão estadual. Curiosamente, horas antes de ser sorteado para a partida em Sete Lagoas, Seneme participou do sorteio para a decisão do Paulista, Santos x Corinthians, mas perdeu para Luís Flávio de Oliveira. E ontem à noite ele foi o escalado para apitar Vélez Sarsfield x Libertad, na Bombonera, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Os torcedores celestes têm boas lembranças do árbitro.
Ele apitou a última vitória do time sobre o Galo: 1 a 0, em 1º de agosto do ano passado, na Arena do Jacaré, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, com belo gol de Wellington Paulista. Domingo, ele será auxiliado pelos também paulistas Emerson Augusto Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse. Simples e objetivo, o sorteio durou cerca de 10 minutos. Nenhum torcedor compareceu para acompanhar a escolha, embora seja aberta ao público. A Comissão de Arbitragem da FMF pré-selecionou outros dois árbitros: Wilton Pereira Sampaio (Distrito Federal) e Elmo Alves Resende (Goiás). Mas o segundo saiu da relação depois que se conheceu o trio que apitará na Vila Belmiro. “Seneme é um dos melhores do país atualmente. Desejo muita sorte a ele para que faça bom trabalho no domingo”, frisou o presidente da comissão, José Eugênio.
No sorteio, foram usadas 10 bolinhas, divididas em dois grupos – cinco pares e cinco ímpares. O primeiro continha os números 29, 35,63, 77 e 93 e representava Seneme. Já o segundo, com as esferas 38, 40, 52, 74 e 92, indicava Sampaio. A bolinha sorteada, que assegurou ao paulista a escalação na decisão mineira foi a de nº 35.
A FMF adota alguns critérios para a escolha de árbitros, como experiência e condições físicas e técnicas no momento. Em certos jogos, há dificuldade em encontrar opções de qualidade. “Depende muito do calendário. Normalmente, os melhores árbitros estão escalados em outros estados”, disse Eugênio.
De olho em 2014
Os sonhos e desafios movem a carreira de WIlson Luiz Seneme. Ele tem o objetivo de representar o Brasil no Mundial’2014 e encerrar a carreira com chave de ouro no ano seguinte, quando fará 45 anos. Com vários jogos importantes no currículo, principalmente no eixo paulista, ele teve queda de rendimento no ano passado, quando grave lesão no joelho direito o tirou de várias partidas.
Este ano, Seneme apitou dois jogos da Copa Libertadores: Universidad San Martin-PER x San Luis-MEX e, ontem, Vélez Sarsfield x Libertad-PAR. Ele já foi afastado pela CBF de duas rodadas do Brasileiro de 2009 por erros na vitória do Atlético sobre o Grêmio por 2 x 1 em 16 de maio, no Mineirão – anulou equivocadamente um gol dos gaúchos e, em lance de bola na mão nos acréscimos, assinalou pênalti que Diego Tardelli converteu para definir o resultado. Agora na decisão mineira, sua principal missão é evitar erros como o do também paulista Paulo César de Oliveira no primeiro clássico – um pênalti não marcado para cada lado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário