quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atlético-MG invicto em estreias no Brasileirão


Werley, do Atletico Mineiro (Foto: Gil Leonardi)
Desde 2003, quando competição adotou sistema de pontos corridos, time mineiro não foi derrotado na primeira rodada
LANCEPRESS!
Publicada em 18/05/2011 às 09:49
O Atlético costuma ser pé quente em suas estréias no Campeonato Brasileiro. Diante do xará paranaense, neste sábado, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, os jogadores terão a missão de manter o time alvinegro invicto na primeira rodada, fato que na era dos pontos corridos se tornou uma rotina para o clube mineiro.
Desde 2003, quando o Brasileirão deixou de ser realizado no sistema de mata-mata e passou a ser disputado com turno e returno e o campeão sendo o time de melhor campanha, jamais o Galo saiu de campo derrotado na estreia. Em sete oportunidades – em 2006 disputou a Série B Nacional – são quatro vitórias e três empates.
Ainda que o resultado final não tenha sido o esperado pelos torcedores, pelo menos começar a competição nacional de forma positiva é uma constante. Duas vitórias se, destacam como mais convincentes nas últimas temporadas, sendo que uma delas trás lembranças razoáveis e a outra ninguém gosta nem de resgatar do passado.
Logo no primeiro ano, 3 a 0 sobre o Corinthians, em São Paulo. Naquela oportunidade, o Atlético terminou o Brasileirão em sétimo lugar, sua melhor posição nos pontos corridos, igualada mais tarde, em 2009. Porém, o 4 a 1 sobre o Figueirense, no Mineirão, em 2005, de nada adiantou, já que no fim o clube caiu para a Segundona.
Apesar de a primeira partida não dizer muita coisa em relação ao futuro na competição, será muito importante que o Galo comece com um bom resultado diante de seus torcedores para apagar o mais rapidamente possível da memória a perda do título mineiro deste ano para o arquirrival Cruzeiro.
Por falar em estreia, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior poderá ter caras novas já no primeiro jogo do campeonato. Contratados neste ano, mas sem poder jogar o Mineiro pelo prazo de inscrição, os volantes Dudu Cearense e Gilberto, além dos atacantes Guilherme, Marquinhos e Jonatas Obina vivem essa expectativa.
– Perdermos o título, mas não podemos perder a filosofia de trabalho. Acho que nossa equipe está muito fortalecida, vim para acrescentar a esse grupo que é jovem e bastante ambicioso – disse Dudu.
DOIS DA ÚLTIMA ESTREIA: A estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro deste ano mostra uma equipe praticamente toda nova em relação à que enfrentou o Vasco na primeira rodada da competição nacional da temporada passada. A reformulação foi grande.
Dos jogadores que estiveram em campo na vitória por 2 a 1 sobre o time cruzmaltino, no Mineirão, apenas dois jogadores continuam no clube: o zagueiro Werley e o lateral-esquerdo Leandro, que inclusive, podem jogar contra o Atlético-PR, já que Leonardo Silva está suspenso e Guilherme Santos lesionado.
No triunfo do ano passado, o time teve: Aranha, Coelho, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Correa, Fabiano e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Os gols daquele confronto foram anotados por Ricardinho, atualmente sem clube, e Muriqui, que atua no futebol chinês.

Nenhum comentário: