terça-feira, 5 de outubro de 2010

Números podem sinalizar caminho da vitória do Galo sobre o Atlético-GO



Ricardinho pode ser uma peça-chave do Galo na partida do Serra Dourada

Estatísticas mostram pontos fracos do Atlético-GO e o Alvinegro pode aproveitar

Victor Martins - Superesportes

Publicação:01/10/2010 18:05
O Atlético tem uma missão complicada na noite deste sábado. O duelo contra o Atlético-GO vale muito para o Alvinegro, que pode dar um passo importante para deixar a zona de rebaixamento. Um bom caminho para conseguir o triunfo no Serra Dourada é avaliar os números do adversário e arrumar o time em função dos pontos fracos e fortes do rival.
Três números do Dragão levantados pela Est3, empresa responsável pelas estatísticas do Superesportes, podem dar ao técnico Dorival Júnior uma ajuda de como armar o time alvinegro para o duelo em Goiânia.
Faltas
Nenhum outro time do Campeonato Brasileiro cometeu tantas faltas quanto o Atlético-GO. A equipe do técnico René Simões já fez 546 faltas, o que pode criar boas oportunidades ao Galo, seja na cobrança direta ou em bolas alçadas na área do rival.
Até agora o Atlético já marcou dois gols de falta na competição. Um com Daniel Carvalho, que está fora, por conta de lesão, e outro com Ricardinho, que foi titular no treino desta sexta-feira. Outro que pode ajudar nas cobranças de falta é Diego Souza, que era bom cobrador na época de Palmeiras.
Linha de fundo
Apesar de contar com laterais sem muito prestígio no futebol brasileiro (Victor Ferraz e Thiago Feltri), o Atlético-GO é o time do Brasileirão que mais fez jogadas de linha de fundo. Até agora foram 159 cruzamentos. Número que pode determinar como Dorival Júnior vai posicionar os zagueiros Werley e Réver. Lembrando que a defesa do Atlético é muito questionada pelas falhas nas jogadas aéreas.
Não só os zagueiros, mas os laterais também precisam se atentar aos avanços do Atlético-GO pelos lados do campo. Por outro lado as subidas de Feltri e Ferraz podem abrir espaço para os contra-ataques do Galo.
Pouca marcação
O Serra Dourada é o maior gramado do Campeonato Brasileiro, o campo tem 118m x 80m. Portanto o Galo vai ter espaço para jogar e o número de desarmes do Atlético-GO pode ajudar ainda mais. O time goiano tem 284 roubadas de bola, só supera o Grêmio Prudente, com 283 desarmes.
O que faz da escolha de Ricardinho um fator importante, já que o meia não terá uma marcação cerrada, pois o Dragão não é um time de pegada. Com mais espaço para armar e sem forte marcação, o Galo pode vencer o jogo na disputa no meio-de-campo.

Nenhum comentário: