sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Atlético-MG está entre os piores aproveitamentos no quesito cruzamentos 12/10/2010 - 07h05

Fernandinho é o lateral-esquerdo do Atlético-MG que mais cruza, mas comete muitos erros
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5541511865682887634" />

Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)

Apontado como um dos pontos deficientes do Atlético-MG, que há 20 rodadas consecutivas está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, os laterais – tanto os que atuam pela direita como os que jogam pela esquerda –, apresentam ao longo da competição baixa eficiência nos cruzamentos.
A equipe atleticana está entre as cinco piores equipes no quesito eficiência em cruzamento. À frente de Atlético-GO, São Paulo e Avaí e ao lado do Corinthians, os laterais atleticanos acertam em média apenas 20,1% dos cruzamentos, de acordo com levantamento do Datafolha, sejam eles feitos da esquerda ou da direita.
Com o baixo aproveitamento nos cruzamentos, o Atlético vem deixando de lado essa jogada ao longo da competição nacional. O time dá em média apenas 20 cruzamentos por jogo. Isso o deixa apenas na 12ª colocação entre os times que mais buscam a lateral para cruzar.
Para o lateral-esquerdo Fernandinho, o baixo aproveitamento nos cruzamentos se dá pela falta de confiança dos jogadores ao chegar à linha de fundo. “Ás vezes como temos jogadores de qualidade no meio, usamos muito o meio de campo”, observou.
“Também com esta fase que estamos passando, que é complicada, os jogadores ficam sem confiança e a prioridade dos alas é marcar. Tomamos muitos gols e a prioridade passou a ser marcar e deixar o ataque e o meio de campo atacar”, salientou Fernandinho.
O lateral, no entanto, reconhece que a falta de jogada forte pelas laterais do campo faz falta. “Isso não é normal, todo mundo tem sua parcela de culpa e de contribuição. A gente vem trabalhando muito taticamente com o Dorival e esperamos mudar isso. Mas quando o time está sem confiança ele tem dificuldade para chegar até a linha de fundo e ai fica mais preocupado em ficar atrás, pois sente dificuldade em chegar até a frente e depois voltar”, analisou.
Fernandinho é o lateral-esquerdo que mais vezes cruza bolas para dentro da área adversário, com média de 3,5 por partida, porém, tem aproveitamento baixo neste quesito, de apenas 18,4%, pior do que da equipe mineira. O atleta acerta em média 0,6 cruzamentos por jogo e erra 2,8 vezes.
Em comparação com os três laterais esquerdos do elenco atleticano, Leandro apresenta números superiores a Eron e Fernandinho. O jogador que se recupera de contusão cruza em média 3,3 bolas por jogo, mas tem o aproveitamento de 24%, acertando 0,8 e errando 2,5 cruzamentos por partida.

Nenhum comentário: