quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Até mais, Massa! Atlético-MG se despede da torcida contra o Goiás

Galo faz, no próximo domingo, a sua última partida diante da torcida em 2010. Arena do Jacaré estará lotada
Felipe Ribeiro e Renato Pena
Publicada em 25/11/2010 às 07:10
Belo Horizonte
Nesta quarta-feira, em apenas quatro horas de venda antecipada a torcida do Atlético-MG praticamente esgotou todos os ingressos para a partida decisiva deste domingo, contra o Goiás, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Restam poucos bilhetes do setor mais caro, que custa R$ 50.
A empolgação da torcida atleticana tem como justificativa o último compromisso do Galo como mandante em 2010. A despedida será ainda mais importante pelo fato de uma vitória garantir matematicamente permanência na Série A do Brasileirão do próximo ano.
A equipe esmeraldina já tem sacramentado a queda para a Segunda Divisão. Porém, o incentivo dos torcedores alvinegros será fundamental para finalmente espantar o fantasma que por muitas rodadas assombrou a todos no clube mineiro na competição nacional.
Apesar de uma rápida passagem pelo Ipatingão, com apenas três partidas disputadas, Arena do Jacaré foi a casa adotada pelo Atlético após o fechamento do Mineirão para obras visando a Copa do Mundo de 2014. No começo, o público não compareceu, mas depois transformou o local em caldeirão.
Com capacidade total para 18 mil pessoas, até o momento a maior presença aconteceu na derrota para o Botafogo por 2 a 0. Naquela ocasião, 17 mil atleticanos lotaram o estádio. O último confronto realizado na Arena foi contra o Flamengo e as lembranças são as melhores
possíveis. Chocolate por 4 a 1 em cima da equipe de Luxemburgo.
O atacante Obina, o principal xodó da torcida na atualidade, quer sentir pela última vez em 2010 o calor da torcida atleticana. Ele espera encerrar a participação em casa neste Brasileirão com chave de ouro, mas prega respeito ao rival.
– Espero que possamos vencer mais uma vez. Respeitando a equipe deles, que é grande, mas precisamos do resultado. Estamos jogando em casa, com o nosso torcedor e tem tudo para ser nossa a vitória – disse Obina.
A Massa espera que uma boa impressão seja deixada e que 2011 tenha motivos maiores para encher estádios. Festejar fuga de rebaixamento não combina com o clube, nem com sua apaixonada torcida. Então, como cantam os atleticanos: “Vai pra cima deles, Galo!”
Massa em 2010:
Total de público: 593.533
Média do público: 17 mil por jogo
Mineirão: 415.863 em 17 jogos
Ipatingão: 20.526 em 3 jogos
Arena do Jacaré: 157.144 em 15 jogos
Casas da Massa - 2010
Mineirão: O ano começou na casa própria. Foram 17 jogos e 415.863 pessoas.
Ipatingão: O Vale do Aço chegou a abrigar o Galo com apenas 3 jogos e 20.526 pesssoas.
Arena Jacaré, em Sete Lagoas: Acabou virando a segunda casa. Em 15 partidas, foram 157.144 torcedores. A despedida será domingo.
Com a palavra, Dorival Júnior, técnico do Galo:
Com você, torcedor, somos mais fortes
Agora é o momento. Nós não temos mais para onde correr, não há como voltar atrás e é a hora de o torcedor comparecer. Você, torcedor atleticano, é mais do que importante. Compareça, prestigie e incentive até o último minuto. Teremos um jogo complicado, muito difícil, mas com a sua presença e o seu apoio, com certeza seremos mais fortes e estaremos prontos para responder à sua confiança. A presença da torcida será muito importante para todos nós. Para uma equipe que estava num situação complicada como a que o Atlético estava, com os jogadores emocionalmente bem alterados, foram resultados importantes até o momento. Espero que mantenhamos essa mesma força e essa mesma aplicação até o fim. E que façamos do jogo seguinte novamente uma decisão, para que possamos, de uma vez por todas, ficar fora de qualquer condição de rebaixamento. Temos que nos preparar para que façamos a melhor partida possível, para sairmos, de uma vez por todas, desta situação, que é incomoda demais e preocupante. Sempre o próximo jogo é o mais importante, ainda mais que equipe conseguiu uma reação como essa, tão importante.
Transição do Mineirão para a Arena do Jacaré:
No Mineirão, Galo conquistou o Campeonato Mineiro e boas vitórias neste ano. O Atlético começou o ano com casa “própria”, mas depois passou por outras duas moradias. Até junho, as partidas foram mandadas no Mineirão, tradicional palco do clube. No Gigante da Pampulha, teve grandes atuações como na vitória por 3 a 2 sobre o Santos e 2 a 0 diante do Ipatinga, resultado que decretou o título de campeão mineiro de 2010.
Depois, a Arena do Jacaré passou a ser utilizada, o torcedor não comprou a ideia e o mando de campo foi para Ipatinga. No Vale do Aço, novamente pouco público, uma vez que o estádio estava limitado a pouco mais de 11 mil pessoas.
Por fim, o Galo fez promoção de ingressos, voltou para Sete Lagoas e o estádio ficoucheio, atendendo ao pedido feito pelo clube.– Tivemos um pouco de dificuldade no começo porque nada se compara ao Mineirão. Mas estamos adaptados à Arena, que tem campo bom – disse o volante Zé Luis.

Nenhum comentário: