quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Caminho inverso

Se em 2009 o alvinegro perdeu os cinco últimos jogos, deixando escapar a vaga na Copa Libertadores, este ano, poderá até voltar à Sul-Americana com quatro vitórias seguidas
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:25/11/2010 07:00
No ano passado, o Atlético começou bem o Campeonato Brasileiro, chegou a liderá-lo, mas fraquejou no fim e, do sonho do título, não sobrou nem a vaga na Copa Libertadores, principalmente, depois de cinco derrotas nas últimas cinco rodadas. Nesta temporada, a equipe só viu de perto a liderança na primeira e na terceira rodada, ficando em todas as outras do 10º lugar para baixo, sendo que por 21 rodadas consecutivas integrou a zona de rebaixamento. Agora, porém, tem a chance de terminar o Nacional com inéditas quatro vitórias consecutivas e até vaga na Copa Sul-Americana’2011, o que é encarado como prêmio depois de competição tão sofrida.
Mesmo que a vaga não seja conquistada, a sequência positiva deverá ter efeito muito maior sobre o clube, que entraria embalado em 2011. E também serviria para que o técnico Dorival Júnior ganhasse ainda mais moral com a torcida, depois de substituir o badalado, mas que se mostrou pouco eficiente, Vanderlei Luxemburgo.
Tendo dirigido o Galo em 12 jogos no Brasileiro, o atual treinador já alcançou os mesmos 21 pontos do antecessor, que esteve à frente da equipe em 24 partidas. Se vencer os dois jogos que faltam, o aproveitamento de Dorival Júnior será de 64,28%, ou mais que tem atualmente o líder, Fluminense.
Uma prova da importância destes últimos jogos está também no exemplo do ano passado. Os cinco fracassos seguidos custaram o cargo ao então técnico Celso Roth. E, se Dorival tem crédito de sobra, agora que o alvinegro espanta a ameaça de rebaixamento, ganhará importantes dividendos com mais dois triunfos.
Férias em alto astral Para ir em alto astral para as férias e voltar ainda mais animado, o Galo conta com o sempre bem-humorado Obina. Artilheiro do Atlético na temporada, com 27 gols, sendo 12 no Brasileiro, o atacante quer conciliar o bom momento individual com o coletivo e para isso nada melhor que vencer o Goiás, domingo, em Sete Lagoas, e espantar o fantasma da Segunda Divisão de vez.
“Estamos muito perto do nosso objetivo e será muito bom terminar a temporada com uma boa sequência de vitórias. Se terminarmos o campeonato com mais seis pontos, certamente vamos entrar 2011 muito motivados”, afirmou o jogador.
Se para o Galo 2010 teve altos e baixos, com a conquista do Mineiro, mas também o fracasso no Brasileiro, Obina teve de superar obstáculos. Ele se submeteu a cirurgia no tornozelo esquerdo e ficou quatro meses longe dos gramados, mas nunca desanimou. “É legal ver o quanto você trabalhou, se empenhou para fazer os gols para ajudar sua equipe. Sempre procurei meu espaço, nunca desisti dos meus objetivos e fico feliz que a torcida reconheça o esforço.”
Domingo, ele deverá ter novamente Diego Tardelli como companheiro de ataque. O jogador, que deixou a partida contra o Palmeiras devido a pancada no tornozelo esquerdo, treinou normalmente ontem, mostrando estar recuperado.

Nenhum comentário: