sábado, 20 de novembro de 2010

Atlético e Avaí, que jogam domingo, finalizam em média 11,8 vezes por jogo 16/10/2010 - 07h01

Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte
Adversários neste domingo, às 16h, em Sete Lagoas, em confronto direto contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Avaí apresentam desempenho iguais em número de finalizações a gol após a disputa de 29 rodadas pela competição.
As duas equipes finalizam 11,8 vezes, em média, por partida no Brasileirão, de acordo com levantamento do Datafolha. Porém, o time mineiro leva uma pequena vantagem em relação ao acerto nas conclusões: 4,6, contra 4,4 do rival catarinense, que erra sete disparos por jogo, contra 6,8 do Atlético-MG.
Apesar do número de finalizações serem o mesmo, os dois times não utilizam muito este recurso ao longo dos jogos. Ao lado do Grêmio Prudente, Atlético e Avaí são as três equipes, entre os 20 participantes da Série A que menos finalizam na atual edição do Brasileiro: 11,7 vezes em média.
O líder desta estatística é o Corinthians, que arrisca quase 15 conclusões por jogo, seguido de Santos, com 14,8 finalizações e Grêmio com 14. Além do número de chutes, Atlético e Avaí apresentam igualdade também nos escanteios conquistados, cada um tem em média 5,3 por jogo. Porém, neste quesito, o time de Florianópolis cede mais cobranças para seus adversários, 6,1 contra 5,4 dos mineiros.
O confronto deste domingo, que será disputado na Arena do Jacaré, marca uma disputa direta dos dois times contra o rebaixamento. Em situação complicada no Brasileirão, uma vitória poderá tirar o Atlético o Z4, desde que, Atlético-GO ou Vitória não vençam seus jogos, contra Vasco e Grêmio Prudente respectivamente. Nesse caso, o Avaí entrará no chamado grupo de risco.
O time atleticano ocupa a 18ª colocação na competição, com 28 pontos ganhos, atrás do Atlético-GO, que soma 29. Se vencer e com uma combinação de resultados, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior poderá subir até para a 15ª colocação. Já o Avaí, 16º, com 30, se somar os três pontos, poderá também chegar à mesma posição.

Nenhum comentário: