sábado, 20 de novembro de 2010

Após 10 anos, Atlético-MG volta com vitória ao cenário internacional 14/10/2010 - 00h11

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de 10 anos, o Atlético-MG voltou a disputar um jogo internacional oficial e começou com o pé direito, ao vencer o Independiente Santa Fé, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Esse foi o jogo de ida das oitavas de final da competição e a partida da volta acontecerá daqui uma semana na Colômbia.
O Atlético-MG não enfrentava um adversário estrangeiro, em confronto oficial, desde a disputa das quartas de final da Copa Mercosul em 2000. Naquela ocasião, o time atleticano empatou com o Boca Juniors, em 2 a 2, em La Bombonera, resultado que o classificou às semifinais, já que havia vencido no Mineirão, por 2 a 0. O alvinegro mineiro foi eliminado pelo Palmeiras, em confronto nacional.
Naquela temporada, o Atlético teve mais compromissos internacionais e disputou a Libertadores pela última vez. Na primeira fase, o time mineiro enfrentou Bela Vista, do Uruguai; Cobreloa, do Chile, e Bolívar, da Bolívia. A equipe alvinegra foi eliminada pelo Corinthians nas quartas de final após ter passado pelo Atlético-PR na fase anterior.
Pela Copa Sul-Americana, a participação na edição de 2010 é a quinta do Atlético. Nas outras quatro vezes em que disputou o torneio, a equipe atleticana não enfrentou times estrangeiros, sendo eliminado logo de cara. Este ano, essa situação foi quebrada, quando o alvinegro mineiro, então sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, eliminou o Grêmio Prudente, com vitória, por 1 a 0, em Sete Lagoas, após empate em 0 a 0 no jogo de ida.
Em 2003, a eliminação aconteceu depois que Atlético venceu, na estreia, o Corinthians, por 2 a 0, em São Paulo, mas perdeu para o Fluminense pelo mesmo placar, em Belo Horizonte. Na temporada seguinte, o Goiás foi o algoz atleticano. Na ocasião, o time alviverde venceu por 4 a 2 no Serra Dourada e, no segundo jogo, houve empate em 1 a 1, no Mineirão.
Em 2008, a desclassificação aconteceu para o Botafogo, com duas derrotas: 3 a 1, no Rio de Janeiro, e 5 a 2, no Mineirão. Já na última temporada, o Atlético voltou a ser eliminado pelo Goiás. Com jogadores reservas e juniores, já que priorizava o Campeonato Brasileiro, o time alvinegro deixou a Copa Sul-Americana com derrota em disputa de pênaltis por 6 a 5, após empates em 1 a 1 no Mineirão e no Serra Dourada.

Nenhum comentário: