sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sistema defensivo do Atlético-MG segue como o melhor do returno do Brasileiro24/10/2011 - 10h01

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Dos 12 jogos já disputados pelo returno do Brasileirão, o Atlético-MG não sofreu gols em cinco, o que corresponde a 41,66% do total. Esse percentual ajuda a explicar o fato de a defesa do alvinegro mineiro ser a que menos foi vazada na segunda etapa da competição, de forma isolada, com 10 gols, já que o Bahia, que o acompanhava, sofreu gols na derrota para o Vasco, por 2 a 0, e foi a 12.
No returno do Brasileiro, em quatro vitórias, o Atlético-MG não foi vazado. Isso aconteceu nos 2 a 0 sobre Avaí, Bahia e Fluminense, os dois primeiros na Arena do Jacaré, e o terceiro no Engenhão. O quarto triunfo sem sofrer gols foi no 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na abertura do segundo turno, e também no empate com o América-MG, em 0 a 0.
TIMES MENOS VAZADOS DO RETURNO
CLUBES GOLS SOFRIDOS
1) Atlético-MG 10
2) Bahia 12
3) Corinthians, Figueirense e Coritiba 13
4) Vasco e Internacional 14
São Paulo 15
Ao contrário do primeiro turno, quando sofreu 38 gols em 19 jogos (dois por partida) e sofreu goleadas, no returno, o time atleticano não foi vazado mais do que duas vezes em nenhum compromisso. E isso aconteceu apenas três vezes, nas derrotas para Vasco (2 a 0), Internacional e São Paulo, ambas por 2 a 1. Na primeira fase do Brasileirão, em sete partidas o time atleticano sofreu pelo menos três gols.
O mau desempenho do seu sistema defensivo, no primeiro turno, ainda coloca o Atlético-MG como um dos quatro times que mais sofreram gols ao longo da competição, com 48 gols contra. A média no returno, no entantom melhorou muito e é de apenas 0,83 por partida.
Para o zagueiro Réver, que cresceu de rendimento no returno e até voltou a ser convocado para a seleção brasileira pelo técnico Mano Menezes, não foi apenas a defesa atleticana que evoluiu, mas todo o time, incluindo o setor ofensivo.
“Não só a defesa esteve bem, mas o ataque também, ajudou muito. Sempre digo, que a melhor defesa é o ataque. Não basta a gente ter uma boa defesa, pois a marcação começa com o pessoal lá da frente”, afirmou Réver. Para o técnico Cuca, o Atlético vem atuando com “humildade”, para marcar forte e, quando for o caso, jogar no contra-ataque.
Para Réver, contra o Fluminense, na vitória por 2 a 0, que quebrou o tabu contra os times mineiros, que nunca haviam vencido um jogo naquele estádio, o Atlético atuou como os adversários enfrentam a equipe alvinegra na Arena do Jacaré.
“É assim que eles encaram a gente, e fizemos um esquema forte, com o intuito de somar pontos e conseguimos. Temos agora de focar no Palmeiras para não ser surpreendido dentro de casa”, salientou o zagueiro, referindo-se ao próximo jogo, domingo que vem, diante do alviverde paulista, em Sete Lagoas.

Nenhum comentário: