sábado, 29 de outubro de 2011

Defendendo a bola e o povo

Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:27/10/2011 09:08
Com 20 anos dedicados ao Atlético, pelo qual jogou 504 vezes, de 1935 a 1954, o goleiro Kafunga foi vereador em Belo Horizonte por quatro mandatos. O primeiro deles começou em 1948. Em 26 de outubro de 1947 – uma semana antes o Atlético havia terminado o Estadual como campeão, com vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, em jogo em que o goleiro defendeu um pênalti –, o Estado de Minas anunciava o início de sua campanha.
No dia anterior, Kafunga estivera no Estádio da Alameda e, acompanhado do presidente do América, Alair Couto, conversou com os jogadores profissionais e aspirantes no centro do campo, antes de um treino. O goleiro disse que sua candidatura era a candidatura dos esportistas da cidade, indiferentemente de suas preferências clubísticas e fez questão de ressaltar que, se fosse eleito, defenderia na Câmara Municipal os interesses de todos os jogadores. Kafunga foi aplaudido pelos jogadores do América.
O goleiro mandou confeccionar 30 mil cédulas e as distribuía diariamente no Bar Cinédia e no Café Palhares, no centro da cidade, e na sede do Atlético. Durante a campanha, Kafunga visitou seus colegas em várias clubes, inclusive os amadores. Seus companheiros de equipe também apoiaram a candidatura e assinaram um manifesto pedindo votos para o goleiro. “Os atleticanos trabalham entusiasticamente para levar à Câmara Municipal o seu antigo defensor, como prêmio à sua brilhante carreira no clube, posta à prova através de 13 anos de lutas”, ressaltava o EM de 22 de novembro, véspera das eleições.
Olavo Leite Kafunga Bastos foi eleito pelo Partido Social Democrático (PSD), com 1.119 votos. No mesmo pleito, Otacílio Negrão de Lima recebeu 33.842 votos e se tornou prefeito de Belo Horizonte pela segunda vez. O ex-goleiro atleticano voltou à Câmara Municipal de Belo Horizonte de 1977 a 1982.

Nenhum comentário: