sábado, 29 de outubro de 2011

BNDES assina empréstimo para obras do Mineirão


Mineirão está com suas obras bem adiantadas (Foto: Gil Leonardi/Secom-MG)
Valor liberado é de R$ 400 milhões e foi firmado entre o Banco e a empresa Minas Arena, que cuida da reforma do estádio
LANCEPRESS!
Publicada em 27/10/2011 às 17:41
Belo Horizonte (MG)
Bem adiantado nas obras de reforma visando à Copa do Mundo de 2014, o Mineirão recebeu, nesta quinta-feira, uma boa notícia. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES) e o consórcio Minas Arena Gestão de Instalações Esportivas S.A. assinaram um contrato de financiamento para cobrir gastos da reforma do estádio da Pampulha. O valor estipulado pelo acordo chega aos R$ 400 milhões.
Formado por três empresas de engenharia (Construcap, HAP e Egesa), o consórcio ficará encarregado de todas as reforças e pela operação do estádio ao longo de 27 anos. A reforma do Mineirão está sendo feita através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo de Minas Gerais e o consórcio composto pelas três empresas de engenharia.
O contrato da Minas Arena com o BNDES foi resguardado por fortes garantias apresentadas pela empresa. Foi preciso assegurar cerca de 130% do valor total do financiamento. A taxa de risco a ser paga pela Minas Arena não foi divulgada, mas varia entre 1% e 3,75%.
Segundo a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (SECOPA-MG), a assinatura do contrato explicita a toda a confiança depositada em cima da sede mineira.
- Para o Governo de Minas, o resultado desse contrato vem de um processo que demonstra confiança do BNDES na reforma do Mineirão – explicou a assessoria de imprensa da SECOPA-MG, em contato com o LANCE!NET.
O Mineirão é, sabidamente, o estádio com as obras mais avançadas para a Copa do Mundo. O palco do futebol mineiro abrigará seis partidas do Mundial, entre elas uma semifinal, e também será usado na Copa das Confederações, em 2013.
- O segredo do sucesso da modernização do Mineirão está na eficiência do seu planejamento e sua gestão, que vão trazer para a sociedade um estádio bonito, moderno, a um custo excelente e dentro do prazo estipulado – finalizou o comunicado da SECOPA-MG.

Nenhum comentário: