sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Galo tem histórico de jogos que marcam arrancadas


Cuca espera que vitória sobre o Fluminense seja um marco para o Galo (Foto: Cléber Mendes)
Nas vezes em que lutou contra o rebaixamento, Atlético sempre teve uma partida marcante em seu caminho
LANCEPRESS!
Publicada em 24/10/2011 às 09:00
Belo Horizonte (MG)
Para vencer a guerra contra o rebaixamento em 2011, o Atlético ainda precisa superar mais sete batalhas até chegar à 38ª e última rodada do Brasileirão. Porém, um passo muito importante para alcançar o objetivo final foi realizado no sábado passado.
A vitória imponente conquistada sobre o Fluminense, que vinha com status de melhor campanha entre os 20 clubes do returno da competição nacional e no Engenhão, onde o Galo havia feito nove partidas e perdido todas, pode ser o marco para a arrancada decisiva.
Nas lutas contra o rebaixamento, historicamente o time alvinegro sempre tem um resultado expressivo que define a recuperação. Assim aconteceu em 2004, 2007, 2008 e 2010 (veja mais no quadro) e os jogadores, comissão técnica, diretoria e torcedores esperam que não seja diferente neste ano.
Cuca tem experiência no assunto e acredita que a vitória fora de casa seja o algo a mais que a equipe estava precisando. Em 2009, quando dirigia o Tricolor Carioca, a fantástica reação aconteceu desta maneira. O time perdia para o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, mas conseguiu virar para 3 a 2 e na sequência do campeonato acabou se livrando da degola na última rodada.
– Quem luta lá embaixo e a torcida do Fluminense conhece bem isso, precisa ter uma partida como marco. Em 2009 foi contra o Cruzeiro, quando o time perdia por 2 a 0 e virou. E eu falava isso com jogadores, que precisaríamos de vencer fora de casa. Agora temos dois jogos em casa, não quer dizer que vamos escapar, mas de qualquer maneira dá confiança – disse Cuca.
Na reta final da competição nacional, o Galo ainda terá sete jogos pela frente. Nas duas próximas rodadas, os compromissos serão dentro de casa, diante de Palmeiras e Grêmio. Em caso de dois resultados positivos consecutivos, o time poderá ficar numa situação privilegiada, com 39 pontos somados.
Partidas que marcaram arrancadas do Galo contra o rebaixamento:
14/11/2004
Atlético 6 x 1 Flamengo
A goleada histórica sobre o rival em Ipatinga foi importante para o time não cair.
3/10/2007
Grêmio 2 x 2 Atlético
O Galo buscou por duas vezes o empate no Olímpico e encerrou o campeonato com dez jogos de invencibilidade.
2/11/2008
Atlético 2 x 1 Botafogo
O Galo não vencia o Bota há sete anos, mas com dois gols do zagueiro Leandro Almeida arrancou para a recuperação.
13/11/2010
Atlético 4 x 1 Flamengo
Em outra goleada sobre o rival rubro-negro, diante de Vanderlei Luxemburgo, seu ex-técnico, o time conseguiu se recuperar e não foi rebaixado.

Nenhum comentário: