sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Em dose homeopática

Animado com a bela vitória sobre o Fluminense e fora da zona de rebaixamento, o Galo prefere não fazer projeções. Até o final, vai pensar em um adversário de cada vez
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:24/10/2011 08:42
Embalado pela boa vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, sábado, quebrando o tabu de nunca ter somado pontos no Engenhão, o Atlético se prepara para tentar engatar sequência vitoriosa com dois jogos seguidos em casa, contra Palmeiras e Grêmio, domingo e no dia 5 de novembro. Mas, ao contrário do que ocorreu na primeira quinzena deste mês, o técnico Cuca não pretende fazer projeções. A intenção é pensar em um adversário de cada vez, somando os pontos necessários para ficar bem perto de afastar definitivamente o fantasma do rebaixamento.
A chegada de outubro trouxe a esperança de que o Galo iria conseguir a arrancada que o tiraria da área da degola, pois faria três jogos seguidos na Arena do Jacaré, diante de Ceará, América e Santos. Na ocasião, o treinador alvinegro projetou a conquista de ao menos sete pontos. Logo diante dos cearenses, houve empate por 1 a 1, com os donos da casa jogando quase todo o segundo tempo com dois jogadores a mais. No clássico, nova igualdade, só que sem gols, o que levou por água abaixo os planos atleticanos. A situação só não foi pior porque a equipe conseguiu bela vitória por 2 a 1 sobre o Santos.
Como “Galo escaldado tem medo de água fria”, as projeções estão proibidas no clube, ou ao menos não serão mais tornadas públicas. “Não vamos fazer planos para esses dois jogos, no momento vamos pensar só no Palmeiras. Tenho certeza de que vamos ter 18 mil torcedores lotando a Arena do Jacaré e nos ajudando a conquistar a vitória, que será muito importante”, afirmou Cuca, que terá novamente a semana inteira para preparar a equipe até o próximo compromisso.
Como seus comandados, ele comemorou bastante o resultado conquistado no Engenhão, inédito para um time mineiro. Mas alerta que ainda há muito a ser feito. “Foi um jogo marcante para buscarmos a arrancada nesta reta final de Brasileiro. Só que tem que ser o primeiro de uma sequência, pois não significa que, com esse resultado, tenhamos escapado do rebaixamento. Mas claro que ele dá um ânimo e uma confiança maior para nós e para o torcedor”, disse.
O treinador cita o exemplo de 2009, quando comandava o Fluminense, que conseguiu escapar do rebaixamento ao ficar invicto nas últimas nove rodadas. “Naquele ano, a partida que marcou a arrancada foi contra o Cruzeiro, na qual estávamos perdendo por 2 a 0 e viramos para 3 a 2 (no Mineirão). Falei para o pessoal durante a semana que precisávamos de uma vitória que fosse o marco fora de casa, e ela veio.”
Contra o tricolor carioca, o Galo saiu na frente logo aos 10min, em cobrança de pênalti de Daniel Carvalho. A partir de então, se fechou bem na defesa, atraindo o adversário e conseguiu ampliar aos 45min. Segundo o treinador, a estratégia se mostrou perfeita. “Nós fomos humildes no jogo, nos propusemos a marcar e ser eficazes nas chances que tivéssemos. Era um jogo de um time que luta para ser campeão e um que luta para não cair. Se você não fizer esse tipo de jogo na casa do adversário, acaba surpreendido, como fomos contra o Vasco. Fomos diferentes em relação ao jogo da semana passada”, disse Cuca.
No estaleiro A comissão técnica deu folga ontem para os jogadores, que se reapresentam hoje. Para a partida com o Palmeiras Cuca terá a volta do volante Serginho, que cumpriu suspensão contra o Fluminense. Por outro lado, ele aguarda a palavra dos médicos quanto à liberação dos atacantes Magno Alves e Guilherme, que tratam contusões musculares.
Na Copa São Paulo
Campeão das edições de 1975, 1976 e 1983 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Atlético conheceu ontem seus primeiros adversários na luta pelo quarto título da tradicional competição, que será em janeiro. O Galinho está no Grupo R, com sede em Porto Feliz, e terá como adversários o Desportivo Brasil-SP, Criciúma e CRB. A comissão técnica, comandada por Rogério Micale, aguarda agora a divulgação da tabela para definir o planejamento da equipe.

Nenhum comentário: