sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atlético-MG de um sprint final no Brasileirão

Cruciais para evolução do Galo no Brasileiro, Carlinhos Neves e Manoel dos Santos aprimoram físico do elenco neste fim de ano
Felipe Ribeiro
Thiago Fernandes
Publicada em 26/10/2011 às 09:00
Belo Horizonte (MG)
Nesta reta final de Campeonato Brasileiro, a aposta do Atlético é que o time mais preparado fisicamente prevalecerá sobre os demais. Não é à toa que ontem, no treinamento ocorrido no período da manhã, na Cidade do Galo, os preparadores físicos, Carlinhos Neves e Manoel dos Santos, intensificaram os seus trabalhos.
No primeiro treino físico desta semana, os atletas simularam seus esforços no momento dos jogos, o que deu um panorama geral quanto ao condicionamento do elenco. Usufruindo dos equipamentos do centro de treinamentos alvinegro, Carlinhos e Manoel dividiram os grupos de acordo com as características físicas dos jogadores.
– Fizemos apenas um trabalho de rotina. Essa atividade é inspirada no próprio jogo, nas distâncias percorridas pelos atletas. Eles trabalham em uma velocidade aproximada da maior que percorrem no jogo e com controle de frequência cardíaca, dentro de uma média do jogo. Foi um treino específico, dividindo atletas por características, com a ideia de aproveitar a semana sem jogos – disse Carlinhos Neves.
A dupla de preparadores chegou a Belo Horizonte no fim de agosto, logo após a contratação de Cuca. Com o trabalho de ambos, o Galo teve uma considerável evolução na parte física. Carlinhos, porém, evita dizer que o melhor rendimento do Galo ocorreu devido ao trabalho implantado por ele e Manoel:
– Jamais admitiria que o físico é fator isolado. A parte física está ligada à técnica, tática, mental e comportamental. O grupo está bem mais homogêneo e percebemos isso quando Cuca faz alterações e coloca um jogador não considerado titular e ele vai bem, como no caso do Mancini e do Eron. Hoje, encontramos padrão de treinamento físico e tático e aí o resultado começa a aparecer.
O Alvinegro ainda terá sete jogos pela principal competição nacional para escapar do descenso. Para atingir sua meta com folga, o Atlético necessita de, pelo menos, quatro triunfos neste fim de campeonato.

Nenhum comentário: