terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Com uma competição a menos em 2012, Atlético-MG tenta evitar outro ano 'em branco' 26/12/2011 - 06h02

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Comentários 4A temporada 2011 do Atlético-MG foi marcada pela ausência de títulos e pela luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Para evitar passar outro ano ‘em branco’, o time mineiro tenta se reforçar para ter um 2012 de conquistas, porém disputará uma competição a menos em relação aos últimos quatro anos, uma vez que não se classificou para a Copa Sul-Americana.
Sem a competição internacional, o Atlético participará de três competições em 2012: o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, que serão disputados no primeiro semestre, e o Campeonato Brasileiro, que vai de maio a dezembro.
A temporada que se encerra foi desastrosa para a torcida atleticana. O Atlético foi superado pelo arquirrival Cruzeiro na final do Estadual e terminou como vice-campeão mineiro. Na Copa do Brasil, não passou da segunda fase, ao ser eliminado pelo Grêmio Prudente. Pela Sul-Americana, foi despachado pelo Botafogo e sequer atingiu a fase internacional.
A campanha do Brasileirão também decepcionou a torcida. Com Dorival Júnior à frente, o Atlético rendeu abaixo do esperado e, como ocorreu em 2010, passou a brigar para não ser rebaixado. A reação veio no returno, já sob o comando de Cuca. O alívio ocorreu na penúltima rodada, quando o time goleou o Botafogo por 4 a 0 e afastou matematicamente o risco de queda para a Série B.
Porém, na última rodada, a torcida atleticana se encheu de expectativa com a possibilidade de rebaixar o Cruzeiro para a segunda divisão. Era um final ideal para um ano tão complicado quanto sofrido. Relaxado e apático em campo, o time alvinegro levou uma goleada histórica do arquirrival, por 6 a 1, e voltou a decepcionar os torcedores.
Entre os jogadores, restou lamentar a temporada negativa e encontrar alento na permanência do time na Série A. “É importante frisar para os torcedores atleticanos que não era esse no nosso objetivo. Não foi esse plano que a gente traçou para o início do ano, mas no final de tudo acarretou que a fuga do rebaixamento ficasse em primeiro plano e graças a Deus a gente conseguiu esse objetivo, o que era cabível no momento”, observou Richarlyson, em entrevista a Rádio Itatiaia.
O volante espera que a base de 2011 seja mantida para que o Atlético volte a conquistar títulos. “Eu tenho quase certeza que vai ser um ano de 2012 muito positivo para o Atlético e com certeza a gente não vai estar brigando para a fuga do rebaixamento, a gente vai estar brigando por algo maior”, ressaltou Richarlyson.
Até o momento, a diretoria atleticana anunciou duas contratações. O volante Leandro Donizete, que veio do Coritiba, e o meia-atacante Danilinho, emprestado até o final de 2012 pelo Tigres, do México. Cuca aprovou os dois jogadores, mas espera mais dois ou três reforços.

Nenhum comentário: