segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Retomar a hegemonia

Com apenas dois títulos em 11 anos, meta é mudar o panorama a partir de 2012
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:23/01/2012 07:00
Com apenas dois títulos do Campeonato Mineiro conquistados na primeira década do século 21 (2007 e 2010), o Atlético quer mudar o panorama a partir deste ano, retomando a hegemonia estadual. O clube é o maior vencedor do torneio, com 40 conquistas, mas viu o rival Cruzeiro ameaçá-lo – já são 36 troféus locais, sendo seis nos últimos nove anos.
Para atingir o objetivo, o clube mudou a estratégia. Em vez de apostar na contratação de muitos jogadores, como em anos anteriores, agora manteve a base da equipe que teve bom desempenho na reta final do Campeonato Brasileiro’2011 e buscou contratações pontuais: chegaram o zagueiro Rafael Marques, o volante Leandro Donizete e os armadores e atacantes Danilinho e Escudero. Isso não significa, porém, que a estrutura e esquema tático serão mantidos. Ao contrário, o técnico Cuca, que não conta com armador clássico no grupo, deverá apostar em um time leve, no qual os jogadores não guardarão posição e que deverá ter na velocidade uma de suas principais características.
Com o intuito de ter um grupo menor, mais fácil de trabalhar, o treinador liberou quase duas dezenas de atletas. Para não ter problemas durante o Estadual, ele aposta em atletas versáteis, que atuam em mais de uma posição, como os volantes Richarlyson, que também joga na lateral esquerda e até na zaga, e Serginho, que se dá bem na lateral direita, além do armador Bernard, que faz as vezes de atacante.
Não está descartada a chegada de novos reforços, principalmente um armador e um atacante de área. Porém, a diretoria alega que só vai fazer contratações se surgirem boas oportunidades no mercado.
PREPARAÇÃO Como em outros anos, o Galo deverá aproveitar a primeira fase do Mineiro para se preparar para as outras competições que disputará na temporada, no caso, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Porém, todos estão alertas para possíveis dificuldades na primeira fase, principalmente porque alguns times do interior costumam estar mais azeitados por terem começado a treinar antes dos times da capital.
Como foi o último time da capital a voltar das férias, o alvinegro usará as primeiras rodadas como parte da pré-temporada. O objetivo é ganhar ritmo de jogo e chegar em ponto de bala ao fim da primeira fase. Com isso, o time entrará embalado nos mata-matas.

Nenhum comentário: