segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rafael Marques:´´ Quero confundir a cabeça de Cuca´´

Rafael Marques treinou entre os titulares na última semana (Foto: Ramon Bitencourt)
Zagueiro chega ao Atlético-MG disposto a dificultar a vida do treinador na escolha da zaga titular
Frederico Ribeiro
Publicada em 23/01/2012 às 13:59
Belo Horizonte (MG)
Rafael Marques foi enxergado como uma contratação do Atlético-MG que beirava a desnecessidade. O rótulo não foi dado devido a qualidade do jogador - que passou três temporadas no Grêmio como titular habitual - mas sim pela grande quantidade de zagueiros que o Galo já possuia.
Eduardo Maluf, diretor de futebol do Galo, classificou a chegada de Rafael Marques como uma oportunidade que, mesmo não estando na pauta do clube mineiro, não poderia passar em branco. E oportunidade é a palavra chave do novo xerifão alvinegro, que terá um desafio difícil para ser titular no Galo e desbancar Réver ou Leonardo Silva na dupla de zaga.
Em conversa exclusiva com o LANCENET!, Rafael afirma que chega ao novo clube disposto a enfrentar o grande desafio e ainda revela que pretende permanecer por muitos anos na nova equipe.
LANCENET!: Nesses primeiros dias de Atlético, quais foram as suas primeiras impressões do clube?
Rafael Marques: Fiquei impressionado com a estrutura do clube, é a melhor que eu já trabalhei e poder ter trabalhar no Atlético Mineiro tem sido muito bom. Encontrei um grupo maravilhoso, os jogadores me receberam muito bem. Fui cumprimentado por todos os funcionários do clube. Já sabia que a torcida do Galo é apaixonante, que apoio o time, independente da situação, e que tem força para levar o time a ganhar.
LNET!: Você tem experiência em jogar por times grandes, como Grêmio e Botafogo e já está acostumado com a pressão de torcidas de massa. No Atlético não vai ser diferente, você lida bem com isso?
A cobrança dos torcedores de time grande é natural, é inerente ao futebol. Ela passa a ser importante à medida em que serve para manter o altleta em um alto rendimento, sem deixá-lo se acomodar com o trabalho.
LNET!: Na sua apresentação, você disse que escolheu o Atlético porque era a melhor escolha para a sua carreira. Na sua visão, o clube mineiro tem capacidade de conquistar títulos neste ano?
Na minha visão sim, sem sombras de dúvidas. Com a estrutura que possui, pelas condições de trabalho, o Galo tem condições de brigar no topo da tabela. Cheguei ao clube e notei que o Galo possui um grupo muito ambicioso. Percebi que todos os jogadores tem essa consciência de que os títulos devem ser a principal meta de um clube grande como o nosso.
LNET!: Com a lesão do Leonardo Silva, o Cuca o escolheu como titular nos treinos, mesmo com outros jogadores da posição ter mais tempo de clube. Isso demonstra que o treinador tem muita confiança no seu futebol?
E o que eu sempre digo, não basta ter confiança, é preciso mostrar que está apto para jogar. O jogador adquire confiança do treinador com o trabalho no dia a dia. Eu respeito a todos os zagueiros do Galo, o Lima, Werley, Luiz Eduardo. Futebol é oportunidade e eu vim para o Galo em busca do meu espaço.
LNET!: O torcedor do Galo gosta muita da dupla Leonardo Silva e Réver. Quando a torcida ficou sabendo da sua contratação, ela imaginava que você será apenas um reserva da posição. As suas pretensões são essas ou a titularidade é um objetivo de qualquer jogador, independente da concorrência?
Com toda a certeza. Todo jogador que se preze deve lutar pela titularidade. Como já disse, eu respeito os outros zagueiros. Quem estiver melhor vai atuar. Estou muito feliz no clube e vou trabalhar para tentar confundir a cabeça de Cuca na formação da defesa. Eu tenho convicção de que posso ajudar muito o Atlético. Um time pode ganhar alguns jogos, mas para conquistar um campeonato, é necessário ter um elenco forte. Ter bons zagueiros nunca é demais. O ano é longo e ter um elenco com jogadores de qualidade é essencial.
LNET!: Você é conhecido por fazer muitos gols de cabeça. Qual o seu segredo de ser tão eficiente na bola aérea ofensiva, sendo que outros zagueiros com estatura alta não conseguem ter um aproveitamento tão bom quanto você?
Tudo faz parte do treino, sempre busco trabalhar e conversar com os laterais para criar uma afinidade, uma confiança na hora do jogo. Para que, quando os laterais foram usar a jogada aérea, irão saber onde eu estarei. No Grêmio, sempre treinavamos no Olímpico essas jogadas e, na hora do jogo, consegui ter sucesso devido as repetições. Eu sempre procuro escutar as orientações dos treinadores. Eles são experientes e conhecem o caminho certo para o gol.
LNET!: A prioridade do zagueiro é na parte defensiva, mas você se destaca muito pelos gols de cabeça. Esse pode ser seu grande triunfo para conseguir a titularidade?
Pode sim. O zagueiro tem que ser duro, simples e objetivo. Mas deve corresponder quando é chamado para ajudar lá na frente. Hoje em dia, as bolas paradas decidem jogo. Então, as oportunidades nesse tipo de lance devem ser aproveitadas ao máximo.
LNET!: Você chegou a ser titular absoluto no Grêmio e saiu do clube. Qual foi o motivo?
Foram três anos e meio de Grêmio. A diretoria do clube mudou, o treinador também. Eles queriam que eu ficasse, mas eu decidi que era hora de respeirar novos ares e surgiu a chence de vir a Belo Horizonte para defender outra equipe da elite do futebol. Estou muito empolgado com esse começo no Atlético e espero dar muitas alegrias para torcida.
LNET!: Você gosta de ficar por um certo tempo nos clubes, no Galo será igual?
Sim. Eu sempre busco cumprir meus cotratos até o fim. É necessário ficarmos muito tempo no clube para conhecermos a história dele, nos indentificarmos com tudo que está a volta da instituição. Só assim poderemos marcar nossa estadia na história do clube.

Nenhum comentário: