quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vestiários, cadeiras e acabamentos travam entrega do Independência "no prazo"


Previsto para o fim de fevereiro, estádio deverá receber jogos apenas no meio de março; secretário da Copa explica que as chuvas atrapalharam andamento das obras
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:25/01/2012 13:35
Atualização:25/01/2012 14:24
América, Atlético e Cruzeiro ainda terão de contar com a Arena do Jacaré por mais da metade da primeira fase do Campeonato Mineiro deste ano. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou oficialmente nesta quarta-feira que a entrega do Independência terá novo atraso.
“Tivemos um atraso de duas semanas. No mês de novembro, tivemos 400 milimetros de chuva, em dezembro, praticamente 800 milimetros. Na primeira quinzena de janeiro, 300 milimetros. São 1500 em dois meses. Qualquer obra, inclusive uma obra na casa da gente, com chuva torrencial, atrasaria. Os operários, por exemplo, não podem ficar nos andaimes por questão de segurança”, explica o secretário Sérgio Barroso, que recebeu a imprensa em visita ao estádio, no bairro Horto.
“O vestiário vai ser coberto com uma lona tensionada. Ela teve que ser parada por um período. Houve sim um atraso de 13 ou 14 dias que estamos tentando recuperar. Por isso a obra vai ser entregue no final de fevereiro, para que o primeiro jogo do estádio seja em março”, complementa.
O Independência estava previsto, no seu último prazo, para a semana final do mês de fevereiro, entre os dias 22 e 29. Agora, a expectativa é de que o primeiro jogo no estádio seja na segunda quinzena do mês de março. Questionado sobre a possibilidade de o prazo se estender novamente, Sérgio Barroso rechaçou.
“Não estamos considerando isso (um novo atraso). É claro que você não pode considerar um intempérie de tempo, mas, na nossa previsão, não vamos atrasar mais”.
Além dos vestiários, outros pontos ainda precisam ser finalizados. “Já temos 16 mil e 500 cadeiras colocadas das 25 mil. Está faltando o vestiário e, acima dele, colocar a lona tensionada, que vai ficar uma obra muito bonita. Além dos acabamentos dos elevadores, banheiros e bares”.
Sérgio Barroso ainda afirmou que, apesar do atraso, o preço do novo Independência não mudou. “O investimento continua inalterado. É na faixa de R$ 130 milhões”.
Jogo de reabertura
Não existe mais a possibilidade de a Seleção Brasileira, principal ou mesmo a olímpica, fazer o jogo de reinauguração do Independência.
“Decidiu-se privilegiar o Campeonato Mineiro, que é o que temos de melhor. Vai ser o Mineiro. Estamos decidindo com os clubes e a Federação Mineira de Futebol, qual vai ser o jogo. Mas ele não deverá passar da metade de março”, disse Sérgio Barroso.
Ao Superesportes, o presidente da FMF, Paulo Schettino, afirmou, nesta terça-feira, que o América deverá fazer o primeiro jogo do estádio. Como um clássico está praticamente descartado para a reabertura, a partida do Coelho ante o Boa, no dia 18 de março, ganha força.
Segundo Sérgio Barroso, a Seleção Brasileira ainda deverá jogar no Independência, possivelmente no meio do ano. “O que estamos olhando de novo com a CBF é para trazer a Seleção Brasileira para o meio do ano. Mas existe uma dificuldade de datas e de uma definição entre a Seleção principal e a olímpica. Mas, o compromisso da CBF continua, de fazer um jogo da Seleção Brasileira, aqui no Independência”, garantiu.

Nenhum comentário: