quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atlético e Cruzeiro mantém rivalidade acesa na temporada



Cuca e Vagner Mancini em ação por Atlético e Cruzeiro, respectivamente (Fotos: Bruno Cantini e Washington Alves/Vipcomm)
Rivais de Minas Gerais fazem forte pré-temporada para chegarem preparados no Campeonato Mineiro
Diogo Maia
Frederico Ribeiro
Marcellus Madureira
Publicada em 25/01/2012 às 07:00
Belo Horizonte (MG)
A rivalidade entre Atlético-MG e Cruzeiro, independentemente de se enfrentarem, dura a temporada inteira. Em 2012 não será diferente e o primeiro embate entre as duas equipe rivais acontece ainda na pré-temporada, no confinamento da Cidade do Galo e da Toca da Raposa 2.
O Cruzeiro começou a corrida primeiroe se reapresentou cinco dias antes do clube alvinegro. Aproveitando o adiamento de sua estreia no Mineiro, o time celeste terá pré-temporada mais longa que seu rival. O Galo despertou apenas no dia 9 e já está em sua última semana de preparação para o primeiro jogo oficial.
Enclausurados nos respectivos Centros de Treinamento, os elencos de Cruzeiro e Atlético iniciaram as primeiras semanas focados no aprimoramento da condição física após o longo tempo longe dos gramados.
Mas, diferentemente dos celestes, a comissão técnica alvinegra apostou nos trabalhos físicos utilizando a presença da bola como um aspecto diferencial. Fato que arrancoumuitos elogios do técnico Cuca.
– No trabalho do Carlinhos, que eu acho que é um dos melhores do Brasil, a bola está sempre presente. Isso me ajuda na hora que eu for para o campo treiná-los – avaliou o treinador atleticano, que quer ver um Galo ofensivo e vem escalando o time com um volante e três meias.
Com um bom tempo para se preparar, Vágner Mancini tem o desafio de reformular completamente o time e vive a expectativa da permanência de Montillo.
– Estamos em uma fase de remodelação, o Cruzeiro é um time que vinha jogando há quatro anos de uma forma. Tivemos a saída de alguns atletas mais experientes, estamos tentando compensar com uma equipe bem competitiva – disse o treinador.
Neste aspecto, o Galo leva vantagem, já que o técnico Cuca conta com uma base titular já formada. Utilizando estratégias próprias, os eternos rivais poderão comparar os trabalhos da pré-temporada no dia 8 de abril, na 10ª rodada do Estadual, quando se enfrentam na Arena do Jacaré.
Raposa prioriza o Mineiro
O treinador da Raposa, Vágner Mancini, corrobora com a opinião o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, e diz que clubes grandes como é o caso de Cruzeiro e Atlético, têm, sim, a obrigação de conquistar o Estadual:
– Eu também sou da opinião de que é obrigação o Cruzeiro vencer. Respeitamos muito os adversários. Mas temosmuitas chances de chegarmos à final e aí vamos decidir dentro de campo - declarou o treinador, que sabe que o seu futuro no clube está em alcançar, pelo menos a decisão.
O Cruzeiro defende o bicampeonato da competição e é o segundo maior vencedor do torneio com 36 títulos, quatro atrás do rival alvinegro, que possui 40 conquistas. O time estreia no torneio apenas no próximo fim de semana. No domingo, dia 5 de fevereiro, o time celeste encara o Guarani, de Divinópolis, às 17h, na Arena do Jacaré.
Estadual vira obrigação no Galo
O mandatário do Atlético, Alexandre Kalil, revelou que o alvinegro entrará na disputa do Campeonato Mineiro de 2012 não como favorito, mas tendo a obrigação de ser conquistá-lo.
– O Atlético valoriza o Mineiro. Pela primeira vez, em muitos e muitos anos, o Atlético tem a obrigação de ser o campeão mineiro. Nós viemos com uma base pronta e com contratações pontuais. Temos a obrigação sim, não somos os favoritos, mas temos essa obrigação – disse Kalil, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Segundo o presidente, a competição estadual passa por um bom momento e está valorizada financeiramente.
– No ampeonato Mineiro houve uma progressão espetacular. Hoje, se paga seis milhões, mais do que a Libertadores, se levar em conta o número de jogos. Hoje é completamente diferente – avaliou.

Nenhum comentário: