segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Galo rápido e marcador

Cuca arma equipe para pressionar adversário e sair em velocidade nos contra-ataques na estreia contra o Boa, domingo, na Arena do Jacaré. Acerto do time vai exigir paciência
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:23/01/2012 07:00
Um time equilibrado, com marcação por pressão e saída de bola rápida – tanto pelo lado esquerdo quanto pelo direito – e com volume de jogo. É assim que o técnico Cuca deseja ver o Atlético diante do Boa, domingo, às 17h, na Arena do Jacaré, na estreia do Campeonato Mineiro. Por isso, ele aproveitará a última semana de pré-temporada para fazer ajustes na equipe e testar opções táticas diferentes das que foram utilizadas até agora. Mas ele está ciente de que a preparação do time alvinegro se estenderá até as primeiras rodadas da competição e mantém a paciência em relação ao acerto do time.
A maior preocupação de Cuca é a marcação. A ideia de sacar o prata da casa Fillipe Soutto e colocar o recém-chegado Leandro Donizete (ex-Coritiba) foi justamente para dar dinâmica ao meio-campo. No jogo-treino contra o Villa Nova (vitória por 3 a 2), sexta-feira, na Cidade do Galo, o novo contratado foi constantemente orientado pela comissão técnica. Sua função é dar equilíbrio ao lado direito, auxiliando o veloz Danilinho nos contra-ataques.
“Pretendemos ter uma equipe mais solta, com uma contenção um pouco maior pelo lado direito. A ideia inicial é essa. Temos 16, 17 jogadores que lutam pelo mesmo espaço. A gente trabalhou com o Donizete e o Pierre até para ter um equilíbrio maior. O time estava tenso para o lado esquerdo. Corrigimos esse problema”, explica Cuca, que terá a chance de observar a equipe no jogo-treino contra a Tombense, quarta-feira, também em Vespasiano.
RESPONSABILIDADE Leandro Donizete não se incomoda de ocupar o lugar de um dos xodós da torcida. Ao contrário, admite que sua responsabilidade aumentará e promete fazer o máximo para agradar os fãs e o treinador. Aos 29 anos, o jogador espera conquistar o espaço e até chegar a voos altos na carreira: “Temos um grupo com bons jogadores e qualquer um que entrar, certamente honrará a camisa do Atlético. Sou amigo do Fillipe Soutto, que fez grande temporada no ano passado, e eu o respeito muito. Entendemos que o Cuca quer fazer o melhor para a equipe”.
No Coritiba, o jogador foi um dos amuletos do técnico Marcelo Oliveira, que o escalava sempre como segundo volante, com liberdade para chegar ao ataque e até aparecer como elemento surpresa em cobranças de falta e escanteios. No Galo, ele assume função parecida e terá que se movimentar muito para dar a dinâmica que Cuca deseja.
Depois de dois dias de folga, os jogadores se reapresentam hoje à tarde, na Cidade do Galo. O treinador usará as atividades táticas para trabalhar a posse de bola, que considerou ter sido um dos pontos francos do time atleticano diante do Villa.

Nenhum comentário: