sábado, 28 de janeiro de 2012

Atlético-MG encontra nova muralha na defesa

Com a lesão de Léo Silva, Rafael Marques ganha chance e forma boa dupla de zaga com Réver
Frederico Ribeiro
Vinícius Las Casas
Publicada em 28/01/2012 às 07:00
Belo Horizonte (MG)
O técnico do Atlético-MG, Cuca começou 2012 sabendo que deveria escolher um substituto de Leonardo Silva para os trabalhos de pré-temporada. Lesionado, o capitão do time só foi ao campo para se exercitar nos últimos dias de preparativos para a estreia no Mineiro, após ficar mais de um mês no Departamento Médico.
O comandante alvinegro, mesmo tendo quatro opções para a vaga - Luiz Eduardo, Werley, Lima e Rafael Marques - não mostrou indecisão e escolheu Rafael Marques para formar a dupla de zagueiros com Réver.
No primeiro coletivo do Galo e nos dois jogos-treino realizados, as novas "Torres Gêmeas" do Galo mostraram ter um entrosamento
imediato e deram conta do recado.
- Criamos uma consistência defensiva bem forte e não levamos gols nos jogos-treino que fizemos. Quando você tem uma equipe compacta, que leva poucos gols, a possibilidade de ganhar o jogo é muito grande - avaliou Rafael Marques.
Uma das razões que explicam essa rápida identificação entre Rafael Marques e Réver é a amizade de longa data, construída entre eles, quando ambos jogavam em Porto Alegre (RS), com a camisa tricolor do Grêmio.
- Joguei com o Rafael no Grêmio e acabamos criando uma amizade entre nossas famílias. Ele é muito bom jogador - declarou Réver, ao seu site oficial.
Para o recém-chegado jogador, já promovido ao time titular, encontrar um rosto conhecido no novo clube é benéfico não só na conquista de um espaço no Galo, mas, também, na adaptação à nova realidade na carreira.
- Conhecer o Réver me ajudou bastante na minha adaptação. Nós temos uma amizade fora de campo. Isso facilita bastante no nosso setor defensivo. O trabalho de pré-temporada ajudou também para que chegassemos na estreia contra o Boa, na ponta dos cascos - disse Rafael Marques.
Léo Silva está perto de se recuperar de lesão
Por dois dias consecutivos, Leonardo Silva correu em volta do campo principal da Cidade do Galo. Os piques dados pelo capitão alvinegro,
na tarde de ontem, durante o treinamento dos demais atletas, demonstrou que o zagueiro já está no estágio final do tratamento de sua lesão na coxa esquerda.
Em meio a felicidade de poder voltar a jogar futebol, Léo Silva também vive a expectativa de saber se irá retornar ao time e encontrar seu lugar de titular garantido.
A preocupação do defensor se deve ao fato de que Rafael Marques soube aproveitar bem a ausência do camisa 4 e mostrou um bom trabalho neste período de pré-temporada, com uma dupla de zaga tão eficiente quanto a que se destacou no segundo turno do último Brasileirão.
Resta a Léo Silva correr atrás do prejuízo e suar a camisa para entrar no mesmo ritmo dos demais atletas.
Nova dupla de zaga é fatal na bola aérea
Réver e Rafael Marques são sólidos defensivamente. Mas uma das grandes armas dessa nova dupla alvinegra é o jogo aéreo nas bolas
paradas ofensivas.
Rafael Marques solidificou sua fama de zagueiro-artilheiro no Grêmio e conseguiu conquistar a maior média de gols marcados por um defensor com a camisa do tricolor gaúcho, com 0,11 gols por jogos.
Por sua vez, Réver sempre foi considerado um expert nesse tipo de jogada e conseguiu se destacar no ano passado pelos gols feitos não só de cabeça, mas, também, com os pés.
- Sempre procuro me comunicar com os laterais, com os cobradores, para ter entrosamento na hora dos escanteios e da falta. Tudo é questão de trabalho e treinamento - explicou Rafael Marques.
À princípio, o torcedor atleticano pode esperar uma artilharia pesada na área do adversário, pois, nesse primeiro mês de Atlético-MG, Rafael Marques continua com a cabeça afiada e, na última sexta-feira, deixou mais dois gols durante o treino tático comandado por Cuca.

Nenhum comentário: