terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Gradeamento poderá dar lugar a barras nos guarda-corpos do Independência Polêmica


Visão do assento no anel superior

Visão do torcedor será prejudicada e Ministério Público cobra soluções dos responsáveis
Segundo Corpo de Bombeiros, declividade da arquibancada exige guarda-corpo fechado
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:31/01/2012 14:35
Atualização:31/01/2012 14:39
Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais trabalham com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a fim de buscarem uma solução para o problema de visibilidade da arquibancada superior do novo Independência. Guarda-corpos preenchidos com barras poderão ser escolhidos para substituírem o modelo gradeado, já instalado.
O Superesportes conversou com o Coronel Altamir Penido, comandante do Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável por laudos de liberação dos estádios mineiros. “Vamos nos reunir com o Ministério Público e a Secopa para tentar uma solução. O guarda-corpo deve ser preenchido. Mas a opção pelo gradeamento foi do engenheiro responsável pela obra. Acredito que é até mais seguro. Mas nós aceitaríamos também outras opções, como barras longitudinais ou verticais”, explica.
A exigência técnica é de que uma esfera de 15 centímetros não consiga ultrapassar o preenchimento. Desta forma, como os guarda-corpos medem 1,1 metro, seriam necessárias sete barras longitudinais na parte central de segurança, caso esta seja a opção escolhida para a arquibancada superior do Independência. “Acreditamos que assim a visão fica facilitada para o torcedor”, afirma o Coronel Penido.
Modelo vazado é contra as normas
A opção de utilizar guarda-corpos sem preenchimento é descartada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Existe uma declividade muito grande na arquibancada, já que foi um ângulo de inclinação de construção alto. Por isso são necessários os guarda-corpos mais seguros”, explica o Coronel Penido.
O ângulo é de 40º nas arquibancadas superiores. De acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ângulos acima de 37º pedem guarda-corpos preenchidos. Estádios onde os modelos são vazados têm arquibancadas construídas em ângulo não tão alto como o Independência, segundo o comandante dos Bombeiros. “Projetaram esse ângulo maior no Independência para que coubessem mais torcedores”, explica.
Coronel Penido defende a legislação de segurança dos Bombeiros do estado e garante que as normas não são mais rígidas do que em outros lugares do mundo. “Apenas nós e o Corpo de Bombeiros de São Paulo que temos uma Instrução Técnica específica para estádios de futebol, em todo o Brasil. E esse modelo seguiu normas internacionais”, afirma.
Altura dos degraus acima do permitido
O ângulo das arquibancadas superiores do estádio, no Horto, fez com que a distância entre um lance de arquibancada e outro seja de 1,02 metro. “A distância máxima permitida é de 55 centímetros”, afirma o Coronel Penido.
Contudo, um acordo prévio foi feito e uma análise de segurança constatou que os degraus poderiam ser superiores ao permitido. “Como forma de suprir isso, houve também o reforço do pedido do guarda-corpo de segurança no local”, explicou.
Dinheiro público
Na semana passada, a Secopa afirmou à reportagem, por meio de sua assessoria de comunicação, que não investiria mais dinheiro público para uma troca de guarda-corpos. O Independência vai ser entregue com o modelo gradeado e caberá à administração do estádio optar por algum tipo de modificação.
A empresa BWA será a responsável por administrar o Independência, já que venceu licitação pública em dezembro. No entanto, a BWA afirmou que não está autorizada para se manifestar sobre o assunto.
Os guarda-corpos poderiam também ser de vidro, laminado ou acrílico. Contudo, o governo mineiro concluiu que esta era uma opção muito cara para ser adotada.
O Independência, após novo atraso anunciado na semana passada, está marcado para ser reaberto para jogos na segunda quinzena de março.

Engenheiros esperam que Mineirão seja exemplo em sustentabilidade 31/01/2012 10h22 - Atualizado em 31/01/2012 11h36


Vinícius Lott, gerente do projeto Copa Sustentável
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
Cronograma de obras do estádio, que abrigará partidas da Copa do Mundo
de 2014, prevê várias práticas eficientes para o desenvolvimento ambiental
Por Ana Paula Moreira
Belo Horizonte
Além de estar em dia com as obras de modernização, o Mineirão também se tornará um exemplo na parte de sustentabilidade ambiental. Pelo menos é o que espera a equipe responsável pela reforma. Desde o projeto conceitual das obras, o estádio segue um cronograma de ações que têm o meio ambiente como preocupação principal. O gerente do projeto Copa sustentável, Vinícius Lott, enumerou as etapas do projeto.
- O objetivo do Mineirão é ser referência como construção sustentável. Para isso, têm que ser analisados todos os aspectos desde o projeto conceitual, como redução do consumo de água, de energia, metas de como trabalhar com resíduos e toda a operação do empreendimento. Depois, durante a obra, vários cuidados têm que ser analisados, como a destinação dos resíduos, o controle de poeira, o controle da origem dos materiais.
Todas essas ações são importantes para que o Mineirão alcance um certificado internacional de prédio verde. A certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) analisa questões como a geração de energia limpa, captação e reutilização de água de chuva e origem dos materiais utilizados na obra.
- A certificação Leed é um selo de construção verde, reconhecido internacionalmente. Ele analisa todos esses aspectos de sustentabilidade do empreendimento, e o Mineirão tem buscado o nível prata, que é o segundo nível. Então, analisam a pontuação de certificação nos vários aspectos de sustentabilidade, e é conferida a certificação.
Para alcançar essa certificação, o Mineirão tem vários projetos sustentáveis e com preocupação ambiental. Um deles é a geração de energia limpa. Serão instalados paineis fotovoltaicos na cobertura do Mineirão, que podem gerar energia solar para atender a aproximadamente 1.200 residências de médio porte. Outro projeto é a captação da água da chuva para ser reaproveitada no estádio.
- A opção foi captar a água do telhado do Mineirão, enviar para um reservatório com a capacidade de mais ou menos seis milhões de litros de água. É um reservatório bem grande, capaz de atender todo o período de estiagem do Mineirão. Um exemplo e uma referência interessante para mostrar que técnicas sustentáveis são economicamente viáveis é que o custo de implantação dessa captação é pago pela economia de água em três anos. Então, tem um retorno muito rápido desse investimento - explica Lott.
Outra preocupação na obra do Mineirão é com os destinos dos resíduos. Segundo Lott, a regra é reutilizar o máximo de resíduos possível. Essa questão serve para evitar que os resíduos sejam levados para outros locais.
- A regra no Mineirão é reutilizar, reciclar ou incorporar na obra o máximo possível de resíduos. Ou seja, evitar o envio para aterro e locais não desejáveis. Exemplos: uma quantidade de aproximadamente 850.000 m³ de terra foi reaproveitada em outras obras, em loteamento da região metropolitana. O concreto foi britado e utilizado em pavimentação de ruas também na cidade e cidades do entorno. Todas as cadeiras do estádio foram doadas para ginásios e estádios do interior do estado. E a parte metálica, de sucata, foi reaproveitada através de reciclagem. O gramado também foi reaproveitado em um projeto social do estado, e R$ 130 mil foram economizados com os 13 mil m² de grama. Temos um cálculo de mais de 90% de aproveitamento dos resíduos na obra - relata o gerente.

Jogadores reconhecem que reconciliação com a torcida do Galo não será imediata


Réver foi alvo de vaias na estreia

No começo da partida contra o Boa, torcedores deram as costas para a equipe do Galo
A temporada de jogos do Atlético começou sob protestos, ainda reflexo da goleada sofrida para o arquirrival Cruzeiro, no fim do ano passado
Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:31/01/2012 18:39
Atualização:31/01/2012 18:39
As feridas causadas no torcedor atleticano por causa da goleada de 6 a 1 para o Cruzeiro, na rodada final do Campeonato Brasileiro passado, não estão cicatrizadas. A bola rolou para o Galo na temporada 2012 e, junto com ela, a torcida protestou. Levou faixas, deu as costas para o campo e vaiou.
Os jogadores buscam reconciliação. Deram o primeiro passo, ao vencer o Boa Esporte por 2 a 0 na primeira rodada do Campeonato Mineiro. Mas a caminhada para recuperar a confiança da massa vai exigir mais.
Um dos mais cobrados, o zagueiro Réver reconhece: “Isso vai estender por muito tempo, porque o torcedor está chateado”, ressalta.
Além de Réver, o goleiro Renan Ribeiro e o volante Richarlyson foram os principais alvos do torcedor. “Pegaram no pé de nós três devido ao que aconteceu, pela nossa atuação. Não podemos abater. Somos profissionais, temos que trabalhar, dar a resposta em campo”, diz Réver.
A reconciliação só será conquistada com resultados em campo e sob fortes cobranças, destaca Réver: “Aos poucos, vamos reconquistar esse torcedor. Aqui vai ser assim, vamos ter que conviver com cobrança. Vamos procurar minimizar e trazer o torcedor a nosso favor.”
Para trazer a torcida novamente para o lado da equipe, Richarlyson reconhece que vai depender apenas da postura dos jogadores:
“Temos que dar a confiança necessária para que o torcedor sinta que o que passou, passou. Claro que há ressentimentos, que é uma coisa individual e não temos como ele fazer esquecer, a não ser com o tempo e com vitórias. A nossa maior preocupação era que os jogadores que estavam estreando se sentissem bem, confortáveis para desenvolver o trabalho”, disse.

Eduardo Maluf faz 'mistério' em relação à negociação de Wesley com o Galo


Volante Wesley mira a Copa do Mundo de 2014 e quer voltar a atuar no Brasil
Diretor de futebol alvinegro não confirma e nem desmente proposta pelo volante
Leandro Mattos - Superesportes
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:31/01/2012 12:17
Atualização:31/01/2012 13:07
Nessa segunda-feira, o Superesportes repercutiu uma matéria publicada pelo jornal alemão Bild, que noticiava uma oferta do Atlético ao Werder Bremen, de 4,5 milhões de euros, pelo futebol do volante Wesley. No início da tarde desta terça, o diretor de futebol do Galo, Eduardo Maluf, não deu muitas pistas sobre o assunto, mas também não desmentiu a tentativa de acerto com os alemães.
“Eu tomei ciência hoje (terça) pela manhã porque algumas pessoas me ligaram, mas o Atlético não comenta nada antes de fechar. Não dizemos nem que sim, nem que não. A princípio, não traremos nenhum jogador antes do fechamento da janela europeia”, disse o dirigente.
Na semana passada, o presidente atleticano, Alexandre Kalil, admitiu que Wesley interessava ao Atlético, mas teria sido descartado por causa dos valores elevados envolvidos na negociação.
O volante se destacou no Santos em 2010, de onde seguiu para a Europa, na mesma temporada. Insatisfeito na Alemanha, Wesley não esconde o desejo de retornar ao futebol brasileiro. Segundo relato do jogador ao Bild, ele pensa em disputar a Copa do Mundo de 2014, e acredita que terá mais chance de alcançar o objetivo atuando no país. O problema é que o Werder Bremen não quer emprestar o jogador, só o libera em definitivo por uma boa compensação financeira.

Estreante do Atlético destaca arrancada com vitória para ganhar confiança


Rafael Marques fez seu primeiro jogo pelo Galo no triunfo por 2 a 0 sobre o Boa
Redação - Superesportes
Publicação:31/01/2012 09:02
Atualização:30/01/2012 19:34
Estrear com vitória e sem sofrer gol. O primeiro jogo do zagueiro Rafael Marques pelo Atlético não poderia ser melhor. O time fez 2 a 0 no Boa Esporte, na rodada de abertura do Campeonato Mineiro, e terá tranquilidade para trabalhar visando à partida do próximo domingo, contra o América de Teófilo Otoni, no estádio Nassri Mattar.
“Os próximos dias serão de evolução, tenho certeza. O importante era iniciar vencendo, para ganharmos confiança. Jogamos para isso e, felizmente, conquistamos o resultado. Agora, aos poucos, criaremos mais alternativas. São poucos dias, mas dá para perceber que o trabalho está sendo bem orientado e executado”, disse Rafael Marques.
O defensor avaliou como positivo o comportamento defensivo da equipe frente ao Boa. Ele destacou a reedição da parceria com Réver, com quem já havia jogado no Grêmio:
“Acho que a defesa foi bem. Jogamos com segurança. Já imaginava que o fato de ter sido companheiro do Réver no Grêmio ajudaria, por saber as características dele. Deu tudo certo, graças a Deus. Ainda estou conhecendo o grupo e o entrosamento vai melhorar com a sequência de jogos, de treinamentos. Pelo espírito de todos no clube, creio que a caminhada aqui será vitoriosa.”

Danilinho vive expectativa pela reestreia no Atlético-MG

Por opção do clube, jogador não foi utilizado no primeiro jogo
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 18:50
Belo Horizonte (MG)
Desfalque de última hora contra o Boa, Danilinho, agora, só pensa em pisar no gramado contra o América/TO e reencontrar a Massa do Galo. Para isso o velocista não irá ceder, tão fácil, a vaga de titular para Guilherme, seu substituto no jogo de estreia.
- Respeito o meu companheiro. Vou trabalhar durante a semana, estando sempre à disposição do Cuca e aguardando minha oportunidade. Tenho que fazer meu trabalho aqui no Atlético-MG. Espero ir bem no jogo-treino e, assim, jogar e reestrear no Atlético-MG, neste domingo mesmo - disse Danilinho.
Além de estar ansioso por voltar a atuar com a camisa alvinegra, o meia-atacante também pensa em marcar seu primeiro gol depois do retorno.
- O pé direito, o esquerdo e a cabeça estão coçando muito para fazer esse primeiro gol na volta ao Atlético.

Titulares do Galo fazem treino físico em período integral


Cuca observou os atletas reservas em um treino físico com bola (Foto: Gil Leonardi)
Após vitória contra o Boa, jogadores realizaram trabalho físico em dois períodos
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 18:33
Belo Horizonte (MG)
Os jogadores do Atlético-MG que iniciaram a partida contra o Boa fizeram um trabalho regenerativo e foram para a academia nos dois períodos de treinamento na Cidade do Galo durante esta terça-feira.
Apesar de não ser a atividade preferida dos jogadores, os treinos físicos contam com a compreensão dos mesmos. O capitão Réver, por exemplo, lembra da importância desse tipo de preparação neste começo de ano.
- Sabíamos que seria um treino puxado pela manhã. Estamos precisando, está no início da temporada. Agora, precisamos aprimorar os treinamentos físicos neste momento em que temos espaço para isso.
Os reservas da equipe, incluido aqueles que foram utilizados por Cuca no decorrer do jogo de estreia, fizeram uma pequena corrida em volta do campo e, à tarde, foram observados por Cuca em um treino com bola.
Em campo reduzido, os reservas formaram dois times. A equipe de colete foi composta por: Paulo Victor, Marcos Rocha, Lima e Triguinho; Serginho, Fillipe Soutto e Nikão; Wesley e Neto Berola.
Já o time sem colete foi escalado da seguinte maneira: Giovanni, Werley, Luiz Eduardo e Eron; Danilinho, Yuri e Cláudio Leleu; Mancini e Paulo Henrique.
O destaque do treinamento foi Fillipe Soutto, que marcou dois gols, mostrando grande empenho para recuperar sua vaga entre os titulares.

Atlético-MG enfrentará pressão no Nassri Matar


Réver prevê pressão da torcida do América-TO (Foto: Gil Leonardi)
Campo reduzido do estádio do América/TO é motivo de preocupação
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 18:10
Belo Horizonte (MG)
O próximo compromisso do Atlético-MG no Campeonato Mineiro será contra o América/TO. A partida está marcada para este domingo, no Estádio Nassri Matar.
A grande preocupação dos jogadores alvinegros é justamente com o estádio, que tem um campo com medições reduzidas e a torcida fica colada no gramado, pressinando o time visitante durante os 90 minutos.
- É um campo pequeno e há uma grande pressão da torcida como todos os jogos do interior. Temos que estar atentos e compactos para não enfrentarmos surpresas - disse o zagueiro Réver.
Contudo, apesar de prever dificuldades para a partida, Réver diz que o Atlético-MG pode se favorecer do espaço pequeno durante as jogadas aéreas, especilidade do zagueiro e de seu companheiro Rafael Marques.
- Temos trabalhado bastante a bola áerea, é um ponto positivo, ofensivamente. Mas a preocupação defensiva é fundamental. Temos um time mais baixo e a atenção deve ser redobrada - avaliou.

Atlético-MG vai fazer outro jogo-treino

Clube mineiro enfrenta o Patrocinense-MG nesta quarta-feira
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 17:35
Belo Horizonte (MG)
Mesmo com sua temporada já iniciada, o Atlético-MG fará mais um jogo-treino nesta quarta-feira. A atividade será contra a Patrocinense-MG, que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. As duas equipes de Minas Gerais se enfrentarão na Cidade do Galo, às 16h.
O técnico Cuca solicitou a realização do jogo-treino tendo como justificativa a necessidade de avaliar alguns membros do grupo atleticano como os meias Yuri e Nikão.

Richarlyson comenta críticas recebidas pela torcida

Lateral esquerdo do Atlético-MG compreende vaias e acredita que ainda será aplaudido
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 12:48
Belo Horizonte (MG)
No primeiro encontro do Atlético-MG com a torcida, após a vexatória goleada sofrida para o Cruzeiro, Richarlyson foi um dos principais alvos do protesto dos torcedores alvinegros.
O volante, improvisado na lateral-esquerda por Cuca, comentou as vaias recebidas quando entrou no gramado da Arena do Jacaré para se aquecer, minutos antes do apito inicial da estreia do time mineiro no Estadual.
- A corda tende a rebentar pelo lado mais fraco. A culpa cai nos jogadores que possuem uma vivência maior no futebol, ou por aqueles que são vistos como mais fáceis de serem atacados - comentou Richarlyson.
Para o jogador, o momento ruim vivido perante o torcedor é passageiro e ainda terá seu trabalho reconhecido.
- Mas, no momento certo e na hora certa, eles estarão me aplaudindo e eu retribuirei esse carinho que eles têm com o Richarlyson e com a instituição do Atlético.

Montagem do anel inferior do Mineirão começa em fevereiro

DE PRIMA
Publicada em 31/01/2012 às 08:20
A estrutura para o anel inferior do Mineirão começa a ser montada em fevereiro. Serão erguidas dentro do estádio mais três gruas para içar para dentro as vigas jacaré, que sustentarão os degraus das arquibancadas. O prazo de entrega do Mineirão, que será sede da Copa das Confederações, é dezembro deste ano.

O primeiro de muitos gols de Bernard no Atlético-MG


Bernard comemorou muito o seu primeiro gol (Foto: Gil Leonardi)
Jovem apoiador, 19 anos, celebra muito o fato de ter balançado as redes no primeiro duelo de 2012
LANCEPRESS!
Publicada em 31/01/2012 às 07:45
Belo Horizonte (MG)
29. Um número comum para muitos, mas para o apoiador Bernard ele tem um significado especial. Foi na 29ª partida com a camisa do Atlético_MG que saiu o seu primeiro gol pelo clube na categoria profissional. Criado na base alvinegra, o jovem, de 19 anos, se cobrava bastante para que pudesse balançar as redes. Em 2011, o jogador participou de 28 jogos e perdeu algumas boas oportunidades de anotar um gol.
No entanto, logo no primeiro duelo de 2012, contra o Boa Esporte, Bernard mostrou tranquilidade, se livrou dos defensores e, aos 38 minutos, bateu firme no canto direito de Gledson para fazer o segundo tento alvinegro.
- Fico feliz de fazer o meu primeiro gol, de ajudar a equipe. Fico mais feliz ainda da equipe sair com a vitória. Espero crescer mais e mais no campeonato e acontecer o mesmo com a equipe – disse o empolgado atleta, lembrando que o Galo superou o time de Varginha, 2 a 0, na estreia do Mineiro.
O camisa 7 relata que a emoção pelo primeiro gol não ficou restrita a ele. Todos os jogadores atleticanos também compartilharam a feliz experiência. Resultado disso? Muitos tapas em Bernard durante a comemoração para ele nunca esquecer da ocasião.
- Está todo mundo feliz. Eu principalmente, por ter feito meu primeiro gol. Espero continuar assim – destacou o apoiador.
O desejo para que Bernard anotasse um gol pelo Galo não ficou apenas dentro de campo. Na arquibancada da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, havia uma faixa com os seguintes dizeres: Por um gol, Bernard. O jogador explica que essa iniciativa partiu do seu fã clube e trouxe muita sorte.
- O pessoal do fã clube trouxe a faixa por um gol. Energia positiva é sempre bem-vinda. Espero corresponder ao que o torcedor pede, ao que o Cuca pede, à comissão técnica, ao jogadores e todo mundo.
Bernard tem passado artilheiro
Na categoria de base atleticana, o meia Bernard também se destacava pela facilidade em anotar gols. Na Taça BH de 2011, competição que selou a incorporação do jogador no profissional, por exemplo, o meia anotou o gol que deu o título ao time júnior do Galo, sobre o Fluminense. Bernard também teve boa passagem no Torneio Júnior ICGT, disputado na Holanda, onde foi capitão e considerado o melhor jogador do campeonato, que o Galo também levantou o caneco.
Além disso, apesar de jogar no meio de campo, apoiando o ataque, o baixinho se destacou ao balançar as redes no Módulo II do Campeonato Mineiro em 201, quando estava emprestado pelo Alvinegro ao Democrata de Sete Lagoas. Bernard marcou 14 gols pelo Jacaré, sendo o artilheiro do torneio. Os setelagoanos terminaram na quarta posição no Módulo II, não conquistando o acesso à elite estadual.
Dedicação nos treinos para chegar ao sucesso
28 partidas pelo Atlético e nenhum gol anotado. Bernard sabia que os números não estavam a seu favor. Afinal, um jogador ofensivo também precisa botar a bola nas redes. Mas a maior cobrança para que o primeiro gol pelo profissional do Atlético saísse vinha do próprio jogador.
Bernard se preocupava em treinar e aperfeiçoar os fundamentos que o estavam atrapalhando a concluir a gol com maior serenidade. Durante a pré-temporada do Galo, o atleta falou que estava focado em melhorar a sua finalização. E o trabalho deu certo.
- Eu disse que queria marcar logo meu gol. Estava trabalhando para isso. Jogador de clube grande não podia perder as oportunidades que eu perdia ano passado. Espero continuar fazendo gols.
Artilheiro apaixonado
Bernard mostrou na comemoração do seu primeiro gol que o seu coração já tem dono. O jovem de 19 anos celebrou o fato de balançar as redes mandando beijos para a arquibancada. Posteriormente, o meia explicou que a manifestação de carinho foi para seus pais, que estavam no estádio, e também a sua namorada Mariana.
- (Os beijos) Foram para minha mãe, meu pai e a minha namorada e a mãe dela, que estão aqui (na Arena do Jacaré) presentes – revelou.
Bernard começou o namoro com Mariana no final de 2011, com a oficialização do relacionamento acontecendo no dia 31 de dezembro. O jogador já havia, durante a pré-temporada, em uma entrevista coletiva demonstrando o seu carinho pela amada, e comentou que o coração já tinha dona. Agora, em campo, o atleticano conseguiu homenagear a namorada.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Após folga, grupo do Galo volta a trabalhar nesta terça

Treino será em dois períodos, visando a preparação para o jogo contra o América-TO
Compartilhe:
Publicada em 30/01/2012 às 20:49
Belo Horizonte
Após a estreia com vitória do Atlético-MG no Campeonato Mineiro, o elenco tirou a segunda-feira de folga. Porém, os trabalhos recomeçam nesta terça-feira, na parte da manhã e na parte da tarde.
No primeiro turno do treino, os jogadores que participaram da partida contra o Boa, na Arena do Jacaré, vão fazer um trabalho regenerativo junto à comissão técnica. Enquanto isso, os reservas devem trabalhar com bola. Na parte da tarde, o grupo treina normalmente a partir das 16h.
O time agora se prepara para encarar o América, em Teófilo Otoni, no domingo que vem, às 19h30.

Muda o palco da estreia do Galo na Copa do Brasil

Atlético-MG jogará no Douradão, a 230 quilômetros de Campo Grande (MS)
Publicada em 30/01/2012 às 20:35
Belo Horizonte
O palco da estreia do Atlético-MG na Copa do Brasil contra o Cene precisou ser transferido do Morenão, em Campo Grande, para o Douradão, na cidade de Dourados, a 230 quilômetros da capital sul-mato-grossense.
A mudança se deve ao fato de que o Morenão está em obras. De acordo com a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, o gramado está sendo trocado e após o fim da restauração do campo o local terá que ficar até 45 dias sem receber jogos.
O Galo joga contra o Cene no dia 14 de março, quarta-feira, às 22h. Se o time alvinegro vencer por dois gols de diferença ou mais, elimina o jogo da volta, marcado para uma semana depois, no dia 21, também às 22h.

Pierre não está satisfeito com atuação do Galo... ainda

Jogador afirma que vitória foi importante, mas time alvinegro precisa melhorar para restante da temporada
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 20:16
Belo Horizonte
O Atlético-MG conseguiu o triunfo diante do Boa Esporte, neste domingo, por 2 a 0. Porém, o time ainda precisa melhorar em alguns quesitos. Essa é a opinião do volante Pierre, que ainda alegou condições adversas do gramado, o que dificultou a apresentação de um futebol melhor trabalhado.
- Falta muito ainda para o grupo ganhar forma. Além disso, o meio do campo estava pesado por causa da chuva, mas o mais importante foi iniciar o campeonato bem e com uma boa vitória - explicou.
Ainda de acordo com o jogador, a pré-temporada feita pelo Atlético-MG foi determinante para que o grupo não sentisse tanto a parte física neste começo de competição.
- A pré-temporada foi bem feita. Como falei, era necessário começar com uma boa vitória e conseguimos. Espero manter essa boa sequência por um bom tempo - declarou.
O próximo desafio do Galo é contra o América de Teófilo Otoni, fora de casa, no domingo, às 19h30. Cinco mil ingressos foram colocados à disposição dos torcedores que quiserem acompanhar o jogo.

Marcos Rocha ainda busca titularidade no Atlético-MG


Marcos Rocha luta pela titularidade(Foto: Gil Leonardi)
Lateral disputa um lugar no setor direito com Carlos César
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 18:08
Belo Horizonte
Após boas atuações com a camisa do América-MG em 2011, o lateral-direito Marcos Rocha voltou ao Atlético-MG este ano. No primeiro jogo oficial de 2010, o jogador ficou no banco. No segundo tempo, ele entrou no lugar de Carlos César e disse que buscará a titularidade, aproveitando as oportunidades que tiver.
- Eu quero a titularidade, respeitando o Carlos César. Vim para buscar a vaga de titular. Eu tenho que mostrar isso nas oportunidades que eu tenho e no trabalho do dia a dia, nos treinos - comentou.
O jogador ainda disse que o trabalho precisa ser feito aos poucos, com paciência, pois a temporada está só começando e o grupo alvinegro ainda precisa pegar ritmo de jogo.
- A oportunidade que o Cuca oferece nós temos que agarrar. Fico feliz por ter jogado um pouco. Estou feliz pela vitória, pela partida e pelo controle de bola que tivemos. Temos muito a melhorar, precisamos pegar ritmo de jogo para aí sim apresentarmos um futebol vistoso - finalizou.
Porém, o concorrente de Marcos Rocha no setor direito está motivado e tentará aprimorar a sua assistência para ajudar o time a marcar mais gols.
- Temos que procurar ser mais agudos. Tanto pelo meio, quanto pela lateral. Vou tentar aprimorar o passe para dar assistência e fazermos mais gols - analisou Carlos César.
Com tamanha indecisão, quem sai ganhando com a competição no elenco atleticano é o técnico Cuca, que diz ser sempre bom ter jogadores de qualidade em busca de um lugar no time titular, pois todos precisam ficar atentos ao futebol apresentado.
- Eles disputam uma posição e é sempre bom ter uma sombra à altura, que, se você vacilar, o outro entra – explicou.

Cuca aprova estreia de novatos do Galo

Rafael Marques, Escudero e Leandro Donizete arrancaram elogios do técnico alvinegro
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 11:48
Belo Horizonte
Dos quatro reforços contratados pelo Atlético Mineiro para a temporada de 2012, três estrearam contra o Boa no jogo de ontem, o primeiro do calendário oficial da equipe alvinegra. O zagueiro Rafael Marques, o meia-atacante Escudero e o volante Leandro Donizete arrancaram elogios do treinador Cuca após o final da partida.
- O Rafael não teve muito trabalho atrás. A equipe do Boa mais marcou. Quando foi exigido, teve um ou dois errinhos no primeiro tempo, que já foram corrigidos. O Escudero está achando seu lugar e vai render mais. O Donizete teve uma marcação impecável e saída forte pelo lado direito. Acho que os três foram bem – explicou.
O outro atleta contratado pelo Galo é o armador Danilinho, que volta à equipe mineira após quatro anos. Porém, o atleta foi expulso na final do Campeonato Mineiro de 2008, após uma confusão com o atacante Guilherme, que naquela oportunidade vestia a camisa azul-celeste. Sendo assim, o jogador cumpriu suspensão no jogo deste domingo. Porém, o atleta deve ser relacionado contra o América de Teófilo Otoni no próximo fim de semana. Entretanto, o técnico Cuca ainda não decidiu se o jogador será promovido à equipe titular. Caso isso aconteça, quem deve sair é o próprio atacante Guilherme.
- Vamos ver com calma. Temos tempo para trabalhar, analisar o adversário, outro estilo de jogo. O adversário sai mais para o jogo, joga em casa, calor da torcida. Vamos analisar bem – comentou.

Grupo do Galo promete volta por cima após protestos

Atleticanos que estiveram na Arena do Jacaré não pouparam a equipe nem após a vitória diante do Boa
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 11:28
Belo Horizonte
Os reflexos da derrota histórica para o Cruzeiro por 6 a 1, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, ainda podem ser sentidos entre a torcida do Atlético-MG. Neste domingo, antes da partida contra o Boa, os atleticanos na Arena do Jacaré deram as costas ao campo por seis minutos, fazendo alusão ao vexame sofrido para o maior rival.
Alguns jogadores não foram poupados nem com a vitória. Alguns deles, como o lateral Richarlyson, o zagueiro Réver e o goleiro Renan Ribeiro sofreram vaias durante todo o jogo. Mesmo ao final da partida alguns manifestos ainda puderam ser escutados pelo estádio.
Os jogadores, porém, absorveram a revolta da torcida como uma manifestação legítima. O volante Pierre, que esteve presente no clássico contra a Raposa, disse que o grupo irá reverter a mágoa da torcida atleticana.
- Temos que vencer o máximo possível. O torcedor está magoado, mas vamos inverter isso. Contamos com o torcedor e o mais importante foi iniciar o ano com vitória - declarou.
Leandro Donizete, um dos recém-chegados a Belo Horizonte, disse que o elenco está trabalhando seriamente para mudar o posicionamento da torcida alvinegra.
- Ninguém está de brincadeira aqui. Trabalhamos seriamente. A goleada acontece, é ruim em um clássico, mas vamos vencer os jogos e os torcedores vão mudar essa postura.
O treinador do Galo, Cuca, comentou que o jogo era uma boa oportunidade para os torcedores demonstrarem seu descontentamento com o desempenho da equipe, mas acrescentou que a torcida apoiou o time durante a partida.
- Era um jogo para a revolta da torcida passar, e para a gente assimilar. Estou feliz, porque a torcida apoiou o time, deu mostras de amor e precisamos levar isso como exemplo até o fim do ano

André, do Galo, festeja primeiro gol do ano


André foi o autor do primeiro tento alvinegro do ano (Foto: Gil Leonardi)
Atacante marcou o primeiro tento atleticano contra o Boa, mas recebeu críticas de Cuca
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 11:02
Belo Horizonte
O ano começou muito bem para André. O atacante do Atlético-MG que havia marcado somente sete gols nos 23 jogos que disputou ano passado com a camisa do Galo anotou o primeiro tento oficial do time na temporada 2012. Logo aos dez minutos de jogo, o jogador recebeu um cruzamento pela direita e cabeceou no canto direito da meta adversária. O atleta ainda contou com a sorte, pois a bola tocou na trave antes de entrar.
- A bola pegou na pontinha da minha cabeça e consegui marcar o gol. Espero que este ano seja diferente, que consigamos buscar o título. O nosso objetivo é ser campeão - declarou.
Porém, o gol e a boa presença no jogo ainda não convenceram o treinador do Galo. De acordo com Cuca, a dupla ofensiva fez uma boa partida, mas poderia ter conseguido mais.
- Acho até que fizeram uma partida boa, tanto André quanto Guilherme. A cada jogo que passa o jogador que faz gol cresce. Ele (André) teve uma chance no segundo tempo em um cruzamento que quando vem é só fazer o martelinho. E ele teve essa chance. Em outra acabou falhando, poderia ter feito dois - comentou.
No início da pré-temporada, o atacante havia recebido críticas por parte da torcida por ter perdido dois pênaltis nos dois amistosos que o time mineiro disputou, um contra o Villa Nova e outro contra a Tombense.

Guilherme celebra boa estreia do Galo no Mineiro


Atacante afirma que ritmo de jogo alvinegro ainda não é o ideal (Foto: Gil Leonardi)
Atacante ficou satisfeito com sua atuação, mas admite que ritmo de jogo ainda não é o ideal
LANCEPRESS!
Publicada em 30/01/2012 às 10:41
Belo Horizonte
O Atlético-MG começou o Campeonato Mineiro com vitória neste domingo. Sob o protesto da torcida, o time bateu o Boa por 2 a 0 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O atacante Guilherme, que teve uma boa presença de jogo e uma bola na trave, disse que está satisfeito com o início da competição.
No entanto, para o centroavante alvinegro, conforme o grupo for adquirindo ritmo de jogo, a bola vai entrar com mais facilidade.
- Estou muito feliz pela vitória e muito satisfeito com o papel que eu desempenhei em campo. Quase fui premiado com um gol, a bola bateu na trave, mas faz parte. Com naturalidade, na medida em que formos conseguindo o ritmo de jogo ideal, a bola vai começar a entrar. Fizemos um jogo muito bom, encontramos muitas dificuldades para entrar ali na defesa do Boa que estava muito bem postada, mas conseguimos fazer os gols no primeiro tempo. Aproveitamos bem as oportunidades que tivemos e conquistamos uma vitória na estreia. Agora, vamos trabalhar durante a semana para que possamos fazer uma boa apresentação na próxima partida - declarou.
O próximo desafio do Atlético-MG é no próximo domingo, contra o América, em Teófilo Otoni. Nesta segunda-feira, a equipe atleticana está de folga, mas os trabalhos vão ser retornados nesta terça.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Atlético-MG amplia para 38 jogos sua invencibilidade contra times do interior mineiro 29/01/2012 - 21h04

Do Uol Esporte
Ao vencer o Boa Esporte, por 2 a 0, neste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Atlético-MG manteve sua invencibilidade no Campeonato Mineiro contra adversários do interior do estado, que já dura quase quatro anos. O time atleticano completou 38 partidas sem perder para esses oponentes.
A última vez que o Atlético perdeu para um clube do interior do Estado, em jogo válido pelo Campeonato Estadual, foi em 6 de abril de 2008, quando o Guarani de Divinópolis venceu por 3 a 2, em confronto disputado no estádio Independência.
Neste período de invencibilidade contra equipes do interior, foram disputados 38 jogos, todos válidos por edições do Campeonato Mineiro e o alvinegro de Minas Gerais saiu de campo com 31 vitórias e sete empates.
Além dessa marca, o Atlético-MG ampliou um tabu em suas estreias no Campeonato Mineiro. Foi a quarta estreia seguida sem derrota. Em 2009 e 2010 empatou com o América-MG, por 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente, e, no ano passado, venceu o Funorte, por 2 a 1, em Montes Claros.
“Era necessário começar com uma boa vitória, isso aconteceu, espero que agora a gente consiga manter isso nas próximas partidas e ir melhorando gradativamente”, comentou o volante Pierre, que estreou no Campeonato Mineiro, já que chegou em 2011 para a reta final do Brasileirão.

Disputa pela lateral direita promete pegar fogo na temporada do Galo 29/01/2012 20h43 - Atualizado em 29/01/2012 20h43

Carlos César e Marcos Rocha devem duelar pesado pela vaga de titular
Por Fernando Martins Y Miguel
Sete Lagoas, MG
Uma disputa que promete ser acirrada durante a temporada será pela lateral direita do Atlético-MG. Se nos treinos, o reserva Marcos Rocha chamou a atenção de Cuca, no primeiro jogo do ano, o titular Carlos César saiu-se muito bem. Logo aos 10 minutos, Carlos César deu um belo passe para André marcar, de cabeça, diante do Boa Esporte (veja o vídeo). As descidas para o ataque do lateral também levaram perigo à defesa do time de Varginha. Mesmo assim, o titular afirmou que ainda tem que evoluir.
- Ainda não estou na melhor da forma física. Mas é um passo de cada vez. O time tem imposto um ritmo de jogo, trabalhado mais a bola. Com calma, vamos melhorar a cada jogo.
Carlos César voltou a mostrar humildade ao reconhecer que precisa melhorar nos cruzamentos, mesmo tendo dado assistência para André.
- Tenho que procurar ser mais agudo. Vou procurar aprimorar ainda mais esses cruzamentos para auxiliar o André, o Guilherme ou quem estiver na área para receber a bola.
O reserva
Marcos Rocha substituiu Carlos César, logo aos 10 minutos do segundo tempo. Mas, ao contrário dos treinamentos, não sobressaiu, já que, com a vantagem no placar, o time alvinegro diminuiu o ritmo.
Mesmo assim, Marco Rocha deixou o campo animado e confiante em reconquistar uma vaga de titular no Atlético-MG.
- A oportunidade que o Cuca oferece, tenho que agarrar. Mas eu vou brigar para ser titular. Respeito muito o Carlos César, mas vou mostrar que tenho condições de vestir a camisa 2 do Atlético-MG.
O técnico Cuca, por sua vez, valorizou a disputa pela posição e salientou a qualidade do grupo alvinegro.
- Eles disputam uma posição. É sempre bom ter uma sombra à altura. Se vacilar, o outro entra. Estamos com um elenco bom.

Por causa de dívidas, justiça determina leilão da Arena do Jacaré 29/01/2012 08h35 - Atualizado em 29/01/2012 08h35

Estádio do Democrata, de Sete Lagoas, foi avaliado em R$ 19 milhões
Por GLOBOESPORTE.COM
Sete Lagoas, MG
A Arena do Jacaré, um dos principais estádios de Minas Gerais, depois do início das obras dos dois estádios de Belo Horizonte, o Mineirão e o Independência, deverá ser leiloado no próximo dia 7 de fevereiro. O motivo é uma dívida do Democrata, de Sete Lagoas, dono do estádio, adquirida ainda na época das obras.
A Arena foi avaliada pela justiça em R$ 19 milhões. O leilão servirá para quitar uma dívida de R$ 73 mil com uma empresa de ferragens. O estádio tem uma área total de 32 mil metros quadrados.
O departamento jurídico do Democrata tem trabalhado para evitar o leilão. A Administração dos Estádios de Minas Gerais (Ademg), como uma das interessadas no assunto, já que tem a cessão do estádio por dez anos, enviou um advogado a Sete Lagoas para ter conhecimento do caso. A Secretaria de Esportes, responsável pela assinatura do contrato com o Democrata, deverá receber o despacho do juiz e encaminhará uma cópia à Ademg, que ainda não foi notificada sobre essa ação.

Galeria de fotos dos 37 jogos de invencibilidade do Atlético no Mineiro


17/04/2011 - Atlético 7 x 1 América-TO

10/04/2011 - Caldense 0 x 2 Atlético

03/04/2011 - Democrata-GV 1 x 3 Atlético

23/03/2011 - Atlético 1 x 1 Uberaba

20/03/2011 - Atlético 2 x 1 Villa Nova

13/03/2011 - Ipatinga 2 x 2 Atlético

20/02/2011 - Guarani 2 x 4 Atlético

06/02/2011 - Atlético 4 x 1 Tupi

30/01/2011 - Funorte 1 x 2 Atlético

02/05/2010 - Atlético 2 x 0 Ipatinga

25/04/2010 - Ipatinga 2 x 3 Atlético

17/04/2010 - Democrata-GV 0 x 0 Atlético

10/04/2010 - Atlético 2 x 1 Democrata-GV

28/03/2010 - Atlético 6 x 0 Ituiutaba

24/03/2010 - América-TO 2 x 2 Atlético

21/03/2010 - Villa Nova 1 x 3 Atlético

13/03/2010 - Atlético 4 x 0 Caldense

06/03/2010 - Atlético 1 x 0 Democrata-GV

28/02/2010 - Uberlândia 2 x 5 Atlético

13/02/2010 - Uberaba 2 x 2 Atlético

07/02/2010 - Atlético 1 x 1 Ipatinga

31/01/2010 - Atlético 3 x 2 Tupi

18/04/2009 - Atlético 1 x 0 Rio Branco

12/04/2009 - Rio Branco 0 x 2 Atlético

08/04/2009 - Atlético 6 x 0 Uberaba

28/03/2009 - Uberaba 0 x 1 Atlético

25/03/2009 - Ituiutaba 1 x 2 Atlético

22/03/2009 - Atlético 2 x 1 Villa Nova

14/03/2009 - Guarani 0 x 1 Atlético

08/03/2009 - Democrata-GV 1 x 3 Atlético

28/02/2009 - Atlético 4 x 0 Uberlândia

21/02/2009 - Atlético 2 x 0 Rio Branco

11/02/2009 - Atlético 4 x 1 Uberaba

07/02/2009 - Social 0 x 3 Atlético

31/01/2009 - Tupi 2 x 2 Atlético

19/04/2008 - Tupi 0 x 1 Atlético

13/04/2008 - Atlético 3 x 2 Tupi
Publicação:28/01/2012 10:15
Atualização:28/01/2012 14:35