
Wellington Paulista diz acreditar que os três times da capital mineira estarão na semifinal do Estadual

O técnico Dorival Júnior faz uma analise das seis primeiras rodadas da competição e observa que o Atlético encontrará muitas dificuldades na reta final do torneio. “É um início normal de uma equipe que tem muito a crescer, a melhorar, jogos difíceis e complicados, contra algumas equipes que estão despontando”, avaliou. Segundo o treinador atleticano, algumas equipes do interior têm demonstrado uma "crescente grande" ao longo da competição. "As equipes da capital estão melhorando a cada momento, vai ser uma disputa muito grande e vamos precisar estar melhores a cada momento", salientou.

América e Atlético (f) e Cruzeiro deixaram para trás os participantes do interior
Bernardo Lacerda e Gustavo Andrade
Em Vespasiano e Belo Horizonte (MG)
O início do Campeonato Mineiro de 2011 está se caracterizando nas seis primeiras rodadas da competição pela hegemonia dos três grandes clubes da capital mineira. América, Atlético e Cruzeiro realizam campanhas bastante superiores aos dos adversários do interior. A diferença entre arquirrivais mineiros, que ocupam a segunda e terceira posições, para o Villa Nova, quarto colocado, é de quatro pontos.
Desde o Estadual de 2006, os três representantes de Belo Horizonte não conseguem se classificar simultaneamente para a fase semifinal da competição. Essa situação pode se repetir, cinco anos depois, caso América, Atlético e Cruzeiro mantenham suas campanhas nas seis rodadas restantes da fase de classificação.
Líder do certame, com 13 pontos em 15 possíveis, o América-MG obteve até o momento 86,66% de aproveitamento, enquanto Atlético-MG e Cruzeiro, vice e terceiro colocado, respectivamente, ostentam rendimento de 80%.
“Esses são os times grandes e se não tiver elenco forte e capacidade de decisão rápida, eles vão decidir mais rápido os jogos. Atlético, Cruzeiro e América estão muito bem no campeonato. É bem provável que classifiquem os três grandes e é importante nos classificarmos bem para chegarmos fortes à semifinal e alcançarmos a final o mais rápido possível”, avaliou o atacante cruzeirense Wellington Paulista.
No Campeonato Mineiro de 2006, na fase de classificação do Estadual, o Ipatinga foi o líder, com 25 pontos. O Cruzeiro ficou com a vice-liderança, com um ponto a menos, o Atlético foi o terceiro, com 22 pontos e o América encerrou o G4, com 19 pontos.
Nas semifinais, o América foi eliminado pelo Ipatinga, por sua vez, o time celeste eliminou o rival alvinegro. Na final entre o time do Vale do Aço e o Cruzeiro, a equipe da capital levou a melhor nos dois jogos e ficou com o título do Campeonato Mineiro daquele ano.
Na temporada seguinte, apenas Cruzeiro e Atlético entre os times de Belo Horizonte se classificaram para a fase final do estadual. O alvinegro mineiro ficou com o título. Em 2008, novamente apenas os dois conseguiram ficar entre os quatro primeiros, juntamente com Ituiutaba e Tupi. Mais uma vez, a decisão ficou entre os dois maiores rivais, com título para a equipe celeste. O América, por sua vez, disputou o Módulo II.
Na temporada de 2009, o América, pelo terceiro ano consecutivo não conseguiu chegar à classificação entre os quatro primeiros colocados. A época, mais uma vez Atlético e Cruzeiro ficaram entre os dois primeiros, respectivamente, com Ituiutaba e Rio Branco completando o G4. A final, pela terceira vez consecutiva aconteceu entre os dois rivais, como novo título celeste.
No ano passado, o regulamento do Campeonato Mineiro sofreu modificação e classificaram na primeira fase da competição oito equipes. Com isso, os três grandes de Minas Gerais, Atlético, Cruzeiro e América conseguiram a classificação, juntamente com Democrata-GV, Tupi, Ipatinga, Villa Nova e Uberaba.
Nas quartas de final do estadual, Atlético e América se enfrentaram no mata-mata. Com dificuldades, o alvinegro mineiro conseguiu a classificação, com dois empates, em função da vantagem determinada pelo regulamento. Já o Cruzeiro eliminou o Uberaba.
Ipatinga e Democrata de Governador Valadares completaram o quarteto de semifinalistas. O clube atleticano bateu o Democrata-GV em dois jogos, enquanto o time celeste foi surpreendentemente eliminado pelo Ipatinga, em confronto em que atuou com time reserva no segundo jogo. Na final, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo foi campeã.
O atacante Diego Tardelli reconhece que o Campeonato Mineiro de 2011 vem sendo bastante equilibrado. “A competição está forte, os times maiores estão bem, alguns do interior foram bem preparados, vamos ter dificuldades, mas somos fortes e vamos brigar pelo título”, afirmou.
O goleiro Fábio vê equilíbrio no Mineiro. “Nós tivemos muitas dificuldades para conseguir uma vitória em cima do América. Então temos de valorizar sempre o campeonato e as equipes que vêm a cada melhorando”, afirmou o jogador celeste. “As equipes da capital e do interior estão de parabéns e a tendência é dificultar mais ainda no restante da competição”, acrescentou.
O técnico Mauro Fernandes vê evolução no rendimento do América-MG, mas considera que a caminhada rumo ao título é longa e ressalva que a equipe não pode se iludir. Segundo ele, a responsabilidade americana cresce com a boa campanha. “Quando a equipe está bem é maior a cobrança”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário