quinta-feira, 31 de março de 2011

Momento de despertar

Vindo de más atuações e agora sem Jóbson, Galo tenta vencer o Prudente hoje por mais de um gol de diferença, eliminando o jogo de volta, o que conseguiu pela última vez em 2005
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:31/03/2011 07:00
O Atlético enfrenta o Prudente, hoje, às 20h, buscando a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta, marcado, se necessário, para quarta-feira, em Sete Lagoas. Para isso, precisa vencer por mais de um gol de diferença, o que, certamente, trará de volta um pouco da tranquilidade perdida com as más atuações nos últimos jogos, como no empate por 1 a 1 com o Uberaba, quarta-feira da semana passada, na Arena do Jacaré, pelo Campeonato Mineiro, e também com a saída de mais um jogador, no caso o atacante Jóbson, que pediu para voltar ao Botafogo.
O problema é que, além do momento de instabilidade, o time do técnico Dorival Júnior terá de quebrar um pequeno tabu: desde 2005, ele não se dá bem o suficiente no jogo de ida da segunda fase. Desde então sempre avança, mas sem evitar a segunda partida. Depois de fazer 3 a 1 no Brasiliense no jogo de ida da segunda fase, em 2005, foram cinco partidas e nenhuma vitória (veja quadro nesta página). Até mesmo times menores, como o Mineiros-GO e o Chapecoense-SC venceram o Galo nessa fase.
Para completar, a equipe mineira não se deu bem diante do adversário de hoje jogando fora de seus domínios. Foram três confrontos. No primeiro, o time paulista ainda se chamava Barueri e o alvinegro perdeu por 4 a 2. Nos outros dois, já com o nome da nova cidade, foi goleado uma vez – 4 a 0, pelo Brasileiro do ano passado – e apenas empatou, sem gols, pela Copa Sul-Americana.
Para quebrar essas escritas, o Galo aposta em alguém que conhece muito bem o estado vizinho: o atacante Ricardo Bueno. Artilheiro do Campeonato Paulista’2010, com 16 gols marcados pelo Oeste, de Itápolis, ele ganhou espaço não só com a saída de Jóbson, mas também com as anteriores, de Obina e Diego Tardelli, negociados com clubes da China e Rússia, respectivamente.
O jogador vem procurando aproveitar as chances, tendo marcado três gols nas últimas quatro oportunidades em que esteve em campo, sendo três como titular. Mas sabe que precisará bem mais para vencer a resistência de parte da torcida, que insiste em vaiá-lo mesmo com o bom desempenho nos últimos jogos.
Além de jogar em território que conhece bem, Ricardo Bueno contará a seu favor com o fato de o Atlético voltar a atuar com dois laterais de origem depois de quase dois meses. Rafael Cruz retorna ao time depois de 60 dias, enquanto Leandro recupera a condição de titular, sendo que ambos terão a missão de acionar o atacante, que tem como uma das especialidades o jogo aéreo.
“Desde a saída do Obina, não tínhamos uma referência na área. Somos cobrados para chegar ao ataque e cruzar, mas ficava difícil. Agora, com o Bueno, que é forte na bola alta, será mais fácil para nós, laterais, que temos tudo para crescer de produção”, disse Leandro, ressaltando que a primeira missão dos laterais é marcar.
Lição Se pretende sair classificado do Estádio Prudentão, hoje, o Atlético busca aprender com o passado. Primeiro, na estreia na Copa do Brasil, quando enfrentou o Iape e só conseguiu vencer por 3 a 2, assim mesmo com gol no fim, quando muitos pensaram que iria golear. Depois, nos próprios confrontos com o Prudente, mesmo que o adversário esteja na lanterna e praticamente rebaixado no Paulista. “Equipes como essas crescem muito em momentos de dificuldades e temos que tomar cuidado para não ser surpreendidos. Temos que ter a cabeça no lugar para fazer um bom jogo e tentar buscar a vitória”, acrescentou Leandro.
Ontem à tarde, Dorival Júnior comandou o último treino antes do jogo. A novidade foi a presença de Magno Alves, que havia sido dispensado da atividade de terça-feira para resolver problemas particulares e se apresentou diretamente no interior paulista.

Nenhum comentário: