domingo, 27 de março de 2011

Diálogo e reflexão são receitas do Galo para acabar com a fase de instabilidade


Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:27/03/2011 15:37
Atualização:27/03/2011 15:55
Mais que os maus resultados obtidos pelo Atlético nos últimos jogos do Campeonato Mineiro – uma vitória, uma derrota e dois empates –, tem preocupado a torcida o péssimo futebol apresentado pela equipe. Mesmo quando venceu o Villa Nova por 2 a 1, com gol contra, já nos acréscimos, o time não convenceu, o que levou toda a Cidade do Galo a uma grande reflexão. As reuniões do técnico Dorival Júnior com os jogadores se intensificaram e, em algumas ocasiões, se tornaram mais longas. Os próprios jogadores têm conversado mais entre si e há uma vontade clara de encontrar soluções o mais rápido possível. Afinal, faltam apenas três rodadas para o fim da primeira fase do Estadual e, na quinta-feira, o time terá importante compromisso pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o Prudente, no interior paulista.
O diálogo é importante, mas todos sabem que tudo se resolve mesmo é em campo. Por isso, a palavra trabalho vem sendo uma das mais faladas entre os atleticanos nas últimas semanas. “Estamos passando por uma certa instabilidade e só nos resta trabalhar para tirar essa diferença o quanto antes. A equipe pode produzir muito mais. Podemos e devemos render mais”, argumentou Dorival Júnior. “A diferença daquilo que vínhamos fazendo no início da temporada para este momento é muito grande e não pode continuar assim.”
Os jogadores parecem ter entendido o recado do comandante. E prometem se empenhar ainda mais para que o Galo não só volte a vencer, mas também a jogar bem. “Temos muita coisa para acertar e isso só será possível com muito trabalho. Nosso time pode mostrar bem mais do que vem apresentando. Continuamos confiando uns nos outros, até porque sabíamos que encontraríamos algumas dificuldades. Vamos buscar nos esforçar ainda mais para dar a alegria que a torcida merece”, afirmou o zagueiro Réver.
Capitão da equipe, ele chegou a apontar, logo depois do empate com o Uberaba, o excesso de individualismo de alguns atletas como um dos maiores pecados do alvinegro. Passados alguns dias do jogo, não foi tão incisivo, mas continua achando é preciso melhorar nesse quesito. “Na verdade, necessitamos de um pouco mais de tranquilidade. Às vezes, na ânsia de resolver uma partida, estamos abusando da individualidade, o que é até natural em um momento difícil como este. Vamos conversar para que isso não volte a ocorrer.”
Se critica os companheiros, ele não deixa de também de se avaliar. E sabe que também pode melhorar, principalmente se for levado em conta o bom futebol que apresentou no ano passado. “Nunca fico satisfeito com o que apresento em campo. Meu momento pode também não ser tão bom e podem ter certeza que vou procurar melhorar.”
Um dos problemas mais contundentes do Galo este ano vem sendo justamente no setor defensivo, já que sofreu gols em todos os 10 jogos que fez até agora. Para o capitão, é preciso a contribuição de todos na marcação para que não estoure tudo na zaga e no goleiro Renan Ribeiro.
Liderança mais longe Depois da partida contra o Prudente, o Galo voltará a atuar pelo Campeonato Mineiro. No domingo, vai a Governador Valadares pegar o Democrata pensando apenas em recuperar os pontos perdidos diante do Zebu.
Mesmo que os tropeços tenham deixado o caminho mais difícil, o objetivo dos alvinegros ainda é terminar a fase de classificação do Estadual em primeiro lugar para ter vantagens nas semifinais e na final. “Claro que agora ficou um pouco mais distante (a liderança). Seria muito importante que viesse a primeira colocação. Mas nada está perdido. Não podemos abaixar a cabeça. Temos de continuar lutando, fazendo nossa parte”, disse Dorival, que deu folga aos atletas neste domingo. A reapresentação será na tarde desta segunda-feira, com a viagem para Presidente Prudente ocorrendo no início da noite de terça-feira.

Nenhum comentário: