domingo, 27 de março de 2011

Jornada entre as estrelas

Armador Bernard, xará do atacante da geração medalha de prata em Los Angeles, criador do saque famoso, acredita que, mesmo deslocado, conseguiu estrear bem no time titular do Galo
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:26/03/2011 07:00
Enquanto o Atlético continua a investir em contratações – já são 13 no ano, incluindo o atacante Guilherme, apresentado ontem, e há a expectativa de pelo menos mais uma nos próximos dias – jogadores formados na base do clube lutam por um lugar ao sol neste início de temporada. O momento é propício, pois o técnico Dorival Júnior quebra a cabeça para encontrar a melhor formação da equipe, que começou a temporada avassaladora, com cinco vitórias seguidas, mas caiu de produção, tendo dificuldades até para empatar com equipes que lutam contra o rebaixamento no Campeonato Mineiro, como o Ipatinga.
Mesmo que o momento do Galo não seja bom, os prata da casa acreditam que a chance tem de ser agarrada quando surgir. Vale até mesmo estrear fora da posição, como ocorreu com o armador Bernard, de 18 anos, que atuou como lateral-direito no empate por 1 a 1 com o Uberaba, quarta-feira, em Sete Lagoas, pelo Estadual.
Apesar da improvisação e de o resultado não ter sido o esperado pela torcida, a promessa considera boa a primeira participação no time profissional. “No começo (do jogo) fiquei um pouco nervoso, mas, aos poucos, peguei confiança. Até por não estar na minha posição, acho que eu me saí bem. Nunca havia jogado como lateral, mas tentei fazer o melhor e dar o máximo de determinação possível”, afirmou Bernard, que tem como companheiros na busca por espaço atletas como o lateral-esquerdo Eron, de 19anos, o volante Fillipe Soutto, de 20, e o armador Wendel, de 19. Desses, só o defensor já atuou este ano.
No ano passado ele esteve em ação defendendo o Democrata-SL no Módulo II do Mineiro, em acordo entre o time de Sete Lagoas e o Galo. Como se saiu bem, acabou requisitado por Dorival Júnior para o time de cima quando se preparava para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A chance de estrear demorou um pouco e, improvisado, ele nem pôde mostrar tudo que sabe. Mas nada disso tira o ânimo do garoto, que não raras vezes este ano usou ônibus para ir do Barreiro, onde mora, à Cidade do Galo. “O importante é estar jogando. Se a chance que o Dorival me der for novamente na lateral, vou procurar me adaptar o melhor possível, sempre com o intuito de ajudar o Atlético”, disse.
No jogo contra o Zebu, ele mostrou personalidade. Quando foi à frente, a habilidade e técnica afloraram, ainda que a ansiedade fosse visível. “A maior dificuldade é com a marcação, pois é preciso estar atento a adversários passando nas suas costas. Mas aos poucos vou me aperfeiçoando por ali.”
O desempenho de Bernard na estreia mereceu elogios do treinador atleticano. “Ele foi acima do que esperávamos, é um garoto que promete muito e que, mesmo fora de posição, mostrou que pode render e produzir quando está determinado. Ele foi muito bem e até me surpreendeu”, comentou.
Apesar das palavras, no jogo contra o Prudente, quinta-feira, no interior paulista, pela segunda fase da Copa do Brasil, ele não deverá repetir a experiência com a promessa. Ao menos foi o que indicou no treino realizado na manhã de ontem, quando escalou Rafael Cruz, recuperado de estiramento muscular na coxa direita, na lateral direita. Outra novidade foi que Magno Alves ganhou o lugar de Jóbson, formando a dupla de ataque com Ricardo Bueno. Richarlyson foi mantido na lateral esquerda, assim como o meio-campo foi o mesmo que começou a partida contra o Uberaba.
Desfalque Quem está fora do jogo em Presidente Prudente é o atacante Mancini. Ele deixou o jogo de quarta-feira reclamando dor na coxa direita e foi constatado um edema no local. Existe a possibilidade de que ele volte a ficar à disposição de Dorival Júnior para a partida contra o Democrata, em Governador Valadares, em 3 de abril.
Ontem, foi oficializada a rescisão do contrato do lateral-direito Diego Macedo. Fora dos planos do técnico Dorival Júnior, ele não treinava com o grupo e está indo para o Ceará.

Nenhum comentário: