quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Experiência na bagagem

Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:07/11/2013 08:44
Experiente, vencedor de títulos de peso, mas longe de ser unanimidade entre a torcida. No meio-campo do Atlético, o volante Josué conseguiu responder aos críticos e manteve a regularidade e o prestígio com o técnico Cuca. Aos 34 anos, cada vez mais entrosado como Pierre, se fortalece no grupo. Com a nova lesão de Leandro Donizete, agora no ligamento colateral medial do joelho direito, mantendo-o fora por cerca de um mês, Josué dificilmente deixará de ser titular no Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos.
Dos atletas alvinegros que irão à África, ele é o único que conquistou o título mundial: foi em 2005, pelo São Paulo, depois de vitória sobre o Liverpool por 1 a 0, gol de Mineiro. O lateral-esquerdo Richarlyson também estava na equipe tricolor, mas, contundido, não disputará a competição.
O volante tem sido importante na estratégia de Cuca para decifrar os enigmas do Bayern de Munique, um dos principais adversários no Marrocos. De 2007 a 2013 ele atuou no Wolfsburg, enfrentando os bávaros diversas vezes no Campeonato Alemão. “Tenho passado várias observações para o Cuquinha, que servirão muito”, disse, observando que o Galo terá de passar pelo primeiro confronto. “No momento certo, vamos pensar no Bayern. Temos de estar preparados para não ser surpreendidos.”
Josué torce para que Donizete se recupere a tempo, ampliando as opções para o treinador: “Futebol é dinâmico e o índice de lesões torna-se constante. O importante é que temos um grupo forte para repor no tempo certo. Independentemente de quem joga, o importante é o Atlético estar bem”.
Enquanto tem a cabeça voltada para a preparação o Mundial, o Galo se concentra nos compromissos finais do Brasileiro. Sábado, o duelo será contra o Bahia, às 19h30, em Salvador. O armador Dátolo, livre de problema na panturrilha esquerda, foi liberado para a transição e corre contra o tempo para ficar à disposição. Já Ronaldinho Gaúcho continua o processo de recuperação da lesão no músculo adutor da coxa esquerda e está animado para retornar ainda em novembro. “A recuperação está indo bem, o que me deixa otimista. Minha maior ansiedade é voltar o quanto antes. Quero voltar antes do Mundial para recuperar o ritmo de jogo”, disse o camisa 10.
fernandinho O diretor de futebol Eduardo Maluf tentou tranquilizar a torcida quanto à chance de o atacante Fernandinho estar no Mundial: “O Atlético disputou a final da Libertadores em 24 de julho. A janela de transferências terminou cinco dias antes e logicamente não sabíamos que seríamos campeões e que disputaríamos o Mundial. Estamos com uma defesa boa. Estamos fazendo tudo com sensatez grande, baseado no bom senso. Contratamos o Fernandinho e a transferência veio antes do dia 20, portanto dentro do prazo”. A inscrição na CBF, porém, foi feita em 22 de julho.
Para o dirigente, não é justo haver diferenças nos regulamentos entre os clubes participantes da competição: “A igualdade tem de ser para todos. O Bayern de Munique teve até 31 de agosto para registrar jogadores. O clube da China que tenta vaga no Mundial pode inscrever os atletas neste mês. O Atlético teve apenas até julho. Não é justo que os outros levem vantagem. Temos até 29 de novembro, quando a lista definitiva será divulgada, e temos argumentado com dados para dar credibilidade e sermos atendidos”.
Fernandinho foi anunciado como reforço em 7 de agosto e registrado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, no dia 14. A Fifa enviou ofício à CBF, encaminhado à Federação Mineira (FMF), sugerindo o possível impedimento de três atletas do Atlético no Mundial – além do camisa 11, o zagueiro Emerson e o argentino Dátolo. Mas o clube mineiro teria convencido a entidade máxima do futebol em relação à situação dos dois últimos, já que eles estavam no mercado nacional.
As taças dele
» 2005
Libertadores da América
» 2005
Mundial de Clubes Fifa
» 2006/2007
Campeonato Brasileiro
» 2007
Copa América (pela Seleção Brasileira)
» 2008/09
Campeonato Alemão
» 2009
Copa das Confederações (pela Seleção Brasileira)
» 2013
Libertadores da América
Adeus com goleada
O time júnior do Atlético deu adeus à chance de chegar pelo segundo ano consecutivo à decisão da Copa do Brasil Sub-20. Em uma atuação desastrosa, a equipe do técnico Rogério Micale foi goleada pelo Santos por 6 a 1, ontem, na Vila Belmiro. Os gols do Peixe foram de Neílton, Lucas Otávio, Stefano Yuri, Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Zé Carlos, enquanto Yago descontou.
Os mineiros tiveram dois jogadores expulsos – Carlos e Daniel, que já atuaram entre os profissionais. Na decisão, o time praiano enfrenta o vencedor de Criciúma e Botafogo, que se enfrentam hoje, às 19h, no Heriberto Hulse. No primeiro duelo, na semana passada, em Duque de Caxias, os catarinenses venceram por 3 a 2 e agora têm a vantagem
do empate.

Nenhum comentário: