quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Espírito de competitividade supera o risco de lesões na preparação final do Atlético

Jogadores admitem preocupação com baixas na equipe antes da viagem ao Marrocos, mas não abrem mão da seriedade nas partidas restantes do Campeonato Brasileiro
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:20/11/2013 19:19
Atualização:20/11/2013 18:53
Menos de um mês para a bola rolar para o Atlético no Mundial de Clubes, no Marrocos. Até lá, o Galo ainda tem três compromissos pelo Campeonato Brasileiro, no qual não almeja nada na tabela de classificação. Essa reta final virou um dilema para o Galo, que, a princípio, parece resolvido.
As partidas são encaradas como “decisivas”. A comissão técnica entende ser o Brasileiro a melhor forma de manter o time com nível de competitividade, essencial para o Atlético lutar pelo sonho do título no Marrocos.
Porém, em final de temporada, alguns atletas reclamam cansaço muscular e outros são vítimas de lesões, vistas como normais em qualquer disputa de futebol. “Futebol é dinâmico e é o risco que a gente corre. No dia a dia, vem acontecendo lesões não só aqui, mas em outros clubes”, ressalta o volante Josué, um dos que reclamaram dores musculares na semana passada.
“Tem de ter cuidado em uma jogada mais viril no treinamento, tem de tirar o corpo. Mas em campo, no jogo, não tem como. São coisas do destino e a gente corre risco”, diz Josué.
Espírito de decisão
A proximidade do Mundial deixa Marcos Rocha apreensivo, mas consciente do projeto maior do clube: “Fica um pouco de receio para ver se divide ou não, mas são jogos importantes, preparatórios para o Mundial”, diz Marcos Rocha. “É o momento de encarar essas partidas como decisões porque não podemos buscar o espírito de decisão no Marrocos. Temos que sair com ele daqui, pois lá serão dois jogos que temos que entrar com nível de concentração alto para, se Deus quiser, trazermos esse título para o Galo.” No momento, o Atlético tem cinco atletas no departamento médico: o volante Leandro Donizete (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito), o atacante Guilherme (estiramento grau um na coxa direita), o armador Ronaldinho Gaúcho (ruptura no músculo adutor da coxa esquerda), o zagueiro Réver (lesão parcial dos ligamentos do tornozelo esquerdo) e o lateral Richarlyson (lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo). Desses, apenas Richarlyson está vetado para o Mundial. Os outros têm grandes chances de recuperação antes do torneio.
O Atlético estreia no Mundial de Clubes no dia 18 de dezembro, contra o Monterrey (México) ou o vencedor do confronto Raja Casablanca (Marrocos) e Auckland City (Nova Zelândia). Na outra semifinal, o Bayern de Munique aguarda o vencedor de Guangzhou (China) contra o Al Ahly (Egito). A decisão do torneio será dia 21.

Nenhum comentário: