sábado, 16 de novembro de 2013

MUNDIAL DE CLUBES


Lupa nos adversários

Atlético se mobiliza para mapear as informações sobre os concorrentes no Mundial de Clubes. Conheça os pontos fortes de cada um dos possíveis obstáculos para o alvinegro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar Tweetar

Roger Dias - Estado de Minas



Tags: fifa clubes de mundial atléticomg



Publicação:16/11/2013 09:09



Definidos os dois últimos participantes do Mundial de Clubes, a partir de 11 de dezembro, no Marrocos, a comissão técnica do Atlético já se mobiliza para selecionar todo o material necessário sobre as seis equipes e repassá-lo ao técnico Cuca e aos jogadores. Será a 10ª edição da competição com a participação de todos os campeões continentais. O Al-Ahly e o Auckland City estão na disputa pela quinta vez, um recorde, enquanto Bayern, Atlético e Guangzhou Evergrande são debutantes. O Estado de Minas faz uma análise dos times que o Galo pode ter pela frente.







Bayern de Munique

O Bayern conta com um grupo equilibrado e repleto de estrelas, como o goleiro Neuer, o lateral Lahm, o armador Tony Kroos e os atacantes Ribéry, Robben e Tomas Müller. É o grande favorito ao título e principal oponente do Atlético. O toque de bola e a movimentação constante, aliados à força física, foram aprimorados pelo técnico Pep Guardiola e o time tornou-se praticamente imbatível na Alemanha. Resta saber se o favoritismo persistirá no Marrocos.



O craque

» Na possível ausência do volante Schweinsteiger, o francês Ribéry é a grande estrela do time bávaro na competição. Um dos heróis do título da Liga dos Campeões, versátil e de chutes venenosos, é um dos cotados a ganhar a Bola de Ouro da Fifa



O técnico

» Depois de conquistar a competição duas vezes com o Barcelona (2009 e 2011), Pep Guardiola tenta comprovar que a constelação de craques do Bayern pode se transformar numa máquina de títulos.











Al-Ahly (Egito)

No continente africano, nenhuma outra equipe tem mais títulos do que o Al-Ahly, octacampeão da Liga dos Campeões da África, além de ter conquistado cinco Supercopas Africanas e quatro Recopas da CAF. Sua melhor posição no Mundial foi o terceiro lugar em 2006. O entrosamento é a principal arma, pois sete dos 11 titulares atuam no clube há quatro anos.



O craque

» Mais velho do grupo, com 35 anos, o atacante Aboutrika foi herói do título e artilheiro da Liga dos Campeões da África, com cinco gols. É um dos melhores jogadores do Egito na atualidade.



O técnico

» O ex-zagueiro Mohamed Youssef assumiu no lugar de Hossam El-Badry, em julho. O treinador, de 43 anos, manteve a base do sucesso e garantiu o título continental ao bater o Orlando Pirates (África do Sul).











Guangzhou Evergrande (China)

Fundado em 1954, o Guangzhou Evergrande só conseguiu status ao ser adquirido por um grupo de empresários em 2010. Desde então, passou a investir pesado em contratações, entre elas o armador Conca, comprado do Fluminense por

R$ 15,6 milhões, além do técnico italiano Marcelo Lippi. Apesar de campeão asiático, o time não tem tradição internacional e

figura como zebra.



O craque

» Com passagem pelo Atlético em 2010, o atacante Muriqui impressionou os chineses pelo ótimo posicionamento na área. Artilheiro da Liga dos Campeões da Ásia, com 13 gols, ao lado do brasileiro Elkeson (ex-Botafogo) e do argentino Conca, é a esperança da equipe de passar da primeira fase



O técnico

» Marcello Lippi levou a Itália ao título mundial em 2006 e no ano passado aceitou o desafio de comandar o Guangzhou. Venceu a SuperLiga Chinesa, a FA Cup e a Liga dos Campeões da Ásia











Monterrey (México)

O Monterrey, clube pertencente a uma tradicional empresa de bebidas do México, participará do Mundial de Clubes pela terceira vez. Em 2011, terminou na quinta posição, eliminado pelo Kashiwa Reysol nas quartas de final. No ano passado, perdeu para o Chelsea nas semifinais. Agora, a esperança é chegar à primeira decisão. Pode ser o adversário do Atlético na semifinal.



O craque

» Principal nome da Seleção do Chile, o atacante Humberto Suazo atua desde 2007 no Monterrey e ganhou forte identificação com a torcida. É o maior artilheiro da clube, com 125 gols.



O técnico

» Contratado em agosto para o lugar de Victor Vucetick, José Guadalupe Cruz, de 45 anos, tem a grande chance da carreira. Antes, havia passado por clubes menores, como Atlante, Real de Colima e Jaguares.











Auckland City (Nova Zelândia)

Fundado em 2004, o Auckland City é a mais nova das equipes no Mundial. Em sua quinta edição, passou da primeira fase apenas em 2009, nos Emirados Árabes. Com time constituído de jogadores amadores, os neozelandeses se contentam mais uma vez em estar no torneio, mesmo sem perspectivas de classificação.



O craque

» De origem croata, o capitão Vicelich,

de 37 anos, participou da última Copa do Mundo pela Nova Zelândia. Líder e experiente, ele se destaca no jogo aéreo e na versatilidade – atua no meio e na lateral.
O técnico
» O espanhol Ramon Tribulietx, de 41 anos, dirige o Auckland desde 2010 e trouxe vários compatriotas para reforçar a equipe, como o zagueiro Berlanga, o volante Crespo e o armador Gustavo Souto.
Raja Casablanca (Marrocos)
Clube mais popular do Marrocos, o Raja Casablanca disputará o Mundial de Clubes por ter sido campeão do país. Conquistou 11 vezes o Nacional e três vezes a Liga dos Campeões da África. Com o apoio da torcida, os jogadores esperam passar pelo menos das quartas de final. Em 2000, esteve na competição no Brasil, vencida pelo Corinthians.
O craque
» O atacante El Moubarki, de 35 anos, acumula passagens pelo futebol da França, da Arábia Saudita e do Catar e é a esperança de gols dos donos da casa.
O técnico
» Mohamed Fakhir tem longa experiência como treinador. Comandou a Seleção de Marrocos entre 2006 e 2007. Está em sua terceira passagem pelo Raja Casablanca, clube em que atuou nos anos 1970.

Nenhum comentário: