quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jornal argentino define Belo Horizonte como "a capital mundial do futebol"


Clarín destaca título da Libertadores do Atlético e tricampeonato nacional do Cruzeiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar Tweetar

Redação - Superesportes



Tags: cruzeiroec atleticomg



Publicação:20/11/2013 15:23

Atualização:20/11/2013 15:34







A força demonstrada pelo futebol mineiro em 2013 ganha projeção internacional. Nesta quarta-feira, o Clarín, principal jornal argentino, destacou as conquistas de Atlético e Cruzeiro, definindo Belo Horizonte como “a capital mundial do futebol”.



O periódico ressalta ainda que a Argentina se hospedará na capital mineira durante a Copa do Mundo de 2014, já que utilizará a Cidade do Galo. A reportagem do Clarín aponta o Cruzeiro como o “estupendo campeão do Brasileirão” e o Atlético, “mágico campeão da América”.
A história do Atlético é relatada como o início do futebol em Minas Gerais. A torcida atleticana também tem destaque especial, com referência a estudo da Pluri Consultoria. Embora seja a nona maior do país, a Massa é a segunda em compra de ingressos na história do Brasileirão. Assim, o Clarín conclui: “os atleticanos são, talvez, os torcedores mais assíduos no país”.
Já a torcida do Cruzeiro é identificada como a sexta maior do país e detentora dos recordes de público no Mineirão. Porém, o Clarín destaca, principalmente, as glórias esportivas do clube celeste. São citados os dois títulos da Copa Libertadores, o tricampeonato brasileiro, recentemente confirmado, e a Triplíce Coroa.
Para explicar a rivalidade entre atleticanos e cruzeirenses, o periódico argentino utiliza o relato do jornalista Gustavo Flores, que esteve em Belo Horizonte em 2009, para trabalhar na final da Copa Libertadores, entre Cruzeiro e Estudiantes. Ele relembra o “apoio incondicional dos torcedores do Atlético à equipe argentina”.
O advogado e jornalista Martín Teca compara a rivalidade entre os grandes clubes belo-horizontinos à existente entre Rosario Central e Newell's Old Boys: “Beira o exagero”.
Também têm destaque as grandes estrelas que defenderam Atlético e Cruzeiro: Reinaldo e Tostão, respectivamente. O antigo camisa 9 do Galo é citado como “o rei do Mineirão”. Já o ídolo cruzeirense é apontado o “Pelé branco”.

Nenhum comentário: