quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Em 2014, Cuca terá a maior longevidade entre técnicos do futebol brasileiro
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:21/11/2013 14:28
Atualização:21/11/2013 14:30
O Corinthians já anunciou que o técnico Tite não vai seguir no clube em 2014. A notícia não tem ligação direta com o Atlético, mas torna o técnico Cuca, que renovou o contrato com o Galo, o mais longevo entre os comandantes da Série A. O topo do ranking era do ex-corintiano (três anos no cargo), que agora passa o bastão para o treinador atleticano.
No banco do Atlético desde agosto de 2011, Cuca mudou sua história e a do clube. Ele chegou com a missão de livrar o Galo do rebaixamento, e deu sequência a um processo de reformulação. No ano passado, ele levou o Alvinegro ao vice-campeonato nacional e conquistou uma vaga direta na Copa Libertadores. Em 2013, Cuca coroou sua trajetória com o título continental, primeiro de expressão internacional na carreira. O feito tirou o Atlético da fila e garantiu a presença no Mundial de Clubes.
Os 148 jogos no currículo, como treinador do Atlético, tornam o clube o que Cuca mais dirigiu até hoje. Foram 78 vitórias, 31 empates e 39 derrotas, um aproveitamento de 60%.
“Ficar três anos no clube grande como o Atlético é raro, tem de comemorar mesmo. A mentalidade está mudando, a gente tem bons resultados aqui, mas é levado em contrapartida o trabalho, não só resultado em jogo. Quando se passa mau momento aqui, tem compreensão da torcida, da diretoria, está sendo avaliado sempre”, disse o técnico.
Mais longevos
Se o atual quadro de treinadores não mudar em 2014, o segundo técnico há mais tempo no cargo será Enderson Moreira. Ele foi contratado pelo Goiás em setembro de 2011, e realiza bom trabalho no Esmeraldino. Logo em seguida, Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, que chegou ao clube carioca em dezembro do mesmo ano.
A dança das cadeiras no comando dos clubes brasileiro traz uma curiosidade na lista. No Cruzeiro há 11 meses, Marcelo Oliveira já ocupa o quarto lugar.

Nenhum comentário: