sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Galo apela a contrato para ter Fernandinho

Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:08/11/2013 08:10
Atualização:08/11/2013 10:43
Agora é só esperar a decisão final da Fifa. O Atlético já enviou à entidade máxima do futebol a defesa embasando os argumentos necessários para que o atacante Fernandinho, além do zagueiro Emerson e do armador Dátolo, possa ser liberado para disputar o Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. De acordo com o diretor jurídico Lásaro Cândido da Cunha, o contrato trabalhista entre o clube e o camisa 11 foi firmado antes de 19 de julho, data do encerramento da janela brasileira, e por essa razão ele teria condições de jogo, na avaliação da diretoria alvinegra.
Ele cobra bom senso também da CBF para ajudar o Galo a ter êxito em sua demanda. “O regulamento da Fifa foi concebido para evitar que os clubes inscrevessem atletas exclusivamente para o Mundial. Achamos importante esse item, garantindo a estabilidade. Nossos atletas firmaram contratos longos. A Fifa tem de considerar essa variação da janela internacional em vários países, evitando o desequilíbrio. A CBF, como mediadora da relação entre clubes e a Fifa, deve intervir de forma a solucionar o problema”.
Lásaro explica que a Fifa tem um sistema próprio nos julgamentos de recursos e defesas: “É um processo rápido e particular. A entidade reúne os elementos básicos e toma logo a decisão”. O Atlético saberá se poderá inscrever Fernandinho no dia 29, quando terá de enviar a lista definitiva com os 23 jogadores que disputarão o Mundial.
No ano passado, o Corinthians não pôde contar com o volante Guilherme, contratado da Portuguesa depois do fim da janela internacional, que encerrou-se no mês de setembro. Ao longo dos anos, o regulamento teve alterações. Em 2005, o São Paulo contratou o atacante Aloísio já no fim da temporada e ele estreou pelo clube nas semifinais, diante do Al-Ittihad. Na época, a Fifa liberava a inscrição de atletas até 15 dias antes da disputa.

Um comentário:

Filipão disse...

Acho um absurdo o que a Fifa está fazendo até o clube da China pode inscrever jogadores e o galo não.
Sacanagem.
Tomara que a diretoria consiga reverter isso junto com o departamento jurídico.