segunda-feira, 30 de julho de 2012

O comandante quer mais

Perto de completar um ano à frente do Atlético, Cuca aponta acerto nas contratações como grande trunfo e diz esperar evolução da equipe para que Galo atinja o ponto ideal
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:12/07/2012 08:22
Há duas rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro, o Atlético se esforça para lidar com a pressão e tenta não ser surpreendido pelos concorrentes. Cuca, treinador alvinegro, avisa que a equipe tende a crescer, mas precisa se acostumar a frequentar as posições de elite. Na luta para se manter no primeiro lugar, o Galo encara o Figueirense sábado, às 18h30, no Orlando Scarpelli, ciente de que enfrentará um adversário perigoso e que sempre deu trabalho aos mineiros.
Indiretamente, o Figueirense contribuiu para o início do trabalho de Cuca no Atlético. No dia seguinte à derrota do Galo por 2 a 1 em Ipatinga, no ano passado, Dorival Júnior foi demitido, abrindo espaço para a chegada do técnico paranaense de 49 anos, cuja passagem pelo clube de Lourdes tem rendido frutos, com o título mineiro e a grande arrancada na competição nacional.
Prestes a completar um ano no Atlético (em 8 de agosto), Cuca deixou claro logo em sua chegada que faria um trabalho a longo prazo e que os resultados não apareceriam de imediato. A equipe lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada do Brasileiro passado e começou 2012 sob a desconfiança de parte da torcida. No entanto, o treinador teve o apoio da diretoria alvinegra, foi mantido no cargo e ajudou na formação do grupo que conquistaria o Campeonato Mineiro invicto e chegaria à liderança do Brasileiro.
Ele credita a boa fase à manutenção da equipe de 2011 e à confiança nos reforços que chegaram em janeiro: “Desenvolvemos um trabalho com o intuito de preservar o que havia sido feito no ano passado. Nossas contratações foram pontuais e praticamente utilizamos todos os jogadores que estão aqui. Estamos na liderança do Brasileiro, mas nossa obrigação é lutar ao máximo para melhorar ainda mais. Se cada um dar um pouco mais de si, o time chegará ao nível ideal”.
DESTAQUE Embora tenha sido contratado com o Brasileiro já em disputa, o atacante Jô destaca a importância do treinador no momento de destaque do Galo na competição nacional: “O desempenho do Cuca fez o Atlético ser mais respeitado, é um dos técnicos de maior expressão no país. Por onde passou, teve respeito e ganhou a admiração dos jogadores que foram comandados por ele. Esta campanha só reafirma sua competência e dedicação com o grupo”.
Cuca teve momentos de instabilidade no Atlético, sobretudo depois da eliminação prematura na Copa do Brasil. Ele teria posto o cargo à disposição, mas foi mantido pela diretoria à pedido dos jogadores e acabou se firmando com a conquista do Estadual sobre o América. O contrato do treinador expira em dezembro.
MEMÓRIA
Más recordações
Cuca tem sua mágoa particular com o Figueirense da época que comandava o Botafogo. Depois de o time carioca eliminar o Atlético nas quartas de final da Copa do Brasil de 2007 – beneficiado pelo erro escandaloso do árbitro Carlos Eugênio Simon, ao não dar pênalti de Alex Bruno em Tchô nos minutos finais –, ele amargou a queda diante dos catarinenses nas semifinais, no Maracanã. A assistente Ana Paula de Oliveira anulou dois gols do Botafogo, que venceu por 3 a 1 mas deixou a competição por ter perdido o jogo de ida por 2 a 0, em Florianópolis.
E MAIS...
Homenagem ao Gaúcho
O armador Ronaldinho Gaúcho receberá o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte dia 30, às 19h, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), vice-presidente do clube. Recuperado de gripe que o afastou da atividade regenerativa de segunda-feira, ele participou do treino tático de ontem à tarde, na Cidade do Galo.
O ADVERSÁRIO
Mobilização por Loco Abreu
O Figueirense trabalha nos bastidores para registrar o atacante uruguaio Loco Abreu a tempo de ele enfrentar o Atlético, no Orlando Scarpelli. O jogador participou do treino tático de ontem à tarde e manifestou a vontade de estrear o mais rápido possível com a camisa do Figueirense, que tenta se afastar na zona de descenso do Brasileiro. Basta que o nome de Loco Abreu apareça até amanhã no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, para que ele seja confirmado no time de Argel Fucks. Já o volante Fabiano Silva (ex-Joinville) treina com o grupo e deve ser anunciado como reforço para o Brasileiro em breve. A diretoria aguarda apenas a assinatura do contrato para registrá-lo na CBF.

Nenhum comentário: