segunda-feira, 30 de julho de 2012

Especialista em marketing esportivo defende Ronaldinho

Jogador teve seu contrato rompido com a Coca-Cola por aparecer na coletiva de imprensa com latinhas da Pepsi
Enviar LANCEPRESS!
Publicada em 10/07/2012 às 20:12
Belo Horizonte (MG)
O especialista em marketing esportivo, Steve Calzada, defendeu Ronaldinho Gaúcho após sua quebra de contrato com a Coca-Cola. Em seu blog pessoal, o fundador da Prime Time Sport disse que o jogador é inocente e não tem culpa no caso, já que não é ele quem expõe a marca da Pepsi, principal concorrente da Coca-Cola no mercado, e sim seu clube empregador.
Confira na íntegra o post de Steve Calzada:
- Mas hoje não pude resistir a tentacão de me pronunciar sobre o novo linchamento midiático sofrido por Ronaldinho, esta vez como consequência de aparecer em uma entrevista coletiva de seu atual clube, o Atlético Mineiro, com a presença da marca do patrocinador do clube, a Pepsi. Como já é sabido, a Coca-Cola utilizou esta ''desculpa'' para rescindir seu contrato publicitário com o outrora astro brasileiro.
No caso da Pepsi, como patrocinador oficial do Atlético Mineiro, tem diferentes ativos publicitários, entre os que se encontra a presença da marca nos painéis traseiros e de produtos nas coletivas de imprensa. Ronaldinho aparece, portanto, em uma coletiva, e independentemente dos acordos pessoais que possam ter com outras marcas (no caso de Ronaldinho com a Coca-Cola), os jogadores estão normalmente obrigados por contrato a participar dos eventos organizados pelo clube e portanto a difundir os patrocinadores deste último. É também o caso das marcas de roupa. Assim, um jogador patrocinado pela Adidas pode aparecer nas coletivas de imprensa de seu time rodeado de publicidade da Nike (que patrocina o clube), sem que ela signifique um descumprimento do contrato que o jugador tem com a Adidas, já que essa circunstância está normalmente prevista nos contratos.
A pior notícia para a Coca-Cola foi que Ronaldinho, seu patrocinado pessoal, decidiu ir para um clube -Atlético Mineiro- patrocinado por seu principal rival -Pepsi-. Mas hoje quero defender Ronaldinho (que já critiquei em outras ocasiões). E é utilizando como desculpa uma das coletivas de imprensa de Ronaldinho, com publicidade da Pepsi, que a Coca-Cola anunciou sua decisão de rescindir o contrato com “Ronnie”. Estou absolutamente convencido de que o contrato de Ronaldinho com a Coca-Cola previa a possibilidade de anunciar marcas rivais com seu clube (ou também com sua seleção), por que em nenhum caso se havia produzido um descumprimento por parte do jogador. Mesmo que houvesse uma cláusula especial para dizer que nem mesmo com seu clube ou seleção, Ronaldinho poderia anunciar marcas concorrentes da Coca-Cola, seria a implementação de uma cláusula já prevista no contrato. Obviamente, mesmo neste cenário se estaria produzindo uma quebra de contrato por parte do jugador.
É possível que Ronaldinho perda o dinheiro do contrato da Coca-Cola (supondo que não tenha base legal contra a gigante marca americana), mas em todo caso o veredicto com respeito a Ronnie está claro nesta ocasião: INOCENTE.

Nenhum comentário: